Começamos a semana com o dólar cotado a R$5,3837 na segunda-feira (14/nov), em nível 1,08% maior que a abertura da semana anterior (14/nov). A cotação da moeda registrou trajetória de queda ao longo desta semana e o dólar abriu o pregão desta sexta-feira (25/nov) cotado a R$5,3096 – patamar -2,11% menor que a abertura da sexta-feira anterior (18/nov). Portanto, vimos uma apreciação do Real de aproximadamente 1,38% nesta semana.
Sem grandes novidades vindas dos EUA, a semana foi pautada pelo ambiente político brasileiro e pelo resultado da prévia da inflação oficial do Brasil. O mercado parece ter se agradado com a possibilidade de Pérsio Arida compor a frente econômica do governo a partir de 2023.
O economista e ex-presidente do Banco Central tem ampla experiência com política econômica, além de ter um perfil mais liberal e ser um dos pais do Plano Real. Paralelo a isso, a chamada PEC da transição, que busca um espaço fiscal para realizar gastos a partir de 2023, ainda segue concentrando as expectativas do mercado.
Paralelo a isso, o IPCA-15, considerado a prévia da inflação oficial do país, ficou em 0,53% em novembro. O indicador ficou 0,37 ponto porcentual acima do resultado de outubro (0,16%) e teve boa parte do seu comportamento pautado pelos preços de “Alimentação e bebidas” e “Saúde e cuidados pessoais”, seguidos por “Transportes”.
Por fim, apesar da agenda vazia nos EUA, sem novidades, o conteúdo da ata da última reunião do Comitê de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) trouxe motivos para otimismo com a redução do ritmo de altas de juros a partir de dezembro ao destacar que “uma maioria substancial dos participantes julgou que uma desaceleração no ritmo de crescimento – dos juros – provavelmente seria apropriada em breve”.
Confira no De Olho no Câmbio #200 a relação Real vs Euro e do Real vs Libra Esterlina.
Aproveite e confira a cotação do dólar hoje e se inscreva em nosso sistema de alertas para ser notificado sobre variações importantes!