Real x Dólar

Começamos a semana com o dólar cotado a R$5,4108 na segunda-feira (28/nov), em nível 0,3% menor que a abertura da semana anterior (21/nov). A cotação da moeda registrou trajetória de queda ao longo desta semana e o dólar abriu o pregão desta sexta-feira (02/dez) cotado a R$5,1945 – patamar -2,2% menor que a abertura da sexta-feira anterior (25/nov). Portanto, vimos uma apreciação do Real de aproximadamente 4% nesta semana.

Depois de uma semana marcadamente favorável à moeda brasileira, o dólar estendia as perdas sobre o Real no começo desta sexta-feira (02) com a notícia de que a indústria brasileira teve um desempenho melhor do que o esperado pelo mercado em outubro e com a expectativa de que o Fed diminua o ritmo de aperto monetário a partir da próxima reunião do FOMC, no dia 13 de dezembro.

Com as recentes quedas da produção industrial e com a rápida deterioração das expectativas dos empresários e consumidores, a expectativa do mercado em relação ao desempenho da indústria nacional em outubro era negativa. Apesar de tudo isso, dados do IBGE mostraram que a produção avançou 0,3% na margem, o primeiro aumento mensal do trimestre móvel encerrado em outubro.

No campo externo, o mercado mostrou bom humor depois que o presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, anunciou aquilo que o mercado já esperava: a autoridade monetária norte-americana diminuirá o ritmo de aperto da política monetária a partir de dezembro. Esperamos por ajustes menores, de 0,50% e projetamos a taxa terminal em 5,50% no primeiro trimestre de 2023.

Complementarmente, a possibilidade de a China afrouxar as medidas de distanciamento social apesar do recorde no número de casos de Covid-19 no país, animou os investidores, que agora projetam ao menos a possibilidade de um pouso mais suave da segunda maior economia do mundo.

Confira no De Olho no Câmbio #201 a relação Real vs Euro e do Real vs Libra Esterlina.

Aproveite e confira a cotação do dólar hoje e se inscreva em nosso sistema de alertas para ser notificado sobre variações importantes!

Related posts

De Olho no Câmbio #312: Janeiro trouxe consigo um pouco de estabilidade

Qual o valor do INCC em 2024 e 2025? Confira a tabela completa

IGP-10 desacelera em janeiro