Real x Dólar

Começamos a semana com o dólar cotado a R$5,4108 na segunda-feira (28/nov), em nível 0,3% menor que a abertura da semana anterior (21/nov). A cotação da moeda registrou trajetória de queda ao longo desta semana e o dólar abriu o pregão desta sexta-feira (02/dez) cotado a R$5,1945 – patamar -2,2% menor que a abertura da sexta-feira anterior (25/nov). Portanto, vimos uma apreciação do Real de aproximadamente 4% nesta semana.

Depois de uma semana marcadamente favorável à moeda brasileira, o dólar estendia as perdas sobre o Real no começo desta sexta-feira (02) com a notícia de que a indústria brasileira teve um desempenho melhor do que o esperado pelo mercado em outubro e com a expectativa de que o Fed diminua o ritmo de aperto monetário a partir da próxima reunião do FOMC, no dia 13 de dezembro.

Com as recentes quedas da produção industrial e com a rápida deterioração das expectativas dos empresários e consumidores, a expectativa do mercado em relação ao desempenho da indústria nacional em outubro era negativa. Apesar de tudo isso, dados do IBGE mostraram que a produção avançou 0,3% na margem, o primeiro aumento mensal do trimestre móvel encerrado em outubro.

No campo externo, o mercado mostrou bom humor depois que o presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, anunciou aquilo que o mercado já esperava: a autoridade monetária norte-americana diminuirá o ritmo de aperto da política monetária a partir de dezembro. Esperamos por ajustes menores, de 0,50% e projetamos a taxa terminal em 5,50% no primeiro trimestre de 2023.

Complementarmente, a possibilidade de a China afrouxar as medidas de distanciamento social apesar do recorde no número de casos de Covid-19 no país, animou os investidores, que agora projetam ao menos a possibilidade de um pouso mais suave da segunda maior economia do mundo.

Confira no De Olho no Câmbio #201 a relação Real vs Euro e do Real vs Libra Esterlina.

Aproveite e confira a cotação do dólar hoje e se inscreva em nosso sistema de alertas para ser notificado sobre variações importantes!

Related posts

Mercado asiático fecha em alta com boas projeções para China

Reuniões do G20 podem trazer turbulências

De Olho no Câmbio #303: Moeda brasileira volta a perder força à espera do governo