Real x Dólar

Começamos a semana com o dólar cotado a R$5,2870 na segunda-feira (2/jan), um nível 2,36% maior que a abertura da semana anterior (26/dez). A cotação da moeda estrangeira registrou trajetória de alta ao longo desta semana e o dólar abriu o pregão desta sexta-feira (6/jan) cotado a R$5,3632 – patamar 1,35% maior que a abertura da sexta-feira anterior (30/dez). Entre as aberturas desta sexta (6) e da última segunda-feira (2) vimos uma desvalorização do Real de aproximadamente 1,44%.

Parte do comportamento do real em relação ao dólar veio dos EUA. A inflação no hemisfério Norte dá sinais de que começa a desacelerar e, com isso, os ciclos de aperto monetário nos EUA e até na Europa podem estar próximos do fim. Essa expectativa pressionou mais a moeda brasileira ao longo da semana.

Contudo, é inevitável dizer que parte importante da trajetória do real se deu em função das expectativas com a política brasileira. O mercado aposta que as contas públicas serão um grande problema para a economia brasileira e o novo governo deve elevar ainda mais os gastos, ampliando o problema. 

Complementarmente, dados de atividade econômica mostram que a economia começa 2023 em trajetória de desaceleração. A produção industrial brasileira, por exemplo, voltou a cair. O recuo mensal de novembro foi de 0,1% em relação ao mês de outubro, enquanto a variação acumulada nos 11 meses de 2022 ficou negativa em 0,6%.

Dados antecedentes sugerem que a produção pode ter continuado em queda em dezembro. Segundo a S&P Global, o PMI industrial de dezembro ficou em 44,2 pontos, muito abaixo da linha de 50 pontos que sugere expansão da atividade econômica.

Confira no De Olho no Câmbio #206 a relação Real vs Euro e do Real vs Libra Esterlina.

Aproveite e confira a cotação do dólar hoje e se inscreva em nosso sistema de alertas para ser notificado sobre variações importantes!

Related posts

De Olho no Câmbio #304: Euro se prepara para uma forte rodada de desvalorização

Paridade Euro-Dólar à caminho

Dia será marcado por novos acertos para o pacote fiscal