Começamos a semana com o dólar cotado a R$5,1532 na segunda-feira (06/fev), um nível 1,0% maior que a abertura da semana anterior (30/jan). A cotação da moeda estrangeira registrou trajetória de alta ao longo desta semana e o dólar abriu o pregão desta sexta-feira (10/fev) cotado a R$5,2921 – patamar 5,2% maior que a abertura da sexta-feira anterior (03/fev). Entre as aberturas desta sexta (10) e da última segunda-feira (06) vimos uma desvalorização do Real de aproximadamente 2,7%.
A semana iniciou com uma relativa euforia no mercado financeiro depois que Jerome Powell, o presidente do Fed, veio a público dizer que apesar da força dos dados do mercado de trabalho norte-americano, eles não seriam capazes de alterar a postura do banco central dos Estados Unidos.
A fala de Powell, endossando aquilo que já havia sido captado após a decisão de política monetária da semana passada, que o Fed está muito próximo do fim do ciclo de aumento de juros, trouxe ampla valorização da maioria das moedas não-conversíveis.
Esse movimento de desvalorização do dólar durou muito pouco. A moeda americana passou a ganhar força rapidamente depois que o presidente distrital do Fed de Nova York, John C. Williams, disse publicamente que para combater a inflação o Fed precisaria manter a taxa de juros elevada por muitos anos.
Pois bem, sobre o real pesou o tom pessimista de Williams e os desdobramentos da política doméstica. A discussão em torno do atual patamar da taxa de juros e das metas de inflação trouxeram muita instabilidade e ampliaram as perdas do real em relação às demais divisas.
Confira no De Olho no Câmbio #211 a relação Real vs Euro e do Real vs Libra Esterlina.
Aproveite e confira a cotação do dólar hoje e se inscreva em nosso sistema de alertas para ser notificado sobre variações importantes!