Começamos a semana com o dólar cotado a R$5,1684 na segunda-feira (20/fev), um nível 0,9% menor que a abertura da semana anterior (13/fev). A cotação da moeda estrangeira registrou relativa estabilidade ao longo desta semana e o dólar abriu o pregão desta sexta-feira (24/fev) cotado a R$5,1378 – patamar 1,4% menor que a abertura da sexta-feira anterior (17/fev). Entre as aberturas desta sexta (24) e da última segunda-feira (20) vimos uma valorização do Real de aproximadamente 0,6%.
Em semana mais curta que o habitual por conta do carnaval, a moeda brasileira passou a sentir os maiores impactos das divulgações dos indicadores econômicos a partir da quarta-feira (22). A divulgação da ata do FOMC (conselho monetário do banco central dos Estados Unidos), mostrou um tom mais duro do Fed em relação ao combate à inflação.
Com a expectativa de que o Fed opera mais dois aumentos residuais de 0,25% em março e maio trouxe alguma volatilidade de curto prazo, já que os dados da economia americana continuam apontando para uma atividade econômica sobreaquecida.
No Brasil, o debate em torno da revisão das metas de inflação ficou mais amenos, ficando a cargo dos indicadores macroeconômicos locais o papel de maior influência no câmbio. A prévia da inflação oficial do mês de fevereiro mostrou um aumento mais alto do que as projeções de mercado, de 0,76%, mas a variação esteve muito concentrada em algumas categorias de bens e serviços em particular.
Nos Estados Unidos, além da ata, o mercado digeriu dados ambíguos da atividade econômica local. A segunda revisão do PIB mostrou uma economia menos aquecida no último trimestre do ano passado, enquanto os dados do mercado de trabalho de fevereiro continuaram apontando para uma economia em ritmo mais intenso de expansão.
O índice de preços preferido do Fed, o PCE de janeiro, mostrou uma inflação de 0,6% em janeiro ante variação de 0,2% em dezembro. Essa resiliência da economia norte-americana associada aos recentes aumentos de inflação devem produzir um movimento de desvalorização do real nos próximos dias.
Confira no De Olho no Câmbio #213 a relação Real vs Euro e do Real vs Libra Esterlina.
Aproveite e confira a cotação do dólar hoje e se inscreva em nosso sistema de alertas para ser notificado sobre variações importantes!