Começamos a semana com o dólar cotado a R$5,2110 na segunda-feira (27/fev), um nível 0,8% maior que a abertura da semana anterior (20/fev). A cotação da moeda estrangeira registrou relativa estabilidade ao longo desta semana e o dólar abriu o pregão desta sexta-feira (03/mar) cotado a R$5,1976 – patamar 1,2% maior que a abertura da sexta-feira anterior (24/fev). Entre as aberturas desta sexta (03) e da última segunda-feira (27) vimos uma valorização do Real de aproximadamente 0,3%.
O mercado ficou em polvorosa depois que os principais dados de inflação vieram à tona em 2023. O índice de preços ao consumidor relativo ao mês de janeiro não chegou a ser considerado uma ameaça, mas os dados do PCE, também do primeiro mês do ano, mostraram uma inflação mais forte do que esperava a maioria dos analistas. O PCE é o indicador de inflação favorito do Fed, o banco central norte-americano.
O dado sozinho não diz muita coisa, mas os percentuais de inflação, acima das projeções dos analistas, causaram volatilidade ao mercado de câmbio porque vieram acompanhados de uma força adicional da economia norte-americana em janeiro.
Em outras palavras, apesar dos sucessivos aumentos nas taxas de juros, a economia dos Estados Unidos continua forte e isso é uma ameaça ao processo de desinflação pelo qual atravessa a economia americana. Sendo assim, o Fed pode ter que distender o seu ciclo de aumentos para além da reunião de maio e isso, por fim, pode intensificar as perdas do real e das demais moedas não-conversíveis.
Raphael Bostic, dirigente regional do Fed de Atlanta, adotou um tom mais ameno em fala pública feita ontem (02). Bostic endossou a leitura de que o banco central norte-americano opere apenas mais dois aumentos de 0,25% nas reuniões deste mês e de maio, e então encerre o ciclo de aperto monetário.
A fala trouxe bom humor ao mercado, mas essa pequena euforia deve ser passageira e nossos olhos já estão voltados para a divulgação dos dados de emprego e de inflação dos Estados Unidos na semana que vem.
Confira no De Olho no Câmbio #214 a relação Real vs Euro e do Real vs Libra Esterlina.
Aproveite e confira a cotação do dólar hoje e se inscreva em nosso sistema de alertas para ser notificado sobre variações importantes!