Começamos a semana com o dólar cotado a R$5,0743 na segunda-feira (10/abr), um nível 0,4% menor que a abertura da semana anterior (03/abr). A cotação da moeda estrangeira registrou queda ao longo desta semana e o dólar abriu o pregão desta sexta-feira (14/abr) cotado a R$4,9278 – patamar 2,5% menor que a abertura da sexta-feira anterior (07/abr). Entre as aberturas desta sexta (14) e da última segunda-feira (10), vimos uma valorização do Real de aproximadamente 2,5%.
Parte da explicação para o amplo movimento de valorização do real visto nos últimos dias está na economia norte-americana.
Em primeiro lugar, o volume de empregos criados. O número de março divulgado na última sexta (07) ainda é forte, mas veio abaixo das expectativas de mercado e sugerem alguma acomodação da atividade econômica nos Estados Unidos. Os dados semanais de seguro-desemprego também sugerem a mesma leitura, a economia norte-americana pode, finalmente, estar perdendo força.
Os dados de inflação locais também foram importantes para este movimento do real. O índice de preços ao consumidor norte-americano variou +0,1% no mês passado, percentual abaixo das expectativas do próprio Fed, que esperava por um aumento de 0,3% na margem. Os dados de inflação aos produtores também surpreenderam o mercado ao apresentar uma forte deflação em março.
Para colaborar, os dados de inflação do Brasil também foram relevantes nesta conta. O IPCA variou 0,71% no mês passado ante expectativa de aumento de 0,77% na margem. Com este resultado a variação anual cedeu de 5,60% para 4,65%, o nível mais baixo em 27 meses.
Por fim, os números do comércio varejista relativos ao mês de março endossam a leitura de desaquecimento da maior economia do mundo.
Todos esses dados norte-americanos abrem caminho para que o Fed (banco central dos Estados Unidos) interrompa o ciclo de alta de juros já na próxima reunião, em maio.
Confira no De Olho no Câmbio #220 a relação Real vs Euro e do Real vs Libra Esterlina.
Aproveite e confira a cotação do dólar hoje e se inscreva em nosso sistema de alertas para ser notificado sobre variações importantes!