Na Zona do Euro, as decisões de política monetária trouxeram certo otimismo ao mercado. Contudo, como já estava no radar, dados de atividade mostraram que a economia do bloco está caminhando para uma desaceleração.
O índice dos gerentes de compras (PMI) composto (que considera indústria e serviços) da Zona do Euro referente ao mês de setembro caiu de 59 pontos para 56,1 pontos, menor nível em cinco meses. O dado indica uma desaceleração no ritmo de crescimento da atividade nos setores industrial e de serviços.
O desempenho da atividade econômica do bloco da moeda única pode ser atribuído ao atingimento do patamar pré-pandemia. Com isso, os desafios enfrentados anteriormente voltaram e, agora, as autoridades terão que encontrar caminhos para manter o crescimento econômico de maneira sustentável.
Neste cenário, o Euro abriu o pregão de segunda-feira (20) cotado a R$6,1988. Na abertura desta sexta-feira (24), a cotação foi de R$6,2266. Portanto, uma depreciação semanal do Real frente à moeda europeia de aproximadamente 0,45%.
Com relação ao dólar, a moeda europeia ganhou força esta semana. A apreciação do Euro foi de aproximadamente 0,12%, revertendo sutilmente a tendência da semana anterior.
Confira no De Olho no Câmbio #140 a relação Real vs Dólar e Real vs Libra Esterlina.