O grande movimento da semana se deu em torno da declaração da presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, acerca dos próximos passos da política monetária que será adotada pela instituição.
O mercado nutre grandes expectativas em torno de uma alta, pois avalia que a inflação atual não é temporária, mas permanente. Por outro lado, a avaliação do BCE é de que se trata de um movimento temporário decorrente da escassez de alimentos e outros problemas de abastecimento – como a crise energética.
Desse modo, Lagarde alertou que as expectativas do mercado para aperto monetário não estão alinhadas com o “forward guidance”, ou seja, a prescrição futura, apresentando pelo Banco.
Neste cenário, o Euro abriu o pregão de segunda-feira (25) cotado a R$6,5663. Na abertura desta sexta-feira (29), a cotação foi de R$6,5583. Portanto, uma apreciação semanal do Real frente à moeda europeia de aproximadamente 0,12%.
Com relação ao dólar, a moeda europeia ganhou força ao longo da semana. A apreciação do Euro foi de aproximadamente 0,32% frente à moeda estadunidense, reforçando o enfraquecimento do Dólar nesta semana.
Confira no De Olho no Câmbio #145 a relação Real vs Dólar e do Real vs Libra Esterlina.
E se você quer sempre estar atualizado com a cotação do Dólar assim como de outras moedas e receber novidades das principais variações, entre em nossa central de cotações.