Na terra da rainha, os dados de emprego e rendimento dos trabalhadores referentes ao mês de julho também vieram ligeiramente acima do que havia sido projetado pelos analistas, em movimento similar ao visto na Europa continental.
O mercado de trabalho está se beneficiando fortemente da reabertura da economia nos últimos meses. Com o fim das restrições sanitárias, especialmente as atividades do setor de serviços, como bares e restaurantes, puderam reabrir.
Adicionalmente, a continuidade do regime de jornada reduzida do governo, que termina em setembro, também dinamizou a volta ao trabalho e inseriu mais um elemento positivo para a expectativa com a retomada.
No mais, o país também foi impactado pelo movimento do Talibã no Afeganistão. De acordo com o secretário de defesa Ben Wallace, o governo deseja tornar mais fácil para intérpretes e trabalhadores afegãos que apoiam as forças ocidentais buscarem proteção no Reino Unido.
O movimento também deve impactar a atividade econômica britânica, uma vez que o Reino Unido, tanto no setor privado quanto no público, possui grande dependência de mão de obra estrangeira como evidenciou ao mundo eventos recentes, como foi o caso do Brexit.
Neste cenário, a Libra Esterlina abriu o pregão de segunda-feira (16) cotada a R$7,2571. Já na abertura do pregão de sexta-feira (20), a cotação registrada da Libra foi de R$7,3815.
Trata-se de depreciação do Real em relação à moeda britânica de aproximadamente 1,71%, seguindo a tendência de depreciação vista na semana anterior. Já em relação ao dólar, a moeda britânica depreciou cerca de 1,51% ao longo da semana.
Confira o De Olho no Câmbio #135, a relação Real vs Euro e do Real vs Dólar.