No Reino Unido, a economia começa a dar sinais de que passará por maus bocados. Desta vez, não somente por conta da pandemia de Covid-19, mas ainda com desdobramentos do Brexit.
A saída do Reino Unido da União Europeia reduziu o número de imigrantes europeus. Em um primeiro momento, a medida pareceu privilegiar os britânicos. Contudo, a mão de obra britânica tem se mostrado escassa para o volume de vagas de emprego – especialmente para o tipo de vagas disponíveis.
Boa parte dessas vagas, como vendedores, atendentes, motoristas, dentre outras, eram supridas pela mão de obra estrangeira e, agora, encontram-se em aberto. Nesse sentido, parece bastante conveniente o suporte que o Reino Unido está dando para os afegãos que estão buscando sair do país afetado pelo avanço do Talebã;
Neste cenário, a Libra Esterlina abriu o pregão de segunda-feira (23) cotada a R$7,3273. Já na abertura do pregão de sexta-feira (27), a cotação registrada da Libra foi de R$7,2024.
Trata-se de apreciação do Real em relação à moeda britânica de aproximadamente 1,7%, revertendo a tendência de depreciação das últimas semanas. Já em relação ao dólar, a moeda britânica ganhou força cerca de 0,57% ao longo da semana.
Confira o De Olho no Câmbio #136, a relação Real vs Dólar e do Real vs Euro.