Com relação ao Reino Unido, não podemos deixar de observar a ação legal lançada contra a ilha britânica por violação de acordo de retirada dos bretões do bloco europeu – o chamado Brexit.
Segundo o Conselho Europeu, o primeiro ministro britânico Boris Johnson não respondeu à exigência de Bruxelas de que retirasse a legislação que substituiria o acordo de retirada e violaria a lei internacional.
O tema já estava no ar há algumas semanas, mas a ação europeia coloca grandes preocupações quanto ao andamento das negociações comerciais entre as partes e, adicionalmente, deixa a economia britânica em situação bastante fragilizada.
Nesse contexto, a Libra Esterlina abriu o pregão de segunda-feira (28/9) cotada a R$ 7,0912. Contudo, na abertura do pregão de sexta-feira (2/10), a cotação registrada da Libra foi de R$ 7,274.
Trata-se de movimento de depreciação do Real em relação a moeda britânica, de aproximadamente 2,58% – particularmente, pelo fato de o Real ter sofrido mais na semana do que a Libra.
Na comparação da Libra com o Dólar (GBP/USD), a Libra curiosamente ganhou força ao longo da semana, muito em função das conjuntura política estadunidense que se mostrou mais fragilizada. O dólar, portanto, depreciou aproximadamente 1,1%.
Confira o De Olho no Câmbio #91, a relação Real vs Euro e do Real vs Dólar.