Renda extra na internet: guia prático para ganhar dinheiro

Ganhar uma renda extra na internet pode se tornar uma realidade para você. Confira as 14 dicas que separamos e comece a ganhar dinheiro agora mesmo!

A internet é um dos ambientes mais plurais que existe, proporcionando diversas oportunidades — o que inclui formas de ganhar dinheiro. Seja abrir um e-commerce, seja responder pesquisas, são diversas as opções para fazer uma renda extra na internet.

Pode parecer “golpe”, mas existem plataformas confiáveis que remuneram por executar desde tarefas mais simples a desenvolvimento de sites, por exemplo. Contudo, é preciso tomar cuidado, pois nem todas as formas são seguras.

Você busca maneiras de ganhar dinheiro do conforto da sua casa e, de quebra, poder trabalhar para qualquer lugar do mundo? Então, continue neste artigo. Aqui, vamos listar algumas ideias para ganhar dinheiro, que pode ser extra ou se tornar a sua renda principal. Vamos lá?

Pesquisas remuneradas

Uma das formas de fazer uma renda extra na internet é responder perguntas online. Se você está se perguntando qual a finalidade disso, é bem simples. Algumas empresas disponibilizam pesquisas para melhorar os serviços oferecidos. E nada melhor que descobrir o que pode ser aprimorado direto de quem consome.

Para isso, se inscreva em sites como Metro Opinion, The Panel Station e Survey Rewardz. Eles recompensam os participantes com vouchers e dinheiro. No caso do segundo, ele pode ser resgatado na maioria das vezes pelo PayPal.

Loja virtual

Essa opção é mais conhecida pelas pessoas. Afinal, certamente você já comprou de alguma loja online, ou e-commerce, certo? E por que não inverter os papéis e abrir um empreendimento para vender algo que você gosta ou tenha afinidade?

Podem ser roupas, produtos escolares, ou mesmo algo artesanal. Aqui, as opções são infinitas, basta optar por alguma categoria e pronto!

A grande vantagem das lojas online é que elas não demandam esforço físico, nem tempo de dedicação como nas físicas. Isso facilita o trabalho e, além disso, você pode executá-lo de qualquer lugar e vender para o mundo todo.

Produtos em marketplace

Se você ainda não se sente preparado para abrir uma loja, então, uma opção é vender seus produtos por marketplace. Certamente, você já ouviu esse termo e até mesmo comprou desses lugares, como Amazon e Shopee.

É possível vender itens novos e usados, além de aproveitar alguns recursos que já vêm embutidos na plataforma. Alguns são: divulgação, meios de pagamento e envio — tudo em troca de comissão por venda.

Afiliação digital

Sabe quando você vai em uma loja física e um vendedor atende, busca o que você deseja e apresenta outros produtos? E quando a venda é realizada, ele ganha uma comissão? A afiliação digital funciona na mesma lógica.

Os afiliados ganham comissão sobre a venda feita. Assim, para contabilizar a comissão corretamente, são gerados links únicos para eles divulgarem com os anúncios de seus parceiros. Ser um afiliado Hotmart é um exemplo.

Venda de imagens e vídeos

Sabe aquelas fotos bonitas de paisagens que você tirou em uma viagem especial? Esses cliques podem ser uma opção de renda extra na internet! Para isso, basta vender as fotografias para um banco de imagens, como o Shutterstock.

Além delas, ele aceita ilustrações e vídeos, aumentando as oportunidades para que mais pessoas possam contribuir. Funciona da seguinte forma: 

  • cadastre-se no site;
  • envie suas imagens para a plataforma, sendo pelo menos dez;
  • aguarde a análise.

Assim, toda vez que comprarem o seu material, você receberá de 20% a 30% do valor total.

Criação de blogs

Você ama escrever, domina a gramática e sabe tudo sobre um assunto específico? Chegou a hora de ganhar dinheiro com o seu conhecimento. Em um blog, você pode elaborar artigos sobre assuntos que gosta e, ainda, ganhar dinheiro com isso.

Para tal, se cadastre no Google AdSense e aceite os termos de uso para o seu blog. Dessa forma, alguns anúncios aparecerão na sua página e você ganhará conforme o número de cliques que forem direcionados pelo seu blog.

Criação de canais no YouTube

O YouTube é um dos sites mais acessados no mundo e já contabiliza mais de 2 bilhões de usuários ativos por mês, de acordo com números de 2020. Por isso, estar presente na plataforma é uma boa forma de fazer renda extra na internet.

É possível monetizar as lives transmitidas no YouTube Live, ou então ganhar dinheiro conforme o número de views dos seus vídeos. Se você ama aparecer na frente das câmeras e tem conteúdos relevantes para colocar na internet, não perca mais tempo!

Venda de infoprodutos

Uma pesquisa feita pela Hotmart mostrou que o número de infoprodutos cresceu 75% nos dois primeiros meses de pandemia. Isso quer dizer que o mercado está aquecido e você tem grandes chances de ganhar dinheiro na área.

Portanto, se você é muito bom em diagramação, ou em ensinar alguma matéria que domina, que tal monetizar esses conteúdos? Os infoprodutos são cursos online, ebooks, infográficos, consultorias, planilhas e outros diversos que podem ser vendidos para grandes plataformas, como Hotmart.

Aulas online

Outra forma de monetizar o seu conhecimento e fazer uma renda extra na internet é ministrar aulas online. Com a pandemia, o consumo dessa modalidade cresceu significativamente. Dados mostram que a busca por cursos a distância aumentou 50% em todo o país.

Então, se você for fluente em inglês, ou dominar técnicas de redação do Enem, por exemplo, pense na possibilidade de vender aulas online. Para isso, grave vídeos, divulgue o conteúdo ou ofereça aulas individuais.

Existem sites que disponibilizam essa categoria de serviço, como o portal de ensino a distância Corujito. Nele, você pode trabalhar com dois métodos: aula particular e salas virtuais. Após dar as aulas, você receberá sua parte do valor via PayPal ou Payoneer.

Consultorias

Outro mercado em ascensão é o das consultorias. Após a pandemia, a digitalização veloz e forçada entre os consumidores fez com que os negócios online crescessem significativamente.

Nesse sentido, você pode oferecer consultorias em diversas áreas. As mais comuns são:

  • empresarial;
  • jurídica;
  • contábil;
  • marketing e marketing digital;
  • recursos humanos.

Redação de textos

Já pensou em trabalhar com o que ama? Se você está no time dos escritores, a sua renda extra na internet pode vir da redação de textos.

Com o “boom” do marketing digital e a importância de criar conteúdos relevantes na rede, os profissionais autônomos chegaram para ficar. Eles são capazes de produzir artigos, trabalhando de qualquer lugar e em qualquer momento. Ou seja, é possível respeitar o seu período de maior produtividade.

Para isso, existem algumas plataformas, como a Rock Content, Workana e Redaweb. Nelas, você seleciona os conteúdos que mais se adequam ao seu conhecimento para produzir os artigos.

Designer freelancer

Uma das profissões freelancer mais bem remuneradas é a de designer. Segundo o site Vagas, um designer gráfico inicia ganhando R$ 1.272, e podem chegar a R$ 3.113.

Por isso, se você é muito bom com programas de edição de imagem, essa pode se tornar a sua renda principal. Afinal, vimos que a remuneração é bem atraente. Entretanto, para se tornar um designer freelancer, é preciso contar com algumas características, como:

  • ser comprometido com horários e prazos;
  • ter um cartão profissional;
  • manter o portfólio online e atualizado;
  • estabelecer um local ideal para trabalhar;
  • ter um bom relacionamento com o seu público.

Edição de vídeos

Atualmente, os conteúdos de vídeo são os mais consumidos na internet. Por isso, os editores têm um mercado amplo para atuarem. Mas como conseguir ganhar dinheiro na área? Siga estes passos:

  • procure produtores de conteúdo do YouTube. Muitos ainda não têm quem faça as edições, principalmente os iniciantes;
  • utilize as redes sociais para promover o seu trabalho. Para isso, poste alguma edição que você tenha feito e ficou legal. Você também pode selecionar algum vídeo famoso nas redes sociais e fazer uma edição dele, aproveitando o engajamento que já existe com aquele conteúdo;
  • corra atrás das produtoras de conteúdo, pois elas sempre estão precisando de ajuda extra. Para abordar a empresa, uma boa ideia é pegar a publicidade em vídeo de algum produto, fazer uma edição criativa e enviar. Se ela gostar do seu trabalho, certamente você estará no próximo job.

Desenvolvedor de apps freelancer

Hoje em dia, temos aplicativos para os mais diversos serviços que existem. E se tem um país que gosta deles é o Brasil — estamos no pódio de país que mais acessa apps por hora. Assim, se você pretende trabalhar como desenvolvedor, a hora é agora!

Um ótimo site para encontrar trabalhos para freelancers é o Geek Hunter.

Com tantas oportunidades, fica difícil escolher apenas uma forma de ganhar uma renda extra na internet, não é? Trabalhando online você pode fazer suas atividades em qualquer lugar do mundo!

Se gostou deste artigo, aproveite para assinar nossa newsletter e receber os melhores conteúdos sobre viagens, mercado, cambio e muito mais!

Resumindo

Como ganhar uma renda extra pela internet?

É possível ganhar dinheiro por meio de:
– pesquisas remuneradas;
– loja virtual;
– produtos em marketplace;
– afiliação digital;
– venda de imagens e vídeos;
– criação de blogs;
– criação de conteúdos para o YouTube;
– venda de infoprodutos;
– aulas online;
– consultorias;
– redação de textos;
– designer freelancer;
– edição de vídeos;
– desenvolvedor de apps freelancer.

Quais os sites que pagam de verdade?

Os sites mais confiáveis para ganhar dinheiro de forma simplificada são: Metro Opinion, The Panel Station e Survey Rewardz.

Related posts

Cadastro Único: como se cadastrar e atualizações em 2025

Prouni e Fies: confira as datas de inscrições

IBC-Br deve mostrar retração da economia brasileira