O resultado do Enem 2024 já está disponível, permitindo que milhares de estudantes em todo o país consultem suas notas para planejar o ingresso no ensino superior. As provas realizadas nos dias 3 e 10 de novembro tiveram suas notas divulgadas nesta segunda-feira, 13 de janeiro, pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
As notas podem ser usadas para participar do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), cuja inscrição estará aberta entre os dias 17 e 21 de janeiro. O processo permite que os candidatos concorram a vagas em instituições públicas de ensino superior utilizando as notas obtidas no exame.
Quer saber mais sobre como usar o resultado do Enem 2024 e entender como as notas são calculadas? Continue lendo!
Quando libera a nota do resultado do Enem 2024 e onde conferir?
O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta segunda-feira, 13 de janeiro de 2024, as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024 que podem ser consultadas na página do participante no site oficial do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) ou pelo aplicativo do Enem.
Ambos os canais exigem login com os dados da conta Gov.br.
Como funciona a nota do Enem?
A nota do Enem é calculada com base na Teoria de Resposta ao Item (TRI), que utiliza modelos matemáticos para avaliar a relação entre a probabilidade de o participante responder corretamente a uma questão, seu nível de conhecimento e as características específicas de cada item da prova.
Parâmetros do TRI:
- Discriminação: mede o quanto a questão diferencia participantes que dominam a habilidade avaliada daqueles que não dominam.
- Dificuldade: reflete o nível de dificuldade da questão, expresso na mesma escala da proficiência.
- Acerto casual: representa a probabilidade de acertar uma questão por acaso, sem dominar a habilidade.
Dessa forma, a nota não depende apenas da quantidade de acertos, mas de quais questões foram acertadas. Participantes com o mesmo número de acertos podem ter notas diferentes, dependendo dos itens respondidos. O cálculo final utiliza o método Expected a Posteriori (EAP), que garante que padrões idênticos de respostas resultem em notas idênticas.
Como saber se fui aprovado no Enem?
O resultado do Enem pode ser acessado no portal do Inep, na Página do Participante, onde estão disponíveis as notas individuais de todas as provas realizadas, incluindo a redação. Além disso, em relação à aprovação, as instituições de ensino superior definem suas próprias regras para utilizar essas notas no processo de ingresso, podendo atribuir pesos diferentes às áreas consideradas mais relevantes para o curso escolhido ou calcular uma média aritmética simples.
Após resultado do Enem 2024, estudantes devem ficar atentos à data do Sisu
Conforme o MEC, no dia 17 de janeiro as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) abrirão. O prazo máximo para as inscrições é até o dia 21 de janeiro e devem ser feitas através do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
A nota do Enem pode ser utilizada no Fies e no ProUni
A nota do Enem é fundamental para quem deseja participar do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que oferecerá mais de 112 mil novas vagas em 2025, sendo 67 mil no primeiro semestre e 45 mil no segundo. O programa financia cursos de graduação em instituições privadas de ensino superior.
Além disso, os resultados do Enem podem ser utilizados no Programa Universidade para Todos (Prouni), que concede bolsas de estudo integrais ou parciais (50%) em instituições privadas. Para se candidatar, é necessário alcançar, no mínimo, 450 pontos de média nas cinco provas e não zerar a redação.
Ficou interessado nesse tema e não quer perder mais atualizações? Então, siga a Remessa Online no Instagram, LinkedIn, Facebook e YouTube.
Resumindo
O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta segunda-feira, 13 de janeiro de 2024, as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024.
A nota do Enem 2024 pode ser consultada na página do participante no site oficial do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) ou pelo aplicativo do Enem. Ambos os canais exigem login com os dados da conta Gov.br.
Crédito de imagem: Reprodução (Inep)