Se você quer viajar para o Catar para acompanhar a Copa de 2022, precisa conhecer o rial catariano. Aprenda sobre essa moeda!
Quem deseja viajar para o Catar para acompanhar a Copa de 2022 e os jogos do Brasil, pode se perguntar qual moeda levar. Nesse cenário, é importante conhecer o rial catariano, moeda vigente no Catar, além dos custos envolvidos na viagem.
Dessa maneira, é possível ter um planejamento financeiro eficaz para aproveitar todos os momentos do passeio com maior tranquilidade. Com isso em mente, preparamos este conteúdo completo sobre o assunto.
Continue a leitura para entender o que é o rial catariano, como é a cotação da moeda e como levá-la para o Catar!
O que é rial catariano?
O rial catariano, também chamado de rial catarense, é a moeda oficial do Catar. Ela também pode ser identificada como rial do Qatar e Qatari ryal, a depender da localidade. Cada rial é dividido em 100 dirhams — que seriam os centavos.
Vale saber que a moeda é usada desde 1973. Antes, o país teve como moedas oficiais a rúpia indiana e o rial saudita. Um dado interessante é que o rial catariano é atrelado ao dólar americano, com uma cotação fixa desde 2011. Na prática, 1 dólar vale 3,64 rial. Porém, a cotação em relação a outras moedas pode variar.
Quanto custa 1 rial catariano?
Em relação à moeda brasileira, a cotação do rial catariano pode passar por oscilações, comuns no câmbio. Em 30 de outubro de 2022, por exemplo, a cotação estava em 1,45 reais brasileiros.
Porém, vale destacar que há um aumento na busca pela moeda com a proximidade da Copa do Mundo. Esse movimento afeta a lei de oferta e demanda, podendo passar por mudanças até as datas dos jogos. Então acompanhe as cotações para fazer um planejamento mais acertado na hora de definir o orçamento da viagem.
Qual moeda levar para a Copa: rial catariano ou dólar?
De forma geral, a moeda nativa costuma trazer mais praticidade no dia a dia, já que evita conversões frequentes a cada compra. Afinal, os estabelecimentos do país não são obrigados a aceitar o dólar, então ter o rial catariano evita transtornos.
Entretanto, a moeda norte-americana é conhecida por sua ampla aceitação, é normal considerar se vale a pena recorrer ao dólar em viagens internacionais. Algumas pessoas acreditam que essa medida trará mais praticidade.
Porém, essa deve ser uma decisão pessoal. Como o rial não tem muita procura no Brasil, ele pode ser difícil de ser trocado. Nesse caso, se você decidir viajar com a moeda oficial do Catar, vale a pena fazer a troca do câmbio antes de retornar ao Brasil. Desse modo, há chances de conquistar melhores condições na operação.
Ainda, pode ser interessante ter dólar e fazer a conversão no país, conforme a necessidade. Como a moeda norte-americana é mais conhecida e faz parte de uma economia forte, você terá mais tranquilidade em retornar com o dinheiro ao Brasil, sem precisar gastar novamente com o câmbio.
Quanto levar para a Copa no Catar?
Não existe um valor exato para responder quando você deve levar para o Catar. Isso porque depende de diversos fatores, como quantidade de dias, serviços já adquiridos ou incluídos no seu pacote de viagens, entre outros detalhes.
A dica, aqui, é fazer uma pesquisa de custos em restaurantes, lanchonetes e pontos turísticos que você deseja visitar. A partir disso, monte um roteiro de viagem e organize as despesas médias para cada programa. Assim, será possível ter uma média do valor necessário.
Uma dica é levar uma reserva — uma quantidade a mais para lidar com potenciais imprevistos ou para fazer passeios adicionais que podem surgir. Nesse caso, talvez seja mais interessante ter valores em dólares. Dessa maneira, se você não usar o dinheiro, terá uma moeda forte guardada e poderá utilizar os valores em outra viagem.
Como enviar e receber dinheiro do Catar?
Se você quer começar a planejar a sua viagem, também precisa saber como enviar ou receber dinheiro do Catar. Isso porque ter uma conta que permita o uso no país pode trazer mais praticidade e segurança, facilitando as operações.
Além disso, você pode contratar os serviços e fazer o pagamento por transferências a partir do Brasil. Isso ajuda a reduzir custos, como a cobrança de Imposto sobre Operações Financeiras em comparação ao uso de cartão de crédito ou câmbio, por exemplo.
Em todos os casos, vale a pena contar com as soluções da Remessa Online. A nossa plataforma garante transferências internacionais seguras e rápidas, com o melhor custo-benefício. Portanto, essa é uma forma de potencializar o seu orçamento e ter mais praticidade para a viagem.
Pronto! Agora você já sabe mais sobre o rial catariano e como definir a moeda ideal para levar em sua viagem para a Copa. Então não se esqueça de pesquisar as diferentes condições de câmbio para encontrar soluções melhores para pagar sua viagem e aproveitar o passeio ao máximo.
Quer se preparar para a sua viagem e aproveitar a Copa do Mundo de 2022 com maior tranquilidade? Então conheça a Remessa Online e faça as suas transações internacionais para o Catar!
Resumindo
A cotação varia conforme os movimentos do mercado. Em outubro, a moeda estava com uma cotação próxima a R$ 1,45.
A decisão varia entre cada pessoa. O dólar pode ser interessante por ser uma moeda mais forte e de ampla aceitação. Porém, ter a moeda em espécie no país costuma trazer mais tranquilidade, garantindo aceitação em qualquer local.
A compra pode ser feita em plataformas de câmbio ou no Catar. Lá, o ideal é que você tenha dólares, já que tende a ser mais difícil encontrar meios de fazer o câmbio com o real.