Está com dúvidas se o rodízio em SP no Natal e Ano Novo de 2024 vai seguir normalmente? Desrespeitar o rodízio na capital paulista pode gerar multa e perda de pontos na CNH, por isso, você deve saber exatamente como ele funciona, mesmo durante as festas de fim de ano.
Acompanhe o texto abaixo e entenda como funciona o rodízio em SP no Natal e no Ano Novo e quanto ele deve ser suspenso.
Tem rodízio entre Natal e Ano Novo?
Não tem rodízio SP entre Natal e Ano Novo, permitindo que os carros circulem sem restrições de horário no centro expandido durante esse período. Isso porque, durante o período de festas e férias escolares, o número de carros na capital paulista tende a ser menor.
Porém, o rodízio continua valendo para veículos pesados, como caminhões, que seguem com restrições nas Zonas de Máxima Restrição à Circulação (ZMRC) e ao Fretamento (ZMRF).
Quando será suspenso o rodízio em SP em 2024?
O rodízio em SP entre Natal e Ano Novo deve ser suspenso a partir de 20 de dezembro de 2024. No entanto, a Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT) ainda não divulgou o calendário oficial da Prefeitura de São Paulo para o rodízio municipal neste período.
Quando o rodízio é suspenso em dezembro?
Em geral, o rodízio SP em dezembro é suspenso após o Natal e retorna após a primeira semana de janeiro do ano seguinte.
Historicamente, a suspensão começa entre após 20 de dezembro. Mas, você pode acompanhar as datas no site da SMT que divulga todas as suspensões do rodízio em São Paulo.
Tem rodízio no Natal?
Não. O dia de Natal é um feriado nacional e, portanto, sempre há a suspensão do rodízio, seja na Zona de Máxima Restrição à Circulação (ZMRC) como na Zona de Restrição ao Trânsito de Caminhões (ZRTC).
De acordo com o Decreto 37.085, de 03 de outubro de 1997 e Decreto 49.800, de 23 de julho de 2008, o Rodízio Municipal de Veículos Automotores (automóveis e caminhões) não vigora aos feriados.
Tem rodízio no Ano Novo?
Não. Dia 1 de janeiro é feriado nacional do Dia da Confraternização Universal e, portanto, também não há rodízio vigente.
Além disso, em geral, o dia 31 de dezembro (último dia do ano) fica incluso na suspensão do rodízio SP Natal e Ano Novo e também não tem rodízio.
Rodízio: Regras de circulação
O rodízio em São Paulo acontece das 7h às 10h, e de 17h às 20h, de segunda a sexta-feira, exceto feriados, na capital paulista. Neste período, considerado horário de pico, carros e caminhões não podem circular nas vias públicas, na região chamada de Centro Expandido da cidade, conforme a placa de cada veículo. Dessa forma, espera-se diminuir a circulação de veículos na capital paulista, especialmente nas zonas centrais, melhorando o fluxo do trânsito.
Rodízio: quais veículos estão isentos?
- Transporte coletivo e de lotação;
- Motocicletas e similares;
- Táxis;
- Transporte escolar;
- Guinchos;
- Ambulâncias, policiamento, corpo de bombeiros;
- Defesa Civil;
- Forças Armadas;
- Fiscalização e operação de transporte de passageiros;
- Serviço funerário;
- Penitenciários;
- Serviço dos Conselhos Tutelares;
- Transporte de materiais necessários a campanhas públicas, inclusive saúde, defesa civil e caráter social.
As isenções estão previstas no artigo 3º, Cap. II do Decreto 58.584/18. Você pode conferir a lista completa de veículos isentos do rodízio em São Paulo no site da prefeitura.
Multa de rodízio: veja valores
A multa por desrespeitar o rodízio em São Paulo é de R$ 130,16 e, como é considerada uma infração grave, o condutor perde 4 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Vale lembrar que veículos de qualquer lugar podem ser multados pelo rodízio em São Paulo. Isso porque a lei estabelece as regras para a circulação na cidade, independente da cidade ou estado de origem do veículo.
Perguntas frequentes
Não. Entre o Natal e o Ano Novo, o rodízio de carros de passeio fica suspenso, permitindo a circulação sem restrições de horário no centro expandido. Mas, o rodízio para veículos pesados continua.
A previsão é que o rodízio seja suspenso a partir de 20 de dezembro de 2024. No entanto, a Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT) ainda não divulgou o calendário oficial.
Não. O dia de Natal (25 de dezembro) e dia de ano novo (1 de janeiro) são feriados nacionais e, portanto, o rodízio municipal não é aplicado. Além disso, geralmente as datas são incluídas na suspensão do rodízio.