Quer saber o que são royalties? Continue lendo para entender como funciona esse tipo de remuneração e aprenda a cobrar pelo uso dos seus ativos.
O termo “royalty” vem do inglês antigo “Royal”, que corresponde aos privilégios dos reis. Você provavelmente já esbarrou com essa palavra por aí, mas saber a verdadeira aplicação dos royalties nem sempre é uma tarefa fácil.
Pensando nisso, este artigo vai abordar a fundo o universo dos royalties, explicando em detalhes o que eles são e como influenciam as operações financeiras. Além disso, mostraremos formas de desfrutar dessa fonte de renda. Aproveite a leitura!
Royalties são remunerações recebidas por uma pessoa quando concede a outra o uso e comercialização de algo que ele tem direitos exclusivos. Isso pode ser desde coisas tangíveis, como apartamentos e bens, até propriedades intelectuais, como tecnologias, composições e até mesmo obras literárias.
As músicas são um exemplo. As gravadoras pagam royalty aos artistas e produtores sempre que uma de suas canções é tocada na rádio, exibida em um filme ou transmitida online. O mesmo princípio se aplica a diversas formas de arte, como cinema e literatura.
A cobrança de royalties, geralmente, é feita com base em um percentual do dinheiro obtido com a comercialização ou uso de um determinado bem. Entretanto, vai depender de cada contrato acordado entre as partes.
O pagamento de royalty nada mais é do que uma forma de compensar quem está permitindo a comercialização, o uso e a exploração de determinado bem. Em caso de extração de recursos naturais, os royalties são destinados ao governo. Empresas privadas também recebem, quando concedem uso de marca e tecnologia.
A atual legislação brasileira determina que 40% dos royalties do petróleo sejam destinados à União, 30% aos municípios produtores e 22,5% aos estados. A distribuição é um processo adotado para compartilhar os benefícios econômicos provenientes da exploração e extração de petróleo.
Esse sistema visa garantir que as áreas produtoras do combustível fóssil, muitas vezes localizadas em regiões específicas de um país, dividam as receitas geradas com outras jurisdições e entidades governamentais.
Os principais tipos de royalties são: royalty de franquias, royalty de petróleo e gás natural, royalty sobre propriedade intelectual e royalty de mineração.
Os royalties de franquias são uma taxa regular paga pelos franqueados aos seus franqueadores, garantindo a autorização para operar uma franquia e acessar suporte contínuo. Na maioria das vezes, essa porcentagem é proveniente do faturamento bruto ou uma quantia fixa.
Os royalties de petróleo e gás natural são originados a partir da extração e obtenção desses combustíveis fósseis. As companhias que exploram esses recursos destinam uma parcela dos ganhos totais ao governo ou ao detentor das licenças. Posteriormente, os fundos são utilizados para incentivar o progresso local e nacional.
Os royalties de propriedade intelectual são compensações feitas por terceiros que desejam usar uma propriedade intelectual protegida. Patentes, direitos autorais e segredos comerciais são alguns exemplos.
No contexto da propriedade intelectual, o detentor recebe uma recompensa pelo aproveitamento de sua criação ou inovação, assegurando que seu talento se converta em ganhos financeiros.
A exploração de recursos naturais como minerais, metais preciosos e minério de ferro gera royalties. As mineradoras designam uma porcentagem do valor do minério extraído ao governo ou ao proprietário da concessão — iniciativa para compensar a manipulação dos recursos naturais.
A indústria farmacêutica paga royalties a inventores ou titulares de patentes por seus medicamentos e tratamentos inovadores. Como resultado, os incentivos para pesquisar e desenvolver novas tecnologias em saúde se fortalecem.
Escritores e detentores do copyright obtêm royalties pela comercialização de livros, revistas e publicações. No geral, esses números são calculados com base na circulação ou na tiragem das obras.
Os royalties de propriedade agrícola referem-se aos pagamentos efetuados a agricultores e proprietários de terras. Empresas que usam terras para fazer o plantio de culturas ou a criação de animais são obrigadas a pagar os royalties.
Os royalties de software representam valores desembolsados para empresas ou indivíduos, a fim de utilizar sistemas protegidos por direitos autorais. Em acordos de licenciamento de software, por exemplo, os usuários remuneram a organização pelo manuseio contínuo do programa.
No setor de música e entretenimento, os royalties são pagos a artistas, compositores, gravadoras e outros detentores de direitos autorais pelas vendas de singles, transmissões em televisão, streaming etc.
Para ganhar dinheiro com royalties é preciso ter bens registrados que, quando explorados, gerem receitas. Por exemplo, música, livros, patentes, marcas, imagens, jogos e até alimentos.
Registre suas músicas e ganhe royalties por cada execução pública delas, seja no rádio, seja no streaming, seja em apresentações ao vivo, seja em séries e programas de TV. Essa etapa implica na inscrição das suas canções em entidades de gestão de direitos autorais. No Brasil, o Ecad é uma das principais instituições encarregadas desse trâmite.
Permita que partes do seu e-book sejam usadas em revistas, sites e cursos em troca de royalties. Se você cria jogos, ganhe dinheiro com o licenciamento de seus personagens e gráficos para outras pessoas usarem.
Você também pode fazer dinheiro no universo da inteligência artificial. Basta licenciar seus modelos e algoritmos avançados para empresas que queiram melhorar seus produtos e serviços.
Permita que outras organizações usem sua tecnologia patenteada, como produtos químicos, técnicas de produção, equipamentos mecânicos etc. Assim, você pode monetizar sua inovação com royalties e expandir sua presença no mercado.
Uma estratégia bastante adotada por artistas e fotógrafos para ganhar royalties é a venda de fotos autorais na internet. Nesse processo, é possível subir fotos ou ilustrações em bancos de imagens e obter royalty sempre que alguém as adquire ou licencia.
Algumas firmas de vendas diretas e de marketing de rede oferecem oportunidades de ganhar royalties sobre as transações feitas por sua cadeia de distribuidores.
Produtores de alimentos podem angariar royalties por suas receitas e fórmulas originais aplicadas na fabricação de comidas, bebidas e itens correlatos. Essa é uma maneira estratégica de transformar conhecimento culinário em potencial de lucro.
Conforme a economia global avança, a digitalização e a tecnologia criam chances para distribuir royalties em setores como propriedade intelectual. Por outro lado, os royalties ligados a recursos naturais vão enfrentar desafios, porque o mundo está cada vez mais preocupado com a sustentabilidade.
Além disso, será importante manter a transparência na forma como o royalty é gerenciado e distribuído.
Gostou do conteúdo? Então, aproveite para seguir a Remessa Online nas redes sociais. Estamos no Facebook, Instagram, YouTube, LinkedIn e X (antigo Twitter).
Royalties são remunerações recebidas por uma pessoa quando concede a outra o uso e comercialização de algo que ele tem direitos exclusivos. Isso pode ser desde coisas tangíveis, como apartamentos e bens, até propriedades intelectuais, como tecnologias, composições e até mesmo obras literárias.
A cobrança do royalties, geralmente, é feita com base em um percentual do dinheiro obtido com a comercialização ou uso de um determinado bem. Entretanto, vai depender de cada contrato acordado entre as partes.
Os principais tipos de royalties são de franquia, de petróleo e gás natural, de propriedade intelectual e de mineração.
Saiba onde assistir o jogo do Corinthians hoje, às 19h, contra o Huracán pela estreia…
Veja como recuperar conta do Instagram em 2025 com passos simples para resolver perda de…
Cotação do ouro hoje e fatores que influenciam seu preço. Entenda como investir no metal…
A Bigscreen anunciou o lançamento do seu mais novo headset de VR (realidade virtual), o…
O Dia Mundial do Autismo, 2 de abril, visa aumentar a conscientização sobre o Transtorno…
Descubra os melhores lugares baratos para viajar no Brasil em 2025, com opções acessíveis em…