RRR: entenda o indicador Required Rate of Return

Business analysis, accounting and finance investment concept. Double exposure of business man working on digital tablet and coins with digital diagram, business data, financial graph

No mercado financeiro, é fundamental conhecer os indicadores para tomar a decisão certa. Afinal, nunca deve ser uma aposta, mas sim uma análise consolidada. Nesse cenário, aparece o Required Rate of Return (RRR) obrigatório.

De modo geral, esse indicador apresenta qual é o retorno do investimento (ROI) realizado. É usado tanto no Brasil quanto no exterior para mensurar os riscos e a expectativa de rendimento ativo.

A partir disso, fica mais fácil tomar decisões acertadas e aumentar a chance de ter uma boa rentabilidade. Achou interessante e quer saber mais sobre o RRR? Então, leia este post.

Afinal, o que é taxa de retorno obrigatório?

A Taxa de Retorno Exigida é um indicador que mostra o retorno necessário. O required rate of return equivale à taxa mínima de atratividade, que mostra a rentabilidade mais baixa que o investidor aceita nas ações de uma empresa.

Para fazer essa avaliação, também é considerado o risco associado ao manter o ativo em sua carteira. Assim, você sabe se o rendimento do título compensa as potenciais perdas.

O indicador é usado no mercado de investimentos e em finanças corporativas, para analisar a remuneração de determinado projeto. De modo geral, quanto mais arriscado, mais alta é a Taxa Necessária de Retorno.

Quais são os modelos de cálculo do Required rate of return?

A Taxa de Retorno Obrigatório pode ser calculada a partir de diferentes modelos. Veja os principais.

Modelo de desconto com dividendo

Para os investidores que desejam comprar ações de uma companhia que paga dividendos, o desconto com dividendo é o modelo ideal. Ele também é chamado de crescimento de Gordon.

Basicamente, o modelo calcula o required rate of return para o patrimônio líquido de uma ação que oferece dividendos. Para isso, é utilizado o preço atual do ativo e a taxa de crescimento esperada. A fórmula a ser aplicada é:

RRR = (pagamento esperado de dividendos dividido pelo preço atual das ações) vezes a taxa prevista de crescimento dos dividendos

Modelo para precificar ativos de capital (CAPM)

É mais indicado para investidores que optam por ações que não pagam dividendos. Nesse caso, a fórmula utiliza o coeficiente de risco de exploração, chamado de versão beta do ativo.

Ele mede o risco de um investimento a longo prazo ou ação. Quando o resultado ficar acima de 1, é um sinal de alerta. Essa é uma indicação de que o ativo é bastante arriscado, quando comparado ao mercado financeiro em geral.

Caso fique abaixo de 1, há menos risco do que a média do mercado. A fórmula é:

RRR = taxa de retorno sem risco beta 1 vezes (taxa de retorno do mercado menos  a taxa de retorno sem risco)

Tenha em mente que, em qualquer um dos modelos, a inflação deve ser considerada no cálculo. Essa é a melhor forma de encontrar o resultado preciso e chegar a uma quantia aceitável.

Vale a pena contar também, com o custo de capital e o retorno disponível em outros investimentos. De toda forma, o Required Rate of Return consiste em uma taxa mínima subjetiva.

Por exemplo, quem tem um perfil arrojado tende a tolerar um nível de risco maior do que uma pessoa conservadora. Portanto, é preciso considerar a sua situação antes de definir qual é o melhor caminho a seguir.

Qual a forma de analisar a Taxa de Retorno Obrigatório?

Como afirmamos, o required rate of return é subjetivo. Isso depende muito do seu perfil de tolerância ao risco. O ideal é avaliar algumas variáveis, como:

  1. Preferências de risco e retorno;
  2. Expectativas de estrutura de capital e inflação.

De toda forma, isso é um conceito-chave para analisar o patrimônio líquido e as finanças corporativas. Por exemplo, na fórmula CAPM, se o beta da ação é alto, a taxa de retorno também será elevada.

Assim, é possível utilizar o Required Rate of Return para avaliar o potencial retorno de determinado investimento, seja nacional, seja estrangeiro. Depois de fazer essa análise, é só contar com a plataforma de transferências internacionais certa.

A Remessa Online permite fazer transações no prazo de 1 dia útil e com custo a partir de 1,3%. A tarifa bancária pode ser zerada e a cotação é comercial.

Com tudo isso, você já pode aplicar a Taxa De Retorno necessária para tomar suas decisões de investimentos. Aproveite e conte com a Remessa Online para facilitar suas operações internacionais.

Quer conhecer os serviços da Remessa Online e entender como funciona? Cadastre-se na plataforma e veja como fazer a movimentação do seu dinheiro para o exterior.

Resumindo

Como calcular a Taxa de Retorno Obrigatório?

Existem dois modelos principais: o CAPM e o desconto com dividendo.

A Taxa de Retorno Exigida é igual à taxa de retorno esperada?

Não. O required rate of return ajuda a definir se o retorno do investimento compensa o custo investido. A taxa de retorno esperada sinaliza quanto você pode esperar obter.

Related posts

De Olho no Câmbio #304: Euro se prepara para uma forte rodada de desvalorização

Paridade Euro-Dólar à caminho

Dia será marcado por novos acertos para o pacote fiscal