Estados Unidos e China finalmente assinaram a fase 1 do acordo que visa pôr fim à Guerra Comercial entre eles. Câmbio abriu em queda nesta quinta-feira (16/1)
O Dólar americano fechou a quarta-feira cotado a 4,1756, após ter começado o dia em 4,1322. O Euro fechou o dia em 4,6568, após ter iniciado o pregão em 4,5992. A americana abriu esta quinta-feira cotada a 4,1760 e o abriu o dia cotado a 4,6568.
Agenda de hoje
No exterior, os dados econômicos mais relevantes virão dos e da . Nos , os principais indicadores desta quinta-feira são: o desempenho do setor varejista no mês de dezembro, os novos pedidos de seguro-desemprego semanal e o índice de atividade econômica do FED de Filadélfia. Na , os principais dados são: a produção industrial, o volume de investimentos em ativos fixos, ambos referentes ao último mês do ano, a taxa de desemprego e o do quarto trimestre de 2019.
Na agenda doméstica estão os dados do IGP-10 e da atividade econômica referente ao mês de novembro divulgado pelo .
Perspectivas para o dia
x
A despeito da assinatura da fase um do acordo que visa encerrar a guerra comercial entre e , o mercado não reagiu bem e o renovou a máxima desde dezembro com relação ao . Os dados divulgados hoje não devem trazer maiores surpresas e a expectativa é de que haja alguma acomodação no movimento especulativo, ou seja, que o ganhe força frente ao .
x
Na Zona do , a ausência de indicadores relevantes nesta quinta-feira deve manter os desdobramentos do encerramento da fase um do acordo como maior contributo na cotação da . A expectativa é de que a europeia perca força frente ao .
André Galhardo é economista-chefe da Análise Econômica Consultoria, professor e coordenador universitário nos cursos de Ciências Econômicas. Mestre em Economia Política pela PUC-SP, possui ampla experiência em análise de conjuntura econômica nacional e internacional, com passagens pelo setor público.