Saiba o que é a Investe São Paulo

Visando estimular a atividade empresarial, alguns estados criam programas de estímulo às empresas. São Paulo, por exemplo, tem a Investe São Paulo, organização de incentivo ao setor empresarial no estado. Confira neste post mais informações sobre a iniciativa.

A Investe São Paulo (ou Investe SP) é uma organização social que atua juntamente com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, com objetivo de apoiar e estimular as empresas que querem se instalar no estado ou expandir aqueles que já estão em São Paulo. 

A organização desenvolve um trabalho importante que ajuda as empresas a se desenvolverem e alcançarem novos mercados. Veja como a Investe São Paulo pode ajudar o seu negócio.

O que é a Investe São Paulo?

A Investe São Paulo – Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade – foi criada para ajudar as empresas que precisam se instalar em São Paulo ou já atuam no estado, mas querem expandir.

Para auxiliar as empresas que querem se instalar em São Paulo, a Investe São Paulo atua na disseminação de informações estratégicas e logísticas gratuitas que ajudam os empreendedores a posicionar suas empresas fisicamente e facilita o contato entre empresas e órgãos públicos ou privados. 

Além disso, a agência também presta assessoria tributária, ambiental e de infraestrutura para os empreendedores e seus projetos. 

A ideia de criar a Investe São Paulo surgiu a partir de uma demanda da Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo, que já tinha uma área dedicada a orientar os investidores. Porém, o crescimento da procura pelo órgão fez com que uma estrutura exclusiva fosse criada. 

A Investe São Paulo é responsável por coordenar o Programa de Qualificação para Exportação na região metropolitana de São Paulo.

Programas Investe São Paulo

A Investe São Paulo atua em diferentes setores da indústria e do comércio, prestando apoio às empresas e empreendedores. Com o objetivo de estimular a cadeia produtiva e a atuação das empresas dentro e fora do Estado, a organização desenvolve diversos programas de apoio e fomento a negócios.

O Programa de Qualificação para Exportação (PEIEx), criado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) é um desses programas. A Investe São Paulo é responsável por coordenar o programa na região metropolitana de São Paulo, atendendo 39 municípios. 

O objetivo do programa é selecionar mais de 100 empresas para serem atendidas durante um ano. O atendimento visa estimular e promover a cultura exportadora nas empresas, por meio de uma mentoria gratuita, com foco em pequenas e médias. Dessa forma, as empresas podem alcançar mercados maiores e expandir seus negócios para além do Estado e do país. 

As empresas que conseguem atingir mercados estrangeiros devem se atentar para as normas, legislações dos países, emissão de notas  e, principalmente, com as formas de recebimento. A transferência entre contas é um modelo comum, mas que pode gerar muitos custos para a empresa que está recebendo. 

Como empresas podem enviar ou receber dinheiro do exterior

Se sua empresa precisa ou pretende realizar operações financeiras que envolvam transações internacionais de envio ou recebimento de dinheiro, conheça as facilidade de usar a Remessa Online!

Remessa Online é uma plataforma totalmente digital, credenciada pelo Banco Central e que permite que pessoas jurídicas e pessoas físicas enviem dinheiro ao exterior ou recebam valores do exterior de maneira simples, rápida e segura.

Por meio da plataforma da Remessa Online você economiza em transações internacionais, já que a fintech tem o menor custo de envio e recebimento do mercado: apenas 1,3%.

O dinheiro é enviado em até 1 dia útil e para mais de 100 países! Sua empresa também pode receber pagamentos do exterior em até 2 dias úteis após o dinheiro depositado chegar ao Brasil. Faça seu cadastro rapidamente e passe a economizar em transações internacionais usando a Remessa Online.

Gostou de conhecer a Investe São Paulo? Leia também: Como participar das missões da StartOut Brasil


Related posts

Como fazer a Declaração Anual do Simples Nacional 2025 (DASN)?

Receita Federal amplia controle sobre PIX e transações com cartões de crédito

Declaração anual MEI: confira como fazer e datas para 2025