Saque ATM: tire todas as suas dúvidas aqui!

O saque ATM é uma solução muito utilizada por brasileiros e estrangeiros, principalmente pela praticidade que oferece. No entanto, é preciso conhecer as alternativas a essa opção, afinal, há cobrança de taxas e outros custos envolvidos.

Assim, você poderá avaliar as diferentes possibilidades para verificar se elas proporcionam benefícios para as suas finanças ao viajar para fora do país.

Quer entender mais sobre o saque ATM, seus custos e como reduzir as cobranças de serviços bancários ao viajar para o exterior? Então continue a leitura deste texto e aprenda!

O que é ATM?

ATM é a sigla para o termo em inglês Automatic Teller Machine. No Brasil ele é conhecido como caixa eletrônico, então é um conceito bastante conhecido entre os brasileiros. O ATM diz respeito a máquinas espalhadas por centros urbanos, que permitem transações com moedas e cédulas.

Dessa forma, os usuários podem utilizá-las para fazer saque em dinheiro de diversas contas bancárias, conforme as especificações de cada produto. Com a expansão dessa tecnologia, é comum que a maioria das instituições ofereça essa facilidade aos clientes.

Além dos saques, os ATMs permitem que o usuário realize pagamentos de contas por boletos ou transferências, além de outros serviços comuns como visualização e impressão de extratos. Geralmente, o horário de funcionamento das máquinas é determinado de acordo com o local. Em muitos lugares é possível encontrar ATMs que realizam serviços 24 horas.

Quanto custa um saque ATM no exterior?

Uma informação importante sobre o saque em ATMs diz respeito ao custo total dessa transação. Como você sabe, existem taxas e impostos cobrados quando brasileiros fazem operações financeiras em outros países. Então, é preciso ficar atento para planejar todos os gastos na sua viagem. Veja só!

IOF

O primeiro custo que incide no saque é a cobrança de IOF, o Imposto sobre Operações Financeiras. Ele é um tributo federal e incide em operações realizadas no Brasil e no exterior, com diversas alíquotas para cada transação.

Em relação ao saque em ATM, a alíquota é de 6,38% sobre a operação com cartão internacional no exterior. A cobrança incide sobre o total sacado, então o custo pode ser bastante expressivo dependendo do valor que você retirar na ocasião.

Portanto, sempre se planeje para diminuir esse pagamento, buscando alternativas que tenham uma incidência menor de IOF na  transação internacional.

Taxa da instituição do ATM

O segundo custo que você deve considerar é a taxa cobrada pela empresa responsável pelo ATM. Essa cobrança varia conforme o operador, que a utiliza para remunerar os serviços prestados aos clientes que usam seus aparelhos.

Assim, ela depende da companhia, das características do cartão e da quantia que você sacar. Como essa é uma taxa variável, o visor do aparelho informará qual será o valor total cobrado do saque que você deseja fazer. Assim, você poderá confirmar ou cancelar a operação antes que ela aconteça.

Tarifa bancária

Outro custo que você deve considerar é a taxa cobrada pelo seu banco. Nesse sentido, cada instituição financeira tem tarifas próprias para as transações realizadas no exterior. Portanto, sempre avalie a tabela do seu banco e verifique quais são as taxas cobradas para saques em ATMs em países estrangeiros.

Taxa de câmbio

Por último, há a cobrança de uma margem na taxa de câmbio. Esse custo também é derivado do seu banco e diz respeito à conversão do seu saldo em conta para a moeda estrangeira. O câmbio utilizado para isso é o Ptax, que é uma paridade do real e o dólar divulgado pelo Banco Central.

Sobre esse câmbio também incide um custo calculado pela instituição financeira em que você tem conta. Assim, eles cobram uma margem de lucro sobre o câmbio para disponibilizar o serviço de saque internacional por meio das ATMs.

Quais cartões podem ser usados em um ATM?

Também é preciso esclarecer uma dúvida comum dos usuários de ATMs em outros países: quais cartões podem ser utilizados nos caixas eletrônicos internacionais? Nesse sentido, existem regras importantes para você conseguir sacar uma parte do saldo da sua conta em um ATM.

O funcionamento deles é muito parecido com os caixas eletrônicos brasileiros. Dessa forma, existem os vinculados especificamente a determinados bancos e aqueles que servem para diversas instituições — mas cobram taxas mais caras para disponibilizar esse serviço, geralmente 24 horas.

Para utilizar o saque, o cartão precisa ser internacional, assim, seu cartão de crédito ou de débito convencional não servirá para fazer operações no exterior. Caso a bandeira seja Plus — da bandeira Visa — ou Cirrus — da bandeira Mastercard — o saque poderá ser feito em qualquer país.

Além disso, o cartão internacional precisa ser desbloqueado para utilização no exterior, caso você não tenha realizado esse procedimento previamente. Isso é feito por meio do seu internet banking, que deve ter uma opção no aplicativo ou no site para o desbloqueio do cartão.

Se essa opção não for disponibilizada por meio do internet banking, você precisará se dirigir até uma agência do seu banco para concluir o processo. Por isso, é fundamental verificar essa questão com antecedência para não ter problemas durante a viagem.

Como você verá, existem ATMs que já têm acesso por meio da biometria ou QR Code. No entanto, não são todas as máquinas que oferecem essa funcionalidade. Ademais, essas funções precisam ser cadastradas no seu banco.

Como fazer o saque ATM?

Para fazer o saque em um ATM é preciso ter um cartão compatível com a máquina utilizada. Contudo, existem terminais que permitem o saque sem cartão, por meio de biometria, QR Code ou um código.

As máquinas também podem ser de bancos específicos ou operar em diversas instituições. Em todos os casos, ao usufruir do ATM, basta inserir o cartão ou outras formas de acesso do usuário para acessar a conta e conferir os serviços disponíveis naquele terminal.

Depois, encontre e selecione a opção de saque da sua conta, lembrando de ter certeza sobre o saldo antes de realizar a operação. Em seguida, preencha o valor desejado para retirar.

Em operações sem o cartão, algumas máquinas podem exigir a informação do número da conta utilizada. Feito isso, insira a sua senha de acesso aos terminais — vale lembrar que ela não é a mesma usada para o internet banking.

Por fim, basta retirar o dinheiro no local indicado pelo terminal. Dependendo do modelo utilizado, o local de retirada pode ser em diferentes posições, por isso, é importante ficar atento a essa questão antes de realizar o saque. Assim você evita demora no procedimento e até mesmo protege os seus recursos no momento da retirada.

Também vale lembrar que o banco ou o próprio fornecedor de serviços pode cobrar taxas adicionais sobre a transação. Portanto, é fundamental ficar atento a esse ponto para evitar surpresas no momento de realizar serviços no ATM, principalmente em relação aos saques mais elevados.

Como economizar ao fazer um saque ATM no exterior?

Como você viu, o procedimento para fazer o saque em ATMs com contas brasileiras pode ser bastante burocrático e custoso, tendo em vista todas as taxas aplicadas. Por isso, é fundamental encontrar formas de economizar com esses saques por meio de soluções seguras e eficientes.

Nesse sentido, você pode contar com a Remessa Online. Trabalhamos desde 2016 com foco em oferecer transferências internacionais de modo rápido e confiável. Além de contarmos com as melhores condições do mercado em relação às taxas e os custos dessas transações.

Temos uma plataforma especializada em transferências internacionais em que você conta com intuitividade, modernidade e redução total de burocracias. Assim, você consegue enviar dinheiro para contas no exterior em apenas alguns cliques e o montante será transferido em apenas 1 dia útil.

Além disso, todo o procedimento, desde o cadastro até a transferência, é feito totalmente online. Para isso, você pode utilizar uma conta em nome próprio situada em outro país ou mesmo em nome de um familiar ou conhecido.

Dessa maneira, você realiza a transferência com custos de câmbio, IOF e taxas mais acessíveis que as cobradas pelos bancos tradicionais, e depois poderá fazer o saque em ATMs sem outras tarifas.

Pronto! Agora você já sabe como funciona o saque ATM e quais são os custos quando se usa uma conta nacional para retirar dinheiro no exterior. Por outro lado, você também viu que a transferência da Remessa Online pode reduzir a burocracia e os custos, facilitando o seu planejamento financeiro e suas viagens internacionais.

Quer contar com as melhores condições do mercado para fazer transferências internacionais? Então conheça a Remessa Online!

Resumindo

O que é saque ATM?

ATM é a sigla para Automatic Teller Machine que, no Brasil, você conhece como caixa eletrônico. Assim, o saque ATM é o ato de retirar dinheiro de uma conta de um banco por meio de máquinas específicas para essa finalidade, utilizando um cartão fornecido pela instituição financeira ou mesmo por biometria.

Como funciona o saque ATM?

Para fazer o saque ATM você precisará de um cartão internacional desbloqueado no seu banco. Além disso, você precisa ter saldo na conta e pagar as taxas e o câmbio no momento do saque. No entanto, utilizando uma conta internacional você pode reduzir esses custos e a burocracia.

Related posts

Receita Federal amplia controle sobre PIX e transações com cartões de crédito

HMPV: o que é, sintomas e prevenção da doença que está aumentando na China

ADP deve reforçar resiliência do mercado de trabalho americano