Aprenda a fazer saque internacional pelo Banco do Brasil

Vai viajar para o exterior e quer fazer um saque internacional pelo Banco do Brasil? Entenda como essa alternativa funciona, veja os custos e saiba se vale a pena!

Uma viagem para outro país, uma experiência de intercâmbio, uma vivência diferente. Tudo isso é o objetivo de milhares de pessoas. Porém, pode ser difícil lidar com as questões financeiras. Por isso, é necessário entender melhor como funciona o saque internacional pelo Banco do Brasil.

Com aproximadamente 63 milhões de clientes, o Banco do Brasil sempre aparece na lista dos 5 maiores do país. Para usar o seu cartão no estrangeiro, é preciso garantir que ele esteja apto para uso no exterior.

Como fazer isso? Qual é a melhor opção para saque internacional? Quais são os custos envolvidos? Esses são os assuntos que vamos abordar neste post.

É possível habilitar seu cartão do Banco do Brasil para que ele efetue saques em terminais de autoatendimento no exterior.

Como habilitar o cartão para uso internacional?

Os cartões de débito e crédito do Banco do Brasil podem ser habilitados para uso no exterior. Para isso, você deve verificar se o desbloqueio já foi realizado nos caixas eletrônicos ou no internet banking. 

Caso ainda esteja impedido de realizar as transações, é possível fazer a habilitação por terminais de autoatendimento, pela Central de Atendimento BB, agências ou internet. O procedimento pode ser realizado, inclusive, em caráter emergencial.

Qual cartão levar para o exterior?

Você pode utilizar qualquer cartão que tiver. No entanto, o Banco do Brasil alerta que a rede Visa/Plus nem sempre oferece opções de saque internacional. Portanto, o ideal é ter em mãos o Ourocard Mastercard.

Se tiver apenas o Visa, a tarjeta da bandeira Mastercard pode ser conseguida sem pagamento de anuidade. Outra opção oferecida é o Visa Electron, um cartão de débito que funciona para saques internacionais pelo Banco do Brasil.

Como identificar os terminais disponíveis para saque internacional no Banco do Brasil?

Se você tiver um cartão Visa, basta verificar os caixas eletrônicos com adesivos da marca Plus. Caso tenha um Mastercard, o selo é da Cirrus. Em alguns terminais, o saque pode ser realizado com as duas bandeiras.

Confira se o terminal tem a opção de saque internacional pelo Banco do Brasil em conta-corrente e cartão de crédito. Boa parte deles oferece apenas a segunda alternativa, que costuma gerar mais custos.

Quais são os tipos de saques internacionais no Banco do Brasil?

Existem 3 principais modalidades de saque internacional no Banco do Brasil. A primeira delas é o credit account, ou conta cartão. Ele funciona com o resgate do valor pela função crédito.

O segundo tipo de saque é o checking account, ou conta-corrente. É o modelo mais usado no dia a dia, em que o valor é debitado na hora do saldo disponível na conta.

Por fim, ainda existe o saving account, ou conta-poupança. Nessa modalidade, o dinheiro é retirado da poupança, sem mexer no limite do cartão de crédito ou no saldo em conta-corrente.

Há taxas para realizar saques internacionais Banco do Brasil. Fique atento a elas para evitar surpresas.

Quais são os custos para saques no exterior?

O Banco do Brasil tem um custo de saque no exterior de 2,50 dólares ou 2,50 euros, se o procedimento for feito pelo Ourocard Visa TravelMoney (VTM). O valor incide por procedimento executado. Ainda existe a taxa de câmbio, que é a turismo, ou seja, cobra uma margem de lucro sobre o índice comercial.

No cartão de débito e de crédito, o resgate da quantia custa R$ 20. Aqui, também vale o câmbio turismo. Em qualquer uma das três operações, há aplicação de Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), com uma taxa de 6,38%.

Melhor maneira de levar dinheiro ao exterior

Para evitar a cobrança alta de IOF e de taxas de saque ou movimentação, seria mais vantajoso abrir uma conta no exterior e enviar o dinheiro para essa conta. Assim você usa o dinheiro no exterior sem pagar taxas elevadas. A Remessa Online é uma plataforma brasileira de transferências internacionais que permite que você envie dinheiro ao exterior com o menor custo de serviço do mercado: apenas 1,3%.

A Remessa Online é credenciada pelo Banco Central, opera para mais de 100 países e o dinheiro é enviado em apenas 1 dia útil. Assim, fica mais fácil usar o dinheiro em outro país e deixar de se preocupar com o cartão pré-pago internacional, certo? Então, pense sobre as opções e defina qual é a melhor para você.

Então, que tal conhecer melhor a Remessa Online e ver como ela pode agilizar e facilitar os saques internacionais? Acesse nosso site e confira como nossos serviços funcionam!

Related posts

Receita Federal amplia controle sobre PIX e transações com cartões de crédito

IPVA 2025: veja calendário de pagamento e como calcular

Onde Investir em 2025: Estratégias para crescimento financeiro