Uma scale up é uma empresa de alto crescimento. O termo é válido para startups, que passam por diferentes etapas até alcançar a maturidade.
Nem todo negócio se encaixa nesse conceito. É preciso garantir algumas características para chegar a esse patamar. Para explicar melhor, criamos este post. Acompanhe.
O que é uma scale up company?
Uma scale up é uma empresa de alto crescimento e que sustenta sua escalabilidade por três anos ou mais. Segundo o professor Guilherme Fowler, para se encaixar nesse conceito, a empresa deve ter mais de 10 colaboradores e crescimento médio de 20% ao ano nesse período mínimo.
Apesar de existir essa definição, ela não é estanque. Na realidade, passa por constantes revisões. De toda forma, sempre se refere a uma companhia que validou seu produto e provou ser sustentável.
Além disso, uma scale up pode ser uma evolução das startups. Afinal, conforme elas crescem, podem atingir esse nível de crescimento esperado.
Dessa maneira, as companhias enquadradas nesse contexto precisam ter as seguintes características:
- Escalabilidade, ou seja, as despesas crescem muito menos do que as receitas;
- Crescimento exponencial, de 20% ou mais por três anos, pelo menos;
- Eficácia comprovada, devido à validação do produto no mercado;
- Mindset inovador, que preza a competitividade, o encantamento dos clientes, um mercado com grande potencial e uma visão envolvente.
Para que serve uma scale up company?
Uma empresa desse porte e com resultados consolidados é excelente para a produtividade e o desenvolvimento econômico do país. Ela ajuda na geração de empregos e renda.
Para ter uma ideia, em 2018, aproximadamente 20 mil companhias estavam em fase de escalonamento. Apesar de representarem apenas 0,5% do total de negócios do País, eram responsáveis por quase 70% dos empregos gerados.
O motivo é que as scale ups contratam 31,3 funcionários novos a cada ano. O restante das companhias faz a admissão de 0,34, em média.
Outro levantamento, desta vez do IBGE, indica que essas empresas equivalem a 1,3% do total das companhias no país. Ainda assim, geram 46% dos novos postos de trabalho.
Além desse fator, o alto ritmo de crescimento do negócio leva à eficiência. Assim, esses negócios são capazes de aumentar o número de clientes e seu faturamento de forma acelerada. Tudo sem a elevação proporcional dos custos.
Quais são os desafios da scale up company?
Assim como qualquer negócio, as scale ups enfrentam vários desafios. Entre os principais estão:
- Construção de uma boa equipe, de alto desempenho. Para isso, é preciso efetivar uma boa gestão de pessoas;
- Desenvolvimento de lideranças. Elas são necessárias para garantir a continuidade do negócio;
- Contratação de profissionais e a formação de um time capacitado para implementar a inovação;
- Efetivação de uma boa gestão de marketing e vendas, para atrair e reter clientes;
- Acesso a crédito e investimentos, já que isso é necessário para expandir o negócio e aumentar a base de clientes;
- Solidez na gestão, com centralização das decisões. Por isso, é importante ter pessoas para conversar e encontrar respostas para os dilemas;
- Existência de barreiras regulatórias e burocracia.
Qual a relação entre scale up e startups?
Apesar de muitas scale ups serem startups, nem sempre isso acontece. Uma companhia tradicional também pode se enquadrar nesse conceito, se inovar e escalar seu crescimento.
Muitas vezes, as startups conseguem esses resultados, porque elas são escaláveis, enxutas e duradouras. Portanto, fazem parte de um ambiente propício para essa mudança de patamar.
Em outras palavras, uma scale up apenas indica uma companhia que cresceu de forma acelerada e consistente. Portanto, qualquer empresa é capaz de atingir esse nível.
Exemplos de empresas scale up
Várias companhias alcançaram esse patamar no Brasil. Alguns dos maiores exemplos são:
- Loggi: é uma empresa que conecta clientes de uma entrega a um mensageiro;
- 99: é uma plataforma de transporte urbano;
- iFood: trabalha com delivery;
- Banco Inter: é um banco digital e foi o primeiro a ter suas ações listadas na bolsa de valores, a B3;
- Sympla: permite criar, organizar, divulgar e gerenciar eventos;
- Take: atua com contatos inteligentes para a comunicação entre empresas e pessoas;
- Kenoby: oferece um software SaaS voltado para recrutamento e seleção;
- Cora: direcionado para a simplificação da gestão de pequenas e médias empresas;
- Gympass: tem parceria com milhares de academias para que os assinantes compareçam em qualquer lugar que queiram.
Como construir uma scale up?
Para fazer o seu negócio se tornar uma scale up, você deve garantir a escalabilidade. Por isso, elabore um orçamento que considere essa questão. Se necessário, busque alternativas para aporte de capital.
Com a viabilidade do plano, é preciso ter pessoas responsáveis para analisar os processos dos diferentes setores do negócio. O foco deve ser a inovação para assegurar a escalabilidade a partir das seguintes práticas:
- Contratar mais pessoas;
- Receber e emitir notas fiscais;
- Escriturar uma contabilidade complexa e longa;
- Atender mais clientes no pós-venda;
- Atrair mais consumidores.
Lembre-se de que o foco é ir além do aumento das vendas. Quando se pensa em uma scale up, também é preciso considerar os investimentos internos e externos.
Assim, é possível conseguir mais fontes de financiamento. Ainda é necessário aperfeiçoar os diferentes setores e focar na eficácia. Ao fazer isso, a empresa consegue passa para outro patamar: scale up.
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Resumindo
É uma companhia escalável e de alto desempenho. Por isso, muitas vezes é uma startup que evoluiu.
São as scale ups, que também conseguem gerar emprego e renda, e trazem outros benefícios à sociedade.