SEO para Blog: dicas essenciais para conquistar a 1ª posição

Entenda o que é SEO para blog e porque essa otimização pode ser o diferencial do seu negócio!

Quem nunca teve uma dúvida aleatória e imediatamente pesquisou no Google para saber a resposta? Hoje, fazemos isso diariamente, sem pensar duas vezes, e geralmente clicamos no primeiro link da página. Mas você sabia que o SEO para blog é uma estratégia pensada justamente para esse comportamento?

Com grande parte do mundo atualmente conectada à internet, estar presente nas páginas de pesquisa do Google pode ser uma estratégia e tanto para quem quer ter mais visitas no seu site.

Por isso, diversas empresas e profissionais de marketing começaram a pensar em métodos para alavancar posições e ficar na primeira página (ou até mesmo nas primeiras posições) do Google.

Neste artigo, vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre essa técnica conhecida como SEO para blog, tão utilizada pelas empresas ultimamente.

Além disso, você vai entender os motivos para apostar nesse método, e como fazê-lo funcionar na prática.

Achou interessante? Continue acompanhando e descubra mais!

O que é SEO

A sigla SEO vem do inglês, e significa Search Engine Optimization. Como o nome denuncia, ela representa o processo de otimização dos sites e conteúdos para que eles sejam mais aceitos pelos mecanismos de busca, como o Google.

O Google sempre vai optar pelos resultados que melhor respondam à necessidade do usuário. Mas como todo esse processo é automatizado, existem algumas “fórmulas” que os motores de busca utilizam na hora de organizar os conteúdos.

O que o SEO faz é justamente incorporar essas “fórmulas” aos sites para ranqueá-los melhor nas pesquisas do Google, sempre buscando chegar ao topo da página.

Em outras palavras, com conteúdos em SEO, os motores de busca vão ter preferência pela sua página em comparação a outras que falem sobre o mesmo assunto, mas que não estejam otimizadas.

Dessa forma, um nível baixo de otimização dos seus conteúdos pode afetar a visibilidade do site, assim como um alto pode trazer mais visitantes.

E quanto mais pessoas visitarem seu site, mais chances você tem de vender! Além disso, com as visitas orgânicas, você consegue aumentar a autoridade da sua marca no mercado e até mesmo arrecadar lucros com o número de cliques nas páginas.

Com isso, a persona ficará engajada em seu conteúdo e ainda pode se lembrar da sua marca quando for comprar um produto ou serviço, mesmo que não seja naquele momento.

Interessante, não é mesmo? Agora, entenda a importância de SEO para blog!

Qual a importância do SEO para um blog?

Já explicamos porque é interessante otimizar seu site em SEO, mas você sabe porque a maioria das empresas também utiliza essa técnica em blogs?

Vamos supor que você tenha uma empresa que vende fones de ouvido. Quando uma pessoa pesquisa no Google “melhores fones de ouvido para academia” ou “o que é essencial em um fone de ouvido”, não seria interessante que o seu site aparecesse em primeiro lugar? 

Afinal, a pessoa em questão, mesmo se não conhecer sua marca ou se não for comprar naquele momento, tem claramente um interesse em fones de ouvido.

Por isso, muitas empresas apostam no SEO para blog — uma forma interessante de atrair leads (clientes em potencial) é disponibilizando artigos que se relacionem com a área em que sua empresa atua.

Dessa forma, ainda que inicialmente não saibam sobre a sua empresa, muitos consumidores podem passar a conhecê-la quando fizerem pesquisas específicas no Google e o seu site aparecer na primeira página.

O SEO para blog é interessante porque, de acordo com pesquisas, os 5 primeiros resultados no Google recebem 67% de todos os cliques, e pouquíssimas pessoas vão para a segunda página em busca de respostas.

Portanto, se você quer manter seus conteúdos na primeira página do Google, o SEO para blog é essencial.

O que são motores de busca?

Você já sabe que o Google é um motor de busca, mas entende de fato do que se trata esse conceito?

Embora o gigante da internet tenha se popularizado há relativamente pouco tempo, o primeiro navegador data dezembro de 1990, chamado de WorldWideWeb. Para medir o crescimento dessa nova rede, foi criado o World Wide Web Wanderer, considerado o primeiro de todos os buscadores.

Com o avanço da tecnologia, os motores de busca também evoluíram. O primeiro site utilizado para pesquisas em larga escala foi o Yahoo, que logo foi superado pelo Google.

Hoje, o Google é utilizado em cerca de 92,47% das pesquisas na internet, tornando-se o mecanismo de busca mais utilizado. O segundo colocado é o Bing, com 2,31%, seguido do Yahoo, com apenas 1,53%.

Como os algoritmos do Google funcionam

Já que o Google é, de longe, o motor de busca mais utilizado, é nele que estão focadas as técnicas de SEO para blog.

Ou seja, o SEO foi criado pensando nos mecanismos do Google para ranqueamento de sites e, por isso, é interessante entender como esses algoritmos funcionam.

O algoritmo completo do Google não é divulgado, mas ele utiliza diversas métricas para fazer o ranqueamento de sites nos mecanismos de buscas. Separamos os principais para você entender melhor como funciona. Confira abaixo:

  • PageRank: avalia a importância do site para a internet. De maneira geral, ele prioriza três fatores — a quantidade de links da página, a qualidade deles e o contexto em que estão inseridos.
  • TrustRank: verifica se o site é legítimo ou não. Quanto mais o seu site tiver aparência de uma grande marca, mais o Google tende a confiar nele e priorizá-lo nos rankings.

Mas não perca a cabeça! Foque em melhorar o seu SEO para blog e otimizar seu site, sem se preocupar estritamente com as métricas e, aos poucos, você vai conseguir conquistar a confiança do Google.

Principais fatores de ranqueamento SEO

Conforme mencionado, o SEO funciona para otimização tanto dos conteúdos quanto do site. E na hora de ranquear a sua página, pode ter certeza que o Google leva ambos em conta.

Pensando nas métricas e informações sobre o algoritmo do Google, o SEO pode ser separado em duas categorias: on page e off page. Ambas são extremamente necessárias para um SEO para blog que realmente dê resultados. Confira!

SEO on page

No SEO on page, as práticas de otimização são feitas dentro da própria página, e levam em consideração desde o design até a usabilidade do site.

Existem algumas categorias do SEO on page para se ter atenção, como:

Qualidade do conteúdo

Um conteúdo de qualidade deve ser relevante, ter linguagem adequada e resolver o problema do usuário. É nisto que está focada a produção de artigos SEO para blog.

Além disso, é importante trazer links de referência, principalmente para estudos e provas sociais, e se atentar ao tamanho do post — que vai depender da complexidade do assunto abordado.

No entanto, lembre-se de que seu foco é resolver o problema do internauta, e nenhum texto curto demais vai conseguir esse feito.

SEO Title

No SEO para blog, outro fator importante é o título dos artigos, que aparece para os usuários quando eles fazem a pesquisa.

Dessa forma, tente apresentar um título que chame a atenção do leitor e o faça querer clicar na sua página. Lembre-se de que vários concorrentes estão tentando a mesma coisa, portanto, o seu deve ser o mais atrativo.

Entre as principais regras de SEO title, podemos citar:

  • Deve ter até 60 caracteres;
  • Conter a palavra-chave, se possível no início;
  • Ser objetivo;
  • Ter uma URL amigável (simples e compreensível).

Palavra-chave

Já ouviu falar nesse termo? Ele é importantíssimo no SEO para blog, e um dos principais requisitos do Google para ranquear conteúdos.

A palavra-chave é o termo que norteia o artigo, e deve aparecer diversas vezes. A quantidade vai depender do tamanho do texto, mas você deve se certificar de utilizá-la pelo menos em alguns casos, como:

  • Obrigatoriamente no título do artigo;
  • Quando couber, em subtítulos;
  • De forma orgânica ao longo do texto;
  • Se possível, na introdução e conclusão.

Tempo de permanência na página

Outro método do Google para ranquear conteúdos que o SEO para blog leva em consideração é o tempo de permanência do usuário na página.

Tal fato ocorre porque, se o seu site tem milhares de visitas por dia, mas poucas pessoas ficam mais do que cinco segundos na página, por exemplo, o Google entende que existe alguma coisa errada que os ranqueadores não pegaram.

Por isso, quanto menor for o tempo de permanência do usuário na página, mais o seu ranqueamento provavelmente será diminuído. Do mesmo modo, se o internauta fica bastante tempo no site, o Google entende que o conteúdo é relevante, e o ranqueia mais alto nos mecanismos de busca.

Meta descrição

Meta descrição (ou meta description, em inglês) é o resumo do texto que fica embaixo do SEO Title, feita para explicar e instigar o usuário acerca do conteúdo no artigo.

Com as diversas opções que os mecanismos de buscas oferecem, o internauta quer ter certeza de que a sua página é a melhor escolha. Assim, no SEO para blog, a meta descrição é importante para que o usuário tome a decisão de clicar no seu site

Portanto, ela não é necessariamente um fator de ranqueamento para o Google, mas vai te ajudar a receber mais cliques e, indiretamente, fazer com que seu conteúdo suba de posição (desde que tudo esteja devidamente otimizado em SEO para blog).

A meta descrição deve ter entre 125 e 150 caracteres, além de apresentar clareza sobre o conteúdo que o consumidor vai receber ao acessar a página.

Links internos

Utilizar links internos, ou seja, links que redirecionem para outros conteúdos do seu site, também é uma das formas de otimizar seu SEO para blog. Esse fator ocorre porque, com a linkagem interna, o Google entende que seu site tem outras informações interessantes sobre o tema abordado.

Além disso, a linkagem interna pode fazer com que o usuário permaneça ainda mais tempo no site, desde que ele clique em outro conteúdo ao longo do texto.

SEO off page

O SEO para blog off page está mais voltado para a experiência do site do que o conteúdo em si. Dessa forma, vamos entender um pouco sobre como otimizá-lo nessa situação. Confira as principais características para se levar em conta:

  • Link building, que acontece quando outros sites relevantes linkam o seu conteúdo ao deles, trazendo mais autoridade para o seu site;
  • SEO técnico, voltado para melhorias do site utilizando a programação e usabilidade;
  • UX, ou experiência do usuário;
  • Velocidade de carregamento (quanto mais rápido, melhor);
  • Conserto de erros, como links quebrados e páginas não encontradas;
  • Site responsivo ou mobile.

Vale notar que essas são apenas algumas das categorias para se considerar sobre esse tópico.

Atualizações do Google

O Google está sempre buscando deixar a experiência do usuário o mais completa possível. Visando melhorias, ele contou com algumas atualizações muito relevantes ao longo dos anos. Abaixo, você confere as principais:

  • Florida (2003): puniu sites que faziam repetição excessiva da palavra-chave, cujo objetivo era manipular os algoritmos do Google;
  • Panda (2011): puniu sites de baixa qualidade, que duplicavam conteúdos, pecavam no excesso de anúncios e utilizavam muito a palavra-chave, entre outros.
  • Penguin (2012): puniu quem utilizava SEO para blog para aumentar a classificação de forma artificial e manipulada;
  • Hummingbird (2013): fez uma revisão completa das atualizações anteriores.

Motivos para investir em SEO

Você sabia que mais de 90% das experiências online começam com uma pesquisa? Com essa informação, não precisaríamos dizer mais nada para te convencer a investir em SEO para blog!

No entanto, são diversos os motivos que fazem esse processo ainda mais interessante para as empresas. Confira os principais:

  • Aumenta o tráfego do site;
  • Gera mais leads;
  • Influencia positivamente a decisão de compra do consumidor;
  • Fortalece a reputação da empresa.

Entendeu o porquê do SEO para blog ser uma técnica importante do marketing digital? Com ele, você vai conseguir aumentar suas vendas a longo prazo e ainda trazer mais confiabilidade para os seus clientes.

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Resumindo

Como fazer SEO no blog?

As práticas de otimização de SEO on page incluem: qualidade do conteúdo, SEO Title, palavra-chave, tempo de permanência na página, meta descrição e links internos.

O que é SEO do blog?

O SEO para blog é uma forma interessante de atrair leads (clientes em potencial) ao disponibilizar artigos sobre temas dentro da área da empresa. Dessa forma, muitos consumidores podem passar a conhecê-la quando fizerem pesquisas específicas no Google e seu site aparecer na primeira página.

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