SEO para YouTube: 7 técnicas que todo youtuber deve conhecer

O SEO para YouTube depende de vários fatores, mas todos ajudam no ranqueamento. Entenda o que fazer para alcançar bons resultados.

O Search Engine Optimization é a principal estratégia para melhorar o ranqueamento dos vídeos. Ou seja, é por meio dele que as pessoas encontrarão seus conteúdos nas páginas de pesquisa da plataforma.

Sem trabalhar bem o SEO para YouTube, seu canal está fadado a ficar aquém do seu potencial. Por mais que você tenha um público fiel, dificilmente conseguirá mantê-lo sem uma boa estratégia.

Isso porque todos os detalhes fazem a diferença. Então, quais são as principais técnicas que todo youtuber deve conhecer? Neste post, apresentamos as 7 principais e explicamos por que é importante investir nelas. Continue a leitura e saiba mais!

Afinal, o que é SEO?

O SEO consiste em um conjunto de técnicas e estratégias para otimizar a experiência do usuário. Por meio delas, o algoritmo da plataforma entende que aquele conteúdo é relevante e o material fica mais bem ranqueado nos mecanismos de pesquisa.

No YouTube, a ideia é a mesma. O objetivo é sempre fazer o seu vídeo ser encontrado com mais facilidade. Assim, seu canal tem uma chance maior de ser conhecido e conquistar fãs.

Como funciona o SEO para YouTube?

O propósito do SEO para YouTube é oferecer os melhores vídeos para os usuários, a fim de que eles tenham uma boa experiência. Para alcançar o melhor resultado, uma série de fatores é considerada na hora de determinar quais vídeos são mais relevantes para a busca feita pelo usuário. De modo geral, os aspectos analisados são os mesmos do Google.

Nesse sentido, alguns critérios relevantes são os históricos de pesquisa e navegação do usuário, e o engajamento e a otimização do canal. O primeiro fator não depende de você, mas o segundo sim. Por isso, é preciso trabalhá-lo o máximo possível para receber uma boa classificação pelo buscador.

Ainda vale a pena destacar que, por mais que o YouTube seja do Google, os sistemas são separados. Ou seja, o motor de busca pode funcionar da mesma maneira, mas a plataforma de vídeos é distinta.

Além disso, o YouTube é importante para se consolidar no ambiente digital. Quando você aplica o SEO na plataforma, obtém várias vantagens. Entre elas estão: 

  • exploração de um novo nicho de mercado;
  • capacidade de se destacar da concorrência;
  • comunicação facilitada com a sua persona;
  • atração de novos inscritos no canal, assim como de curtidas e comentários;
  • possibilidade de monetização dos vídeos e ganho de dinheiro pelo YouTube em dólar;
  • aumento do número de impressões;
  • construção de uma reputação digital;
  • auxílio no SEO do seu site, caso tenha o seu;
  • fortalecimento das estratégias orgânicas, que não exigem aplicação de dinheiro para trazerem resultados e ainda consolidam o seu canal.

SEO YouTube: 7 técnicas para aplicar essa estratégia

Agora que você entendeu por que vale a pena investir no SEO para YouTube, precisa saber como ser eficiente na aplicação da estratégia. 

Existem várias técnicas aplicáveis para a plataforma de vídeos, seja para conteúdos gravados, seja para lives. A seguir, apresentamos aquelas com tendência de trazer mais resultado. Confira!

1. Pesquisa de palavras-chave

Para começar, pesquise a palavra-chave ideal para trabalhar naquele conteúdo. Ela é importante para identificar o assunto do vídeo, relacioná-lo às buscas dos usuários e indexar o material.

Essa palavra-chave deve ser usada em vários campos. Por exemplo: 

  • título;
  • tags;
  • descrição.

Assim, o YouTube coletará essas informações e utilizará para o correto ranqueamento. Algumas técnicas para descobrir a keyword certa são: 

  • use o autocompletar da barra de busca do próprio YouTube. Ali, são apresentadas as palavras-chave mais buscadas. Por isso, você pode ter várias ideias;
  • faça um benchmark de conteúdo para saber quais são as mais usadas pela concorrência. Dessa forma, visite outros canais do seu nicho (prefira aqueles que são autoridade) e descubra quais termos estão sendo usados. Basta selecionar a aba “Vídeos” e escolher “Mais populares”. Isso ajudará na sua definição;
  • utilize as ferramentas Keywords Everywhere, Google Trends e VidIQ. A primeira é uma extensão do Chrome para SEO que apresenta uma estimativa de pesquisas mensais na busca do YouTube. A segunda indica as tendências de buscas dos usuários. A última também é uma extensão gratuita do Chrome que adiciona uma barra de informações nos vídeos.

Além disso, escolha keywords com bom potencial de alcance. Nem sempre é melhor escolher aquelas com maior volume de buscas. Muitas vezes, vale a pena investir naquelas de cauda longa, que oferecem menor concorrência, mas facilita na hora de ganhar posicionamento.

2. Otimização do título e da thumb

O título deve conter a palavra-chave, mas também tem outros requisitos a cumprir. Afinal, esse é um dos principais fatores de indexação e ranqueamento pelo YouTube. Portanto, o ideal é que ele esteja o mais próximo possível da pesquisa feita pelo usuário. Além disso, deve corresponder exatamente à keyword.

Ainda evite criar um título muito longo. Um estudo da Briggsby demonstrou que o ideal é ele ter 47 ou 48 caracteres. Pode ser mais do que isso ou abaixo disso? Sim, mas tente ficar entre 40 e 55 caracteres.

Ao defini-lo, também pense em resolver um problema. Por exemplo, em vez de “maquiagem para festas”, coloque “como fazer maquiagem para festas econômicas”. Só não caia no sensacionalismo. Isso prejudica a credibilidade.

Junto a esse fator de ranqueamento, pense na thumbnail, ou seja, na capa do vídeo. A maioria dos usuários apenas observa esses aspectos para decidir se vai clicar ou não no conteúdo. Por isso, as dicas importantes, aqui, são: 

  • selecione uma imagem bem produzida, em close-up, se possível;
  • coloque de 2 a 3 palavras, tentando instigar a curiosidade do possível espectador;
  • insira o texto relevante na parte esquerda do vídeo, já que esse é o início da leitura. Então, os olhos vão procurar esse local primeiro;
  • coloque alguma imagem ou elemento visual na parte direita pelo mesmo motivo anterior.

3. Uso de tags

Os marcadores do vídeo também são fundamentais. No entanto, a tática de encher o código com palavras-chave já não traz resultado. Isso porque muita gente utilizou essa estratégia como spam.

O recomendado é usar de 6 a 8 palavras. O máximo permitido são 120 caracteres. Sempre coloque a palavra-chave, porque as tags são utilizadas para a identificação do tema do vídeo, indexação adequada e sugestão de vídeos relacionados. Ou seja, contribuem para o aumento das visualizações no YouTube.

Uma dica é usar palavras-chave LSI, que são aquelas relacionadas à keyword foco. Porém, evite usar muitas tags. Entre 7 e 10 é suficiente. Para definir quais são as melhores tags, use o benchmark para verificar as ideias dos concorrentes. Ainda, vale a pena escolher uma para usar em todos os seus vídeos.

4. Descrições otimizadas

No campo de descrição, você deve investir em um texto objetivo, mas que explique exatamente o que o vídeo aborda. Inclusive, ele pode ser um pouco mais longo, já que há disponibilidade para até 5.000 caracteres.

A dica é apostar na persuasão, pois o trecho inicial da descrição aparece nos resultados da busca. Portanto, coloque as principais informações logo no início. Isso tende a aumentar o engajamento.

Ainda adicione as palavras-chave e utilize outros elementos. Por exemplo: 

  • CTAs, como um convite de inscrição, baixar algum material etc.;
  • marcações de tempo para direcionar o usuário para os destaques;
  • hashtags para os espectadores encontrarem novos vídeos;
  • links que sejam relevantes.

Tente sempre começar a descrição dos vídeos com a palavra-chave principal. Com isso, o algoritmo do YouTube identifica o assunto e favorece o ranqueamento.

5. Nome do arquivo

A keyword foco deve ser inserida no nome do arquivo de vídeo. Nunca deixe outro código ou numeração. Sempre coloque um nome descritivo. Voltando ao exemplo usado antes, poderia ser “como-fazer-maquiagem-festas-economicas”.

6. Transcrições e legendas nos vídeos

Todo o ranqueamento no YouTube é feito a partir de textos. Isso porque o algoritmo não lê imagens. Portanto, usar legendas e transcrições é uma forma de melhorar os resultados obtidos.

A transcrição consiste em passar para texto o conteúdo falado do vídeo. Esse processo pode ser manual ou otimizado por meio de uma ferramenta do próprio YouTube. Assim, os usuários conseguem acompanhar as informações mesmo sem ouvirem o áudio. Portanto, é uma forma de trazer acessibilidade.

7. Divulgação em outras plataformas

Por último, lembre-se de divulgar o seu canal em outros lugares. O SEO para YouTube é beneficiado com essa prática porque você leva a audiência para lá. Portanto, fica mais fácil ter visibilidade e ficar com um bom ranqueamento.

Como fazer uma divulgação eficiente? Algumas boas práticas são: 

  • incorpore seus vídeos em blog posts com assuntos relacionados;
  • divulgue o canal e os vídeos em e-mail marketing;
  • faça vídeos institucionais e de demonstrações de produto para o site;
  • publique os vídeos nas redes sociais;
  • participe de fóruns, grupos e sites de perguntas e respostas;
  • responda comentários e mensagens de usuários com vídeos do seu canal.

Lembre-se de que todos os vídeos devem ter relevância. Ou seja, sempre devem agregar valor ao seguidor do seu canal. 

De toda forma, é possível perceber que o SEO para YouTube realmente pode fazer a diferença para os resultados do seu canal. Essa é uma forma de se estabelecer como referência e ainda conquistar mais clientes e seguidores. A consequência é mais dinheiro para sua conta.

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Resumindo

O que é SEO no YouTube?

O SEO para YouTube é um conjunto de boas práticas que ajuda no ranqueamento dos vídeos. Assim, é mais fácil conquistar seguidores.

Como ativar o SEO do YouTube?

Você precisa seguir várias dicas práticas, como ter uma palavra-chave principal e inseri-la no título, na descrição, na thumb e em outros lugares. Ainda é importante usar hashtags e transcrições.

Como praticar SEO?

É necessário estudar bastante e se atualizar sobre as regras do algoritmo. Assim, é possível alcançar melhores resultados.

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