Será que você já é uma scaleup?

Todo mundo fala sobre startups atualmente – esteja você no Vale do Silício ou em São Paulo. Conversando com investidores em Londres, porém, na famosa “Rotatória do Silício”, você provavelmente não vai nem ouvir o termo. Ao invés disso, o que você vai escutar é sobre “scaleup”. 

Mas atenção, não é apenas um jeito Londrino de falar de startups: os dois termos não são intercambiáveis, como muitas pessoas acreditam.

Qual a diferença entre os dois tipos de empresa? Para ser muito simplista: uma startup é uma companhia que está nos estágios iniciais do product-market fit, validando seus negócios, experimentando a segmentação de clientes e trabalhando em direção a ganhos futuros. Já uma scaleup é uma empresa que já validou seu produto dentro do marketplace e provou que é financeiramente sustentável.

Muitas das empresas que você chama de startup na verdade são scaleups – estão em fase de crescer e não de validar seus negócios. Não é incomum que o termo seja completamente ignorado dentro das conversas sobre startups.

Mas ele é útil para compreender a importância desse tipo de empresa na economia e desenvolvimento do Brasil: apesar de representarem apenas 1,3% do total de empresas brasileiras, elas já são responsáveis pela geração de 46% dos novos postos de trabalho, segundo o estudo Estatística do Empreendedorismo, publicado pelo IBGE.

Além de empregos, elas trazem produtividade para o mercado: são empresas em alto ritmo de crescimento e de replicação de um modelo de negócios repetível e escalável. 

Então os ganhos são elevados para a economia, que se beneficia como um todo. E criação de empregos com aumento de eficiência é a receita perfeita para desenvolvimento econômico. E é esse crescimento que interessa tanto às empresas: são os ganhos de escala.

O termo também tem sua importância para definir uma questão muito importante: que tipo de investimento você deve ir atrás se você já deixou de ser uma startup e se tornou uma scaleup?

Não há tempo certo para uma startup se transformar em uma scaleup, isso será diferente para cada empresa. Algumas startups podem até se encontrar no meio do processo de escalar antes mesmo de saberem que começou.

Qual é a diferença entre uma startup e uma scaleup?

Além de diferentes estágios de financiamento, existem outras características distintas que diferenciam uma startup de uma scaleup. Faz sentido estar ciente disso, pois é um bom indicador para a resposta da questão: quando uma startup se transforma em uma scaleup?

A grande diferença entre uma startup e uma scaleup é a confiança em torno do retorno sobre o investimento (ROI). Uma vez que uma startup se forma em sua fase de scaleup, o período de experimentação foi redimensionado e a empresa tem trabalhado o que funciona para eles e o que os torna rentáveis. 

Esse fator torna as scaleups uma oferta muito mais atraente do ponto de vista do investimento. O método foi testado e a empresa provou que funciona.

O alto crescimento e a redução do risco de sobreviver aos testes de mercado fazem com que sejam procurados por investidores e funcionários que procuram se juntar à “próxima grande coisa”.

Isso nos leva à próxima grande diferença: uma startup é uma empresa com tendência maior de tentar explorar novos métodos de fazer as coisas funcionarem; eles correrão riscos ao longo de sua jornada para descobrir o que funciona melhor para eles. 

Eles não têm muito a perder se tudo der errado, já que são constituídos recentemente e ainda estão em fase de experimentação.

Já as scaleups são mais preocupadas em mitigar e reduzir riscos. Essas empresas sabem o que funciona para elas e, embora ainda trabalhem rápido e inovem rapidamente, os riscos que assumem são mais calculados que anteriormente. Tem que ter cuidado.

A outra diferença importante entre uma startup e uma scaleup é a diferença no funcionamento interno da empresa. Enquanto uma startup tenderá a ter uma cultura de disseminação do trabalho dos funcionários com vários deles fazendo várias funções (“todo mundo faz tudo aqui!”), as scaleups tendem a ter uma força de trabalho mais focada com especialidades concentradas e uma quantidade de pessoas muito maior. 

Scaleups também tendem a ter um processo de contratação e onboarding mais formal, enquanto as startups são mais propensas a serem desorganizadas neste sentido.

Scaleups pensarão em incorporar processos mais robustos como, por exemplo, uma visão claramente articulada e uma declaração de missão; processos de pessoas como estruturas de progressão e cultivo de uma cultura de empresa positiva de longa duração. Uma startup pode, muitas vezes, agir como diz a música de Zeca Pagodinho: “deixa a vida me levar”.

O desafio é crescer

Há uma opinião cada vez mais aceita de que o principal desafio para os empreendedores não é simplesmente iniciar um negócio, mas sim fazê-lo crescer. Essa discussão é significativa no que se refere aos temas de escalabilidade e produtividade firmes, centrais para qualquer startup.

A escalabilidade é frequentemente associada à capacidade de uma empresa de crescer rapidamente sem ser prejudicada por um aumento de custos em sua estrutura. Em outras palavras, para ser uma scaleup a receita precisa subir desproporcionalmente em relação ao aumento de custos.

E isso não pode ser associado a algum evento não-recorrente que, porventura, possa ter trazido um período de forte crescimento. 

Um exemplo: uma companhia de turismo que se beneficiou de alguma forma da Copa do Mundo em 2014 e das Olimpíadas em 2016 – e apresentou um aumento de receita espetacular nesta época – não é uma scaleup de verdade, apenas um negócio de ocasião.  

Crescer de verdade é diferente: exige que o processo seja sustentável, repetível e escalável. A fase de scaleup é tipicamente o estágio mais rápido e significativo de crescimento, mas que pode trazer mais desafios.

A questão é até que ponto uma empresa é capaz de escalar de forma eficiente. Muitas empresas escalam, escalam, escalam e se transformam em gigantes corporativos, engessados e lentos, deixando os dias antigos de rápida adoção de soluções para trás. 

Outras não conseguem e sucumbem com o próprio sucesso. É comum ver empresas desaparecendo neste momento de vida.

Por essa razão, é vital que as scaleups tenham o nível certo de apoio e a rede de networking certa superar quaisquer problemas que enfrentem durante esta importante fase de negócios. Embora todo mundo entenda que startups requerem muito apoio e conselhos, um equívoco comum sobre a scaleup é que, devido ao seu impressionante nível de sucesso e aumento da exposição, elas sabem de tudo e não precisam de ajuda.

Por essa razão, o acesso ao ecossistema é fundamental para as empresas também na fase de scaleup. 

Conectar-se com pessoas que estão passando pelos mesmos desafios é inestimável; não só faz sentido para os negócios, mas também pode ser uma fonte muito necessária de apoio emocional e tranquilidade para fundadores e executivos de alto desempenho durante um período de grandes mudanças.

E escalar exige uma coisa fundamental: dinheiro.

Existem muitos investidores nacionais brilhantes para as startups encontrarem ajuda, mas uma vez que uma empresa atinge esse ponto crítico de escala, elas podem achar que suas opções se tornam mais limitadas.

Hora de tomar dinheiro de fora do Brasil

Resumindo até aqui, scaleup é uma fase distinta de crescimento da empresa. É uma empresa que alcançou um grande resultado, teve algum sucesso impressionante e está pronta para levá-la ao próximo nível. 

Geralmente uma empresa que se tornou uma scaleup está pronta para tomar um investimento com fundos de Venture Capital – tomar a tão sonhada Série A.

O problema é que, muitas vezes, o Brasil passa a ser muito pequeno em termos de investimento. 

Se você já chegou ao patamar de precisar de uma Série A, sabe o quão difícil é encontrar um investidor. Se você for captar uma quantia de milhões de reais, provavelmente vai ter que recorrer a investidores de fora do Brasil. A grande maioria deles é estrangeiro.

E esse fator pode trazer grandes questões que podem atrapalhar sua jornada de crescimento: como você pode trazer o dinheiro de fora do país? Como garantir que você esteja 100% de acordo com a regulação tributária brasileira?

As burocracias impostas por nossa legislação são imensas, e isso dificulta para muitos empreendedores, que além de não saberem como conquistar os seus investidores de fora do Brasil, encontram problemas nesta área.

Além de trabalhar para criar a condição ideal de crescimento e encantamento, muitos empreendedores se perdem nas burocracias de trazer dinheiro de fora do Brasil para cá.

Trazer dinheiro de fora para sua empresa não precisa ser um terror. Vários fundos de Venture Capital demandam uma estrutura muito simples, que você pode usar para trazer o dinheiro para o Brasil de maneira legal e rápida.

A Remessa Online se especializou neste tipo de operação e tem as ferramentas necessárias para isso – de maneira que o empreendedor só precise pensar em como fazer sua empresa crescer.

Um ponto relevante nesta caminhada de crescimento é saber utilizar os serviços certos na hora certa. Não tenha medo de buscar ajuda especializada, isso só vai lhe trazer benefícios no médio e longo prazo. E boa sorte!

Boas opções de investimento

O atual cenário da pandemia tem sido benéfico para empresas que trabalham com tecnologia, um estudo da Deloitte mostra que sete em dez investidores estão confiantes de que as empresas de seu portfólio sairão mais fortes dessa crise e poderão continuar, ou mesmo acelerar, sua trajetória de crescimento nesse período.

O pensamento de longo prazo impediu que os investidores mudassem de rumo mesmo no auge da crise no ano passado.

O mesmo estudo mostra que 21% dos investidores em scaleups estão aumentando a quantia investida, e apenas 5% estão reduzindo. Eles estão divididos em relação ao perfil das empresas, sendo que 58% dos investidores não pretendem diversificar o tipo de empresas dentro de seu portfólio, mas 42% deles planejam para ajustar seu setorial.

De maneira geral, o investimento em scaleups continua sendo bem-visto pelos agentes do mercado, que gostam e se especializaram em encontrar empresas neste momento de vida. 

Se sua empresa está, talvez esse seja o melhor momento para buscar investidores e levantar o capital necessário para fazer sua empresa crescer. Não esqueça que, para qualquer burocracia, estamos aqui.

Conclusão

Scaleup é um termo utilizado para se referir a uma empresa startup que está no momento de crescimento mais acelerado. Os ganhos crescem de maneira desproporcional aos custos.

Scaleup se refere a muitas das empresas que você chama de startup, inclusive praticamente todos os unicórnios do Brasil

Scaleups representam apenas 1,3% do total de empresas brasileiras, mas já são responsáveis pela geração de 46% dos novos postos de trabalho.

Pela capacidade de gerar valor a uma taxa bastante acelerada para os acionistas, as scaleups são atraentes como oportunidades para muitos investidores.

Investidores de venture capital são aqueles que investem em scaleups

Uma scaleup precisa estar no ciclo de crescimento acelerado de verdade para poder ser considerada assim – vários fatores podem ser enganosos

O momento para conseguir investimentos é muito positivo.

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