Setor industrial europeu segue impactando negativamente Zona do Euro

O setor industrial europeu continua apresentando índices aquém do esperado pelo 12º mês seguido, o que traz impactos negativos para toda a Zona do Euro. Política monetária do Banco Central Europeu está me revisão.

O ano começou sem surpresas para a economia da zona do euro. E a presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde tem grandes preocupações.

Segundo o BCE, o setor industrial continua um fardo para a economia europeia. O PMI de indústria chegou ao 12º mês abaixo de 50, registrando 47,8 pontos e indicando que a economia permanece frágil e atolada na lama.

Nesse sentido, na quinta-feira (23), o BCE iniciou uma ampla revisão de sua política monetária. A expectativa é de que o órgão europeu consiga redefinir sua missão e como alcançá-la.

Dito isto, a moeda europeia abriu a semana cotada a R$ 4,6161. Na abertura desta sexta-feira (24), a cotação do euro foi de R$ 4,6111, uma leve apreciação de 0,11% do real frente à moeda europeia. 

Leia também as análises da semana para o dólar e para a libra esterlina.

André Galhardo é economista-chefe da Análise Econômica Consultoria, professor e coordenador universitário nos cursos de Ciências Econômicas. Mestre em Economia Política pela PUC-SP, possui ampla experiência em análise de conjuntura econômica nacional e internacional, com passagens pelo setor público.

Related posts

De Olho no Câmbio #312: Janeiro trouxe consigo um pouco de estabilidade

Qual o valor do INCC em 2024 e 2025? Confira a tabela completa

IGP-10 desacelera em janeiro