O Canadá é bastante conhecido pela qualidade de vida, com bom mercado de trabalho, economia estável e sistemas de educação pública e de saúde bem estruturados. Diante disso, ao considerar países no exterior para estudar e fazer intercâmbios, essa costuma ser uma alternativa comum.
Mas você conhece o sistema educacional canadense? Antes de tomar uma decisão sobre o destino, é fundamental entender todos os detalhes envolvidos para conseguir identificar se essa é a solução ideal para os seus filhos. Continue a leitura deste post e saiba mais!
O Canadá não tem um departamento federal ou sistema nacional de educação, sendo que os governos provinciais e territoriais criam seus próprios sistemas. No entanto, existem algumas regras que são comuns entre todos, veja só!
O sistema de notas é bem específico. Até o sexto ano não há notas numéricas, mas uma avaliação por escrito que detalha a evolução do aluno.
A educação é dividida em duas etapas obrigatórias. O ensino infantil não é como no Brasil, obrigatório para todas as crianças. Elas só precisam iniciar os estudos a partir da escola primária.
Chamado de Ensino Fundamental ou Elementary School, a idade mínima para matrícula varia de acordo com o local, normalmente entre os 5 e 6 anos. Aqui, é semelhante ao Brasil, com um professor ministrando as disciplinas, exceto as especializadas, como música ou arte.
Nesse caso, ele é chamado de Ensino Médio, Secondary School ou High School. Vai dos 14 aos 18 anos, englobando do 9º ou 12º ano escolar. Depois disso, inicia-se a educação pós-secundária.
Aqui, é possível cursar o College, que pode ter curta duração (entre 8 meses e 1 ano) ou longa (cerca de 4 anos), ou a Universidade, que é focada nas áreas acadêmicas, incluindo também os cursos de pós-graduação.
A educação pública é de alta qualidade, então é utilizada por grande parte das famílias. A taxa de alfabetização no país é superior a 95%, refletindo o sucesso das medidas adotadas pelas autoridades. Apesar de não ser gratuito para estudantes internacionais, pode ser uma boa alternativa para o ensino de seus filhos.
As creches só estão disponíveis no ensino privado, que pode ser custeado pelo estado em caso de famílias de baixa renda. Além disso, os pais podem escolher essa alternativa nas outras etapas. Os custos variam, normalmente, a partir de CAD$ 12,5 mil no Ensino Primário e CAD$ 14 mil no secundário.
Depois de aprender sobre algumas questões específicas do ensino no Canadá, vale a pena conhecer algumas curiosidades que ajudam na comparação com o sistema brasileiro ou de outros países. Listamos as principais:
Assim, existem algumas semelhanças, mas várias diferenças em relação ao ensino brasileiro. A principal, sem dúvidas, a inexistência de um sistema nacional, o que exige bastante atenção na escolha do destino.
Por tanto, ao pensar em investir no sistema educacional canadense, pesquise a região que deseja para entender as regras aplicadas e saber se essa é a alternativa ideal. Assim, ficará mais fácil planejar a viagem de seus filhos.
Gostou do conteúdo? Se você tem outras dúvidas sobre o país, aprenda como trabalhar e estudar no Canadá!
Ele é reconhecido pela alta qualidade, mas as regras específicas, como idade obrigatória variam em cada província ou território.
Sim, mas nesse caso ela não será gratuita.
Sim, existem diversas instituições privadas disponíveis no país.
Acompanhe o impacto dos acontecimentos mais relevantes sobre o real x dólar, euro e libra,…
Descubra quem tem direito à pensão por morte, como solicitar e quais as regras para…
O dólar hoje abriu esta sexta-feira (21) em R$5,7029, após ter atingido a mínima de…
Se você ama a energia dos blocos de Carnaval de São Paulo, prepare-se porque a…
Entenda o novo recurso da Uber que permite aos motoristas bloquear passageiros indesejados, lançado estrategicamente…
Descubra como identificar rapidamente os sintomas da dengue e saiba como agir para prevenir complicações…