Tire as suas principais dúvidas sobre o trabalho de um social media e saiba como se tornar um profissional da área!
Conhecer melhor a atuação de um social media pode ser uma maneira de fazer um planejamento de carreira de sucesso. Além de ser uma profissão com diversas atuações no mercado, esse é um tipo de atividade profissional com forte relação com o contexto de transformação digital.
Com tarefas voltadas para a gestão das redes sociais, o social media é um profissional que trabalha a presença digital de diversas empresas e pessoas no mercado. Desse modo, pode enriquecer o marketing e a publicidade das marcas, gerando uma vantagem competitiva.
Neste artigo, entenda o que é o trabalho de social media, como atua, quanto ganha e como é a rotina de um profissional da área!
Qual é o significado de social media?
Social media, também conhecido como analista de redes sociais, é o cargo responsável pela administração das mídias sociais de uma marca. A tradução do termo quer dizer mídia social, ou seja, esse é um profissional que planeja, cria, publica e gerencia os resultados das postagens nas plataformas digitais.
Negócios digitais, linhas específicas de uma marca, personalidades e demais perfis podem precisar da atividade de um social media. Com o trabalho desse profissional, é possível deixar as redes sociais de uma empresa mais atraente para conquistar mais seguidores e consolidar o público. Esse profissional também ajuda a aproximação com os clientes, entre várias outras vantagens.
O mais importante no trabalho do analista de redes sociais é garantir que as informações sejam transmitidas ao público de maneira estratégica e eficiente. O objetivo do cliente que contrata esse profissional pode ser atingido e ter sucesso no Instagram, TikTok, Twitter, Facebook, Pinterest, LinkedIn, YouTube e demais plataformas digitais.
O que faz um profissional de social media?
O profissional de social media trabalha com a gestão de perfis em redes sociais, monitoramento dos resultados dos posts e agendamento e publicação de conteúdos. Esse cargo também é responsável por criar conteúdo para atrair mais seguidores aos perfis.
Além disso, o social media estabelece uma comunicação com o público e acompanha as métricas de comentários, mensagens e compartilhamentos. Ainda cabe a ele elaborar um planejamento estratégico das publicações nas mídias sociais, conforme o perfil da marca e dos clientes que deseja alcançar.
Basicamente, um social media faz todas as atividades relacionadas às redes sociais de uma marca. Por conta dessas características, o profissional deve se manter atualizado e apresentar um perfil analítico.
Com essas qualidades, é possível fazer parte da equipe de marketing digital e publicidade de uma empresa ou trabalhar por conta própria. O propósito final é promover uma marca com estratégias bem aplicadas na área da comunicação.
Desse modo, é válido ressaltar que um social media também precisa estar em constante contato com o seu cliente. Esse é um cuidado fundamental para identificar as demandas da marca e planejar atendê-las com a gestão das redes sociais e da imagem de uma empresa ou pessoa.
Quanto é o salário de um social media?
Segundo o Glassdoor, a média salarial de um social media, no Brasil, é de R$ 2 mil. O salário inicial é de cerca de R$ 1 mil e pode evoluir para quase R$ 3 mil, a depender da senioridade da função.
Como a profissão de analista de redes sociais é recente no mundo inteiro, ainda não há um teto salarial regulamentado, nem uma padronização no Brasil. Conforme o mercado amadurece, é possível criar regulamentações em torno das práticas e facilitar a padronização dos profissionais.
Um social media também pode ter atuação autônoma e freelancer, o que favorece a conciliação de diferentes clientes. Desse modo, é possível aumentar a renda e a experiência nesse mercado em crescimento.
Qual faculdade precisa fazer para ser social media?
Para ser social media, um ponto de partida interessante é realizar uma formação em Comunicação, Marketing, Jornalismo ou Publicidade. No entanto, essa não é a regra. Diversos profissionais que trabalham como social media derivam de outras áreas como Relações Públicas, Design Gráfico, TI etc.
Na prática, qualquer curso superior voltado para a área de Comunicação pode ser útil para o desenvolvimento de habilidades e conhecimentos relevantes para a atuação nessa profissão.
Além disso, pessoas que não se formaram no Ensino Superior também podem trabalhar como social media. Cursos para criadores de conteúdo, voltados para o ensino das políticas e algoritmos das redes sociais, como TikTok, Instagram, Facebook e LinkedIn são boas fontes de informação para se preparar para esse mercado, independentemente de ter ou não uma faculdade.
Outras habilidades indispensáveis para ter sucesso como um profissional social media são a comunicação, criatividade, senso crítico e visão analítica. O conjunto dessas competências auxilia na criação de conteúdos únicos que expressam a essência da marca.
Vale destacar também que conhecer ferramentas de marketing e de criação de artes digitais, como o Canva, o Adobe Illustrator e o Adobe Photoshop, pode ser um diferencial para a atuação no mercado das redes sociais.
Como é a rotina de um social media?
A rotina de um social media envolve atividades nas redes sociais. Entre as funções estão o planejamento de postagens, criação de conteúdo, análise de métricas e resultados e a interação com o público. Assim, a rotina é baseada no acompanhamento das demandas dos clientes, do desempenho dos perfis nas redes sociais e em estratégias de marketing.
O objetivo do trabalho é desempenhar uma série de atividades para garantir uma melhor visibilidade de uma marca, empresa ou pessoa. Para isso, o social media acessa as plataformas digitais de interesse dos clientes, acompanha os comentários, responde às mensagens e monitora o engajamento. Junto a isso, cuida de toda a programação de criação de conteúdo para os clientes, com foco em materiais relevantes para o público-alvo.
O social media também se preocupa com o impacto causado pelos conteúdos. Por conta disso, faz um acompanhamento crítico da qualidade das pautas apresentadas nas redes sociais, do alcance de cada postagem e dos resultados gerados.
A busca por parcerias e anúncios que impulsionam os resultados e elevem o alcance das publicações também faz parte do trabalho diário de um analista de redes sociais. Assim, é possível atingir o objetivo de melhorar o posicionamento do cliente no mercado e construir uma imagem positiva na área de atuação.
Vale a pena destacar que um social media pode ter mais de um cliente. Desse modo, precisa administrar as atividades de diferentes marcas, conforme as estratégias desenvolvidas para cada perfil. Uma boa gestão de tempo e o uso de ferramentas de organização podem ser úteis no dia a dia do profissional.
Quais as atividades da rotina do social media?
As atividades do social media envolvem o planejamento e a execução de estratégias nas redes sociais de um cliente ou de uma empresa. A execução dessas tarefas envolve a criação de conteúdo, o planejamento das postagens e o subsequente monitoramento dos resultados.
As atividades da rotina de um social media, no geral, variam segundo as demandas do profissional e das mídias que está gerenciando. Além disso, o objetivo principal da gestão das redes sociais precisa ser priorizado para ter uma boa administração do dia a dia.
Atividades de um social media
- Planejamento de um cronograma de postagens para as redes sociais.
- Criação dos textos e copy dos conteúdos a serem postados.
- Agendamento e publicação de conteúdos nas redes sociais.
- Criação das artes presentes nos conteúdos postados.
- Monitoramento das métricas das postagens e do perfil.
- Relacionamento com o público da página.
- Análise de dados e resultados das postagens e do perfil.
- Criação de anúncios para a página.
1. Planejamento de um cronograma de postagens para as redes sociais
O planejamento de cronograma de postagens prioriza as necessidades que os clientes apresentam ao social media, e segui-lo é fundamental para atingir resultados positivos. Os posts das redes sociais devem ser estrategicamente pensados para gerarem o retorno esperado para o perfil.
Por conta disso, uma das primeiras atividades do dia de um analista de redes sociais é checar as tarefas programadas para o dia, segundo o cronograma de postagens. Manter a agenda atualizada favorece essa organização e o acompanhamento do andamento de cada etapa de conteúdo.
2. Criação dos textos e copy dos conteúdos a serem postados
O social media é responsável por produzir textos e copywriting com foco em marketing de conteúdo do que é veiculado nas redes sociais. É importante revisar o conteúdo e garantir que tudo esteja conforme o planejamento.
A atuação do social media depende do contrato com o cliente e pode ter mais ou menos tarefas. Entre as atividades a serem desempenhadas estão a criação de legendas para os posts, conteúdos para atrair o leitor e a idealização de novas temáticas.
3. Agendamento e publicação de conteúdos nas redes sociais
O agendamento e a publicação dos conteúdos nas redes sociais é uma parte fundamental do trabalho do social media. O agendamento ajuda a organizar os posts de acordo com os temas, dias especiais, comemorações e assuntos do momento. Depois, basta programar a data da publicação.
Diversos aplicativos de redes sociais oferecem a possibilidade de deixar o rascunho de uma postagem salva e de, até mesmo, agendar a publicação. Entre eles podemos destacar o Later e o Planoly. Desse modo, é possível se programar e não perder nenhum prazo.
Assim, após a postagem, os visitantes encontram as páginas organizadas. Se as publicações ocorrerem no prazo, o público tem uma melhor previsão de quando será postado um conteúdo novo. Em outras palavras, o agendamento é uma ferramenta que favorece a comunicação e a organização, além do relacionamento com o público.
4. Criação das artes que integram as postagens
O próprio social media pode elaborar as artes dos conteúdos a serem postados nas redes sociais. Assim, o uso de aplicativos e equipamentos apropriados para a criação de designs e edição de fotos digitais podem ser grandes aliados nessa atividade. O Canva, por exemplo, é uma ferramenta bastante intuitiva e utilizada para criação de artes para as redes sociais.
As artes precisam estar de acordo com a identidade visual da marca e apresentar um padrão harmoniosamente gráfico nos perfis das redes sociais. Com isso, o cliente se torna cada vez mais atraído para o mercado e o trabalho do analista de redes sociais tende a ser mais valorizado.
5. Monitoramento das métricas do perfil e das publicações
As atividades de monitoramento são referentes ao acompanhamento para se atualizar sobre o que é relevante para uma marca. O profissional analisa a rede social, as avaliações, as curtidas, os comentários e o desempenho de concorrentes do mercado.
Assim, o social media reúne informações estratégicas para otimizar o planejamento de conteúdos nas redes sociais, identificar oportunidades, acompanhar tendências e trazer um diferencial para o perfil gerenciado. Além disso, pode verificar as atualizações do Instagram, YouTube e demais plataformas, quanto às regras de uso e de alcance.
Tendo em vista que as interações digitais são extremamente rápidas, é esse tipo de atividade que garante que nada passe despercebido pelos gestores das redes sociais. Com isso, o profissional pode investir em boas práticas para manter o posicionamento da marca o mais alto possível com o público.
6. Relacionamento com o público e a comunidade da página
O relacionamento com o público é importante para a solidificação da imagem da marca no imaginário do público. Ao fidelizar o cliente e torná-lo parte de uma comunidade, o social media consegue alavancar o desempenho da página e o sucesso do projeto. Para isso, é possível utilizar técnicas que aproximem o público da marca, com respeito ao tom de voz e o estilo da marca.
A criação de comunidades, o uso de mensagens personalizadas e as respostas rápidas ao público favorecem a credibilidade de uma marca com os consumidores ideais. Consequentemente, as chances de criar uma relação sólida com a empresa só tendem a aumentar, e o trabalho do social media se mostra crucial para esse tipo de resultado.
7. Análise de dados e resultados das postagens e do perfil
Para acompanhar os retornos obtidos nas atividades e postagens nas redes sociais, o social media também precisa realizar uma análise de dados e dos resultados das publicações. O perfil do cliente também precisa ser avaliado, desde sua atuação até uma comparação em relação aos concorrentes.
Questões como o alcance, o engajamento e a taxa de conversão são fundamentais para identificar os erros e acertos da gestão de mídias sociais. Por meio das informações obtidas, que podem ser reunidas em relatórios gerados pelas próprias plataformas de redes sociais ou de softwares apropriados para o trabalho de social media, é possível conhecer melhor o perfil do público.
Além disso, a partir dos dados o profissional consegue identificar as estratégias que foram mais eficientes para os objetivos da marca. Entre elas podemos destacar o horário de maior engajamento do público com o conteúdo e o melhor intervalo entre as postagens.
É possível avaliar qual o tipo de conteúdo que mais atrai o público alvo e qual é o formato de temática que é mais interessante para a marca. O social media também pode elaborar chamadas que geram mais conversões e qual é a sazonalidade na performance do perfil.
8. Criação de anúncios para a página
O tráfego orgânico das postagens é útil para a consolidação da marca, mas os anúncios pagos também podem ser aproveitados para impulsionar os resultados. Por isso, essa é mais uma atividade da rotina do social media.
Planejar, criar e executar anúncios nas redes sociais, direcionados para a persona do cliente, é uma das principais tarefas do dia a dia do profissional. Acompanhar os resultados das campanhas nas plataformas digitais e as metas alcançadas também faz parte da atuação de um gestor de redes sociais.
A profissão de social media faz parte da realidade de transformação digital, na qual a presença nas redes sociais se torna uma das principais estratégias de negócio das marcas. Por esse motivo, é importante valorizá-la e avaliar as oportunidades de trabalho nessa área.
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Resumindo
O profissional de social media trabalha com a gestão de perfis em redes sociais, monitoramento dos resultados dos posts e agendamento e publicação de conteúdos. Esse cargo também é responsável por criar conteúdo para atrair mais seguidores aos perfis. O profissional estabelece uma comunicação com o público e acompanha as métricas de comentários, mensagens e compartilhamentos. Ainda cabe a ele elaborar um planejamento estratégico das publicações nas mídias sociais, conforme o perfil da marca e dos clientes que deseja alcançar.
Social media, também conhecido como analista de redes sociais, é o cargo responsável pela administração das mídias sociais de uma marca. A tradução do termo quer dizer mídia social, ou seja, esse é um profissional que planeja, cria, publica e gerencia os resultados das postagens nas plataformas digitais.
Segundo o Glassdoor, a média salarial de um social media, no Brasil, é de R$ 2.000,00. O salário inicial é de cerca de R$ 1 mil e pode evoluir para quase R$ 3 mil, a depender da senioridade da função.