Perfil dos fundadores de startups brasileiras: destaques do Raio-X dos Founders

O Brasil tem mais de 12 mil startups no mercado e isso demonstra que empreender é uma alternativa para quem tem uma boa ideia de negócio. Mas para ter sucesso é preciso ter mais do que uma solução inovadora. O fundador deve conhecer o mercado e adquirir algumas habilidades profissionais para gerenciar startups brasileiras

A ACE Startups, maior aceleradora do país, mapeou o perfil dos fundadores de startups brasileiras na pesquisa Raio-X dos Founders. Confira a seguir quais são os tipos de negócios, nível educacional, experiências profissionais e outros dados dos empreendedores. Vamos lá? 

O que é o Raio – X dos Founders?

O Raio-X dos Founders é uma pesquisa desenvolvida pela ACE Startups, uma das maiores aceleradoras de startups da América Latina, com base no perfil dos fundadores de startups e VCs brasileiros.

A pesquisa teve como objetivo traçar um paralelo entre os perfis de empreendedores e investidores de inovação no Brasil. A partir disso, encontrar nichos de atuação em comum.

Para tanto, a empresa analisou dados de diversos profissionais que estão à frente dos principais fundos de Venture Capital no país. Confira a seguir quais foram os fundos analisados:

  • ACE;
  • Astella Investimentos;
  • Confrapar;
  • DGF Investimentos;
  • e.bricks Ventures;
  • Kaszek Ventures;
  • Monashees;
  • Redpoint eventures;
  • Valor Capital.
Startups atraem US$ 2,7 bi de investimentos em 2019.

Tipos de negócios das startups brasileiras

A pesquisa constatou que os fundadores selecionados têm clara preferência pelos modelos de negócios B2B (Business-to-business) e B2B2C (Business-To-Business-To-Consumer). Contudo, ainda há uma presença significativa de startups com perfil B2C, que correspondem a 30,9% das empresas analisadas.

Também foi possível perceber o aumento de investimentos em empresas do ramo de serviços financeiros. As que ocupam mais espaço nos portfólios dos fundadores analisados são:

Modelos de negócios das startups brasileiras

De acordo com os resultados do Raio-X dos Founders, 47,6% das empresas analisadas preferem investir em startups brasileiras que seguem o modelo de negócio B2B. Enquanto isso, 30,9% investem em perfis de negócio B2C.

Além disso, uma parcela de 17,2% também investe em modelos de negócios B2B2C, sendo que apenas 4,3% das empresas pesquisadas aplicam recursos em perfis de empresas D2C.

Modelos de negócios B2B recebem mais investimentos dos fundadores.

Nível educacional dos fundadores de startups

A análise da pesquisa também revelou que existe um padrão na trajetória e nível educacional dos fundadores de startups. A maioria dos participantes são homens, formados em universidades públicas, privadas ou estrangeiras de ponta.

Graduação

De acordo com os dados coletados do Raio-X dos Founders, atualmente alguns cursos são maiores formadores de empreendedores, com destaque para aqueles oferecidos pela USP, PUC-Rio, UNICAMP, ITA e FGV. Os cursos abaixo representam a formação de 70% dos entrevistados pela pesquisa. 

  • Administração;
  • Engenharia;
  • Economia;
  • Ciências da Computação.
O que investidores estrangeiros veem no Brasil.

Pós-Graduação

Quanto aos cursos de pós-graduação, mais da metade dos participantes da pesquisa fizeram especialização nas áreas de administração e finanças. Sendo que as instituições mais procuradas pelos fundadores das startups brasileiras são:

Um aspecto interessante é que 100% dos fundadores entrevistados têm graduação. Mas apenas 50% decidiram continuar sua formação cursando uma pós-graduação

Experiências anteriores dos fundadores das startups brasileiras

Antes de fundar a Startup, 44,4% dos participantes tiveram uma experiência média de 6,2 anos no mercado de trabalho. Além disso, mais de 70% dos entrevistados afirmaram ter trabalhado em grandes companhias antes de fundar o seu próprio negócio. Ainda, segundo a pesquisa, as principais áreas que eles atuaram eram no setor financeiro e de consultoria.

Contudo, menos da metade dos fundadores analisados fundaram empresas na área em que atuaram anteriormente. Assim, tiveram que adquirir novos conhecimentos e investir em especializações.

Esses resultados reforçam a tese de que para ter um negócio de sucesso é necessário ter habilidades profissionais. Com base nessa experiência, o fundador pode ter uma maior performance na criação e gerenciamento do seu negócio.

Idade média dos fundadores de startups

A idade média dos entrevistados na época em que abriram suas empresas é de 31,6 anos, o que aponta que os fundadores adquirem experiência no mercado de trabalho antes de fundar seu negócio.

Apenas uma pequena parcela abriu a empresa após terminar a graduação, o que demonstra que é preciso ter certa experiência antes de abrir um negócio de sucesso.

O fundador mais novo entrevistado pela pesquisa tinha apenas 19 anos. Mas a pesquisa também coletou informações de empreendedores mais velhos, com até 65 anos. Embora representem uma pequena parcela da amostra, revela mais um pouco sobre o cenário empreendedor. 

Perfil demográfico

Existe uma grande desigualdade de gêneros entre os fundadores das startups brasileiras. A liderança é masculina, com 90,2% de representatividade na criação das empresas.

Embora representem apenas 9,8% dos fundadores, as mulheres ganham cada vez mais espaço nessa área. Contudo, esse crescimento iniciou em 2010 e obtém um aumento gradual nos últimos anos.

Além disso, 70% dos empreendedores são brasileiros. Essa é uma informação relevante, pois demonstra que o mercado nacional está aquecido e os fundadores encontram espaço para apresentar soluções e empreender no país. 


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