O mercado de Startups no Brasil está em constante crescimento, atraindo também um volume maior de investimento externo. Segundo dados da Associação Brasileira de Startups (Abstartups), desde 2011 o Brasil teve um crescimento 20 vezes superior no número de Startups, ultrapassando as 12 mil empresas em 2019.
Mas para esse crescimento acontecer de forma sólida e sustentável, é importante contar um ecossistema favorável. Acompanhe o artigo abaixo para entender o que é um ecossistema de Startups. Vamos lá?
O que é o ecossistema das Startups
O ecossistema das Startups é um ambiente onde vários “atores” – geralmente identificados como cidades ou regiões – oferecem suporte e apoio para o desenvolvimento de Startups. Por exemplo, o Vale do Silício, nos Estados Unidos, é o ecossistema mais conhecido do mundo, onde estão inseridas as maiores empresas de tecnologia como Facebook e Google.
Nesses ambientes, empreendedores constroem relações de trabalho, o que contribui direta ou indiretamente para o desenvolvimento dessas empresas. São essas relações que favorecem o crescimento, prospecção e conquista de novos sócios para essas Startups, por exemplo.
Um ecossistema das Startups deve ter:
- Infraestrutura: o ambiente deve favorecer a criatividade, o relaxamento e contar com tecnologias avançadas para o desenvolvimento de Startups;
- Mão de obra qualificada: trabalhadores qualificados são essenciais para uma Startup de sucesso. Sendo assim, é indicado que esses ecossistemas estejam em regiões com universidades, por exemplo.
Suas vantagens
Um ecossistema dinâmico de Startups contribuí muito para a manutenção da inovação, trazendo vitalidade e eficiência à produtividade do setor industrial. Além de promover a disseminação do conhecimento, criando mais oportunidades de trabalho de qualidade.
Não é só isso! Um ecossistema também promove ao empreendedor acesso mais fácil a investidores e às melhores inovações do mercado. Além de facilitar parcerias e fortalecer seu networking.
Os principais atores
Mas você sabe quais são os principais atores que fazem o ecossistema inovador das Startups funcionar? Veja abaixo alguns.
Aceleradoras
As aceleradoras são empresas que buscam Startups com perspectivas de crescimento rápido para apoiar com mentoria e/ou investimentos financeiros necessários em determinado período para estimular seu crescimento. Essas aceleradoras contam com especialistas de diversas áreas, profissionais de grandes startups e empreendedores que já obtiveram sucesso nos seus negócios.
Aceleradoras sempre trabalham com empresas que já estão no mercado e em crescimento, sendo que seu objetivo é tornar esse processo mais rápido.
Incubadoras
As incubadoras também têm papel importante no ecossistema das Startups. Elas colaboram com empreendedores nos estágios iniciais de concepção até que a validação comece. Elas fornecem aos empreendedores tudo o que precisam para dar os primeiros passos e construir um negócio sólido e duradouro, como:
- • Infraestrutura;
- • Networking;
- • Acesso à tecnologias;
- • Aulas, cursos e workshops sobre finanças, contabilidade e marketing;
- • Ajuda na elaboração de um plano de negócios sólido e planejamento financeiro;
- • Assessoria voltada às áreas de gerência, contabilidade, jurídica, gestão financeira, controle de custo e exportação.
Sem contar que, muitas vezes, as incubadoras possuem vínculo com universidades ou escolas técnicas.
Investidores
Os investidores são atores de suma importância no ecossistema das Startups. Os investidores-anjo, por exemplo, são empresários, executivos e profissionais que, além de recursos financeiros, agregam valor ao empreendedor por meio de seu conhecimento, experiência e rede de relacionamentos. Após o aporte de capital, eles atuam como mentores e consultores do negócio.
Hubs de inovação
Os Hubs de inovação são espaços físicos nos quais as startups podem colocar em prática as suas ideias inovadoras. Esses ambientes servem para conectar empreendedores para troca de informações, cocriação e fortalecimento de uma área de negócio.
São os Hubs de inovação que conectam todos os personagens do ecossistema das startups. Fazem parte deles as Startups, empresas fornecedoras, aceleradoras e incubadoras, o que torna esses ambientes muito mais propícios a gerar bons resultados.
Nesses espaços são encontradas as infraestruturas necessárias para Startups, assim como espaços para estudos, pesquisa e desenvolvimento, ambientes colaborativos e muito mais.
Unicórnios
São chamadas de unicórnios as Startups que alcançaram o 1 bilhão de valuation (valor estimado da empresa) e registraram um crescimento bastante acelerado, obtendo destaque no mercado em pouquíssimo tempo.
No Brasil, os primeiros unicórnios foram PagSeguro, Nubank e o app de transporte 99, que chegaram a esse patamar em 2018.
Espaços de trabalho compartilhado
As Startups, muitas vezes, não possuem os recursos financeiros necessários para garantir o crescimento de seus negócios. Por isso, os espaços compartilhados são muito importantes porque demandam custos mais baixos. Ainda que os chamados Coworking não sejam focados em Startups inovadoras, boa concentração dessas empresas estão nesses espaços.
Quer entender mais sobre como funciona o mundo das Startups? Acompanhe o nosso blog para ficar por dentro de informações para alavancar o seu negócio no Brasil e no mundo.