Já imaginou criar uma conexão única entre sua marca e seu público? Com o Storytelling você pode. Saiba mais!
Uma boa história desperta emoções, ajuda a vender e aumenta a retenção do conteúdo. É por isso que provavelmente você se lembra da moral da história da chapeuzinho vermelho, mas não do que comeu no almoço da semana passada.
E não existe melhor forma de construir histórias inesquecíveis do que por meio do Storytelling. Neste artigo, você descobrirá:
Vamos lá? Continue a leitura!
Traduzido para o português, Storytelling significa contar histórias. Na prática, podemos dividir a palavra em duas partes:
Por exemplo: vamos supor que a situação seja “José estava andando na rua quando tropeçou em uma pedra, caiu e teve a tela do seu celular quebrada”. Essa é uma forma de contar essa história, mas também é possível contá-la assim:
“José sempre foi uma pessoa despreocupada com a proteção de suas coisas. Um belo dia, ele estava andando na rua, quando tropeçou em uma pedra, caiu e teve a tela do seu celular rachada. A partir disso, ele percebeu a importância de utilizar película e nunca mais foi a mesma pessoa.”
Percebe a diferença? É claro que esse é um exemplo exagerado, mas ele demonstra um pouquinho do poder do Storytelling.
De modo geral, a vida é uma história. O que você está vivendo agora é uma história, e esse é o principal fator que conecta os seres humanos.
Para um profissional de marketing, o maior desafio é acompanhar as tendências que surgem diariamente. Com certeza, existem outras pessoas no mundo que passam pela mesma situação. Essa é uma história comum a esse grupo que pode ser contada para gerar conexão e vender uma ideia ou solução para esse desafio.
Além disso, na maioria dos casos, o que nos leva a comprar um produto são os nossos desejos, que estão diretamente ligados ao lado mais subjetivo e emocional do cérebro. Por isso, as grandes marcas buscam sempre se conectar emocionalmente com seus clientes para tornar seu produto desejado e não apenas uma necessidade.
Você sabe como elas fazem isso? Isso mesmo, contando histórias e usando Storytelling!
Agora que você já sabe o que é Storytelling e por que usá-lo em sua estratégia de marketing, é hora de descobrir técnicas para aplicá-lo. Abaixo, confira as duas opções mais conhecidas pelos criadores de conteúdo.
A primeira delas, é o modelo clássico. Além de ser a técnica mais antiga da qual se tem conhecimento, esse formato ficou famoso por ser utilizado em diversos filmes da Pixar. De modo geral, ele se divide em 3 atos.
No primeiro ato temos a apresentação ou o famoso “era uma vez”. Nele, acontece basicamente a apresentação do protagonista e também do ambiente a sua volta, ou seja, seu mundo comum.
Tendo como exemplo o filme “Toy Story”, esse é o momento em que se é apresentada a relação do boneco Woody com Andy (seu dono), e também o quarto em que ele vive com outros brinquedos.
O segundo ato é o conflito, representado principalmente pelas frases: “até que um dia” e “por conta disso”.
Nele ocorre uma série de eventos que trazem consequências e fazem a história ter andamento, provocando o início de uma transformação no ambiente do protagonista.
Seguindo o exemplo do Toy Story, essa parte é marcada pela chegada do Buzz Lightyear. Onde logo na sequência, temos uma cena em que o boneco interestelar cai no quintal vizinho, o que dá início a saga de Woody junto com sua turma para resgatá-lo.
Já no último ato, temos a resolução. É o momento em que o protagonista alcança a transformação necessária para vencer os conflitos do segundo ato e retorna para o seu mundo comum transformado e mais capaz de ajudar as pessoas ao seu redor. Esse ato é marcado pela frase “até que finalmente”.
No filme “Toy Story”, é o momento em que o Woody e seus amigos resgatam o Buzz e retornam para o quarto do Andy. Woody percebe a importância da coletividade para felicidade de todos, sendo essa sua transformação.
A segunda técnica de Storytelling que vamos abordar também é um dos modelos mais utilizados na história da indústria cinematográfica: a Jornada do Herói.
Nela, o pesquisador Joseph Campbell, reuniu todos os elementos necessários para capturar a atenção em uma história cíclica. Sua base consiste na superação de vários desafios enfrentados pelo protagonista para que ele se torne um verdadeiro herói. Alguns exemplos famosos de sua aplicação estão nas sagas: Star Wars e Senhor dos Anéis.
Originalmente, a Jornada do Herói é composta por 12 fases. Mas para facilitar, podemos resumi-la em apenas sete:
Ainda, vale dizer que o mais interessante dessa estrutura de Storytelling é que ela pode ser aplicada de diferentes formas, inclusive na construção de marcas.
Agora que você já sabe quais são as principais estruturas de Storytelling, vamos a algumas dicas para aplicá-lo na sua estratégia. A seguir, descubra cinco fatores essenciais que devem estar presentes independentemente do modelo aplicado.
Pesquise e entenda as dores do seu público. Saiba o que é relevante e o que chama atenção. Esse é o fator inicial para que as pessoas se interessem por sua história.
Sua história deve conduzir o público sem que haja muitas interrupções. Dessa forma, é importante que ela apresente um bom encadeamento de ideias e que sua estrutura contenha: introdução, desenvolvimento e conclusão.
Desenvolver um vilão é um passo primordial para que seu público se identifique com a história. Assim, ele deve estar relacionado a dor da sua persona — como a dos profissionais de marketing que precisam se atualizar constantemente.
Por fim, apresente uma solução inovadora que realmente seja relevante para persona e que sane suas dores.
Quando você não sabe onde quer chegar, qualquer caminho serve. Portanto, definir objetivos é um ponto importante para analisar o sucesso do seu Storytelling.
Utilize cases de sucesso para trabalhar o digital branding e a gestão da sua marca. Melhor do que você falar sobre seu negócio, é deixar que as pessoas falem.
Para finalizar, vale ressaltar que existem estruturas prontas e você pode utilizá-las ao seu favor, modificando-as e aprendendo com elas. Contudo, não existe uma receita de bolo ou fórmula mágica, o segredo é conhecer bem seu produto, sua marca e seu público.
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Storytelling é uma ferramenta extremamente poderosa que visa contar histórias relevantes a fim de promover a conexão entre seres humanos.
Traduzido para o português, Storytelling significa contar histórias. Na prática, podemos explicar seu conceito dividindo a palavra em duas partes:
– “story” que representa a moral ou a mensagem que a história quer transmitir.
– e “telling” que é a forma com que a história será contada.
Para fazer Storytelling:
1. Conheça as técnicas mais usadas pelos profissionais da área;
2. Conheça e crie conexão com seu público;
3. Conduza seu público do ponto A até o B;
4. Desenvolva um vilão a ser combatido;
5. Crie uma solução inovadora.
Existem diversas técnicas de Storytelling, mas as duas principais são: “Modelo Clássico Pixar” e “Jornada do Herói”.
De modo geral, a vida é uma história. O que você está vivendo agora é uma história, e esse é o principal fator que conecta os seres humanos. Por isso, o Storytelling é tão importante.
Os principais elementos do Storytelling são:
– mensagem;
– ambiente;
– personagem;
– conflito.
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