O Study Permit do Canadá é um documento que permite estudar no país. Veja como solicitar e outros detalhes com nosso conteúdo.
Se você tem intenção de começar um curso no exterior, é necessário conhecer as autorizações oferecidas aos estudantes, como o Study Permit no Canadá.
Estudar fora é uma oportunidade que agrega, além de conhecimentos acadêmicos, uma nova visão de mundo, enriquecendo a bagagem cultural e o currículo. O processo pode ser simples se houver planejamento. Além do investimento financeiro, é preciso reunir documentos e comprovações antes de embarcar para o destino.
Entenda o que é o Study Permit, como funciona e os requisitos para emitir o documento para você planejar sua viagem com tranquilidade. Acompanhe a leitura!
O que é Study Permit do Canadá?
Study Permit é um documento emitido pelo governo do Canadá que permite aos estrangeiros estudarem no país. Trata-se de uma autorização para programas de estudos com duração superior a seis meses.
O documento não é um visto, uma vez que não permite o ingresso no Canadá. Assim, além do Study Permit, é necessário ter outros documentos, como o Temporary Resident Visa (TRA) ou a autorização eletrônica de viagem (eTA).
No caso das autorizações de estudos aprovadas por consulados canadenses no Brasil, o visto será emitido em conjunto.
Como conseguir o Study Permit do Canadá?
Para conseguir o Study Permit do Canadá é preciso:
- ter um passaporte válido durante o período do programa;
- selecionar uma instituição de ensino com autorização DLI – Designated Learning Institution;
- fazer a matrícula e receber uma Letter of Acceptance (LOA), como uma carta de aceitação da instituição;
- obter o certificado Certificat d’acceptation du Québec, caso estude no Québec, emitido pelo governo da província;
- comprovar capacidade financeira para se sustentar durante o período de estudos.
- não ter registro de condenação criminal, em especial crimes ligados a processos imigratórios;
- fazer exames médicos, algumas vezes realizados em consultórios e clínicas conveniadas e credenciadas junto ao governo canadense no Brasil;
- ter tutor no país de destino para estudantes menores de idade.
Além dos itens básicos, vale ressaltar que os oficiais de imigração verificam se a intenção de estudos no Canadá faz sentido para a trajetória pessoal do estudante. Para ter seu pedido aprovado, é preciso mostrar que o curso que você pretende fazer tem ligação com seu histórico de estudos e vida profissional no Brasil.
É fundamental comprovar, além dos vínculos que você tem com seu país de origem, que pretende deixar o Canadá após finalizar os estudos.
É essencial saber que a idade que atesta maioridade no Canadá varia conforme a província. Não deixe de verificar.
Qual é a diferença entre visto e Study Permit?
A autorização de estudos é uma exigência de instituições de ensino e não funciona como um visto que permite a entrada no país. Portanto, é necessário, além do Study Permit, emitir o visto que é ideal para seu tipo de residência, seja ele temporário ou de outra modalidade.
Quanto custa um visto de estudante para o Canadá?
O valor de um visto de estudante para o Canadá é de 150 dólares canadenses em janeiro de 2023. O valor é 50 dólares mais caro do que o cobrado para turistas. Entretanto, é um investimento rico pela experiência de estudar e morar em um país estrangeiro.
Uma vez concedido e aprovado, o Study Permit é válido durante o tempo de duração do curso no qual o estudante está matriculado, com um acréscimo de 90 dias para o estudante programar seu retorno para casa. É possível se inscrever em outro curso e prolongar sua estadia no país.
Existe a possibilidade de trabalhar legalmente enquanto estuda. O Canadá oferece a vantagem aos estudantes para conseguirem mais experiência e contatos, melhorando suas condições financeiras no país.
O trabalho legal é permitido por até 20 horas semanais. Contudo, isso não é uma regra para todos que estudam no país, visto que é preciso cumprir algumas exigências, como:
- estar matriculado em uma instituição do tipo DLI (Designated Learning Institution);
- estar fazendo um curso de ensino superior (técnico, graduação ou pós-graduação);
- o curso deve durar mais de seis meses.
Conforme os requisitos, estudantes que vão para o Canadá para um curso de inglês, mesmo com um Study Permit válido, não são elegíveis para trabalhar legalmente.
Estudar no Canadá oferece vantagens incríveis. Além de ter a chance de conhecer o país, é possível aprimorar conhecimentos e habilidades enquanto acumula vivências enriquecedoras.
Antes de viajar, planeje seus passos com antecedência. Verifique a documentação exigida pelo governo e pela instituição de ensino escolhida e faça um bom planejamento financeiro.
Considere despesas com:
- moradia;
- alimentação;
- saúde;
- transporte;
- materiais de estudo;
- lazer.
Para enviar dinheiro ao Canadá, acompanhe a cotação do dólar canadense e a taxa administrativa cobrada pela empresa que realizará a transação. Além disso, existe o IOF cobrado pelo governo, fixo em 0,38% para contas de outras titularidades e 1,1% para contas de mesma titularidade, e a tarifa bancária.
Crie uma reserva de emergência e, sempre que possível, tenha cadastro em serviços de transferência internacional de dinheiro, garantindo que você consiga fazer remessas caso necessário.
Agora que você já sabe o que é e como solicitar o Study Permit do Canadá, pode começar a escolher seu curso e planejar sua viagem de estudos!
Gostou do artigo sobre autorização de estudos canadense? Então, aproveite para conferir o conteúdo que ensina como enviar dinheiro para o país.
Resumindo
O Study Permit é um documento emitido pelo governo canadense que permite aos estrangeiros estudarem no país.
Para obter o Study Permit para estudar no Canadá é preciso:
– ter um passaporte válido durante o programa de estudos escolhido;
– não ter condenação criminal ou condenação associada à imigração;
– ter laços com o país de origem;
– comprovar que deixará o Canadá ao final do período de estudos;
– comprovar capacidade financeira para se sustentar durante o curso;
– ter a Letter of Acceptance da instituição de ensino.