Criada há mais de cinco décadas, a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) tem sido um pilar para o crescimento econômico na Amazônia, oferecendo incentivos fiscais únicos.
Neste post, vamos explicar o que é a Suframa, para que ela serve e como solicitar a inscrição para aproveitar ao máximo os benefícios oferecidos.
O que é Suframa e para que serve?
A Suframa é uma autarquia vinculada ao Ministério da Economia que administra a Zona Franca de Manaus (ZFM), promovendo o desenvolvimento econômico sustentável e qualidade de vida à população local. Ela oferece incentivos fiscais, além de simplificar processos aduaneiros para empresas na ZFM.
Quais os benefícios fiscais concedidos pela Suframa?
- Redução do Imposto de Importação sobre os insumos de bens industriais.
- Diminuição do Imposto de Importação para produtos eletrônicos.
- Dispensa do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).
- Redução no Imposto de Renda, exclusivamente para reinvestimentos.
- Isenção do COFINS e PIS para entrada de mercadorias e vendas internas entre indústrias.
- Restituição do ICMS desde que comprove algumas contribuições aos fundos de apoio à educação superior, turismo, P&D e outros.
Quem deve ter Suframa?
As empresas que desejam investir nos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Rondônia e Roraima precisam estar registradas na Suframa para obter os benefícios fiscais e incentivos oferecidos pela Zona Franca de Manaus (ZFM).
Para que serve o cadastro na Suframa?
O cadastro na Suframa serve para garantir a obtenção de incentivos fiscais, como redução ou isenção de impostos, fundamentais para aumentar a competitividade das empresas no mercado. Ele também facilita o acesso a processos aduaneiros simplificados, com vantagens em procedimentos menos complexos para movimentar suas mercadorias.
Como saber se o CNPJ tem registro na Suframa?
- Acesse o site de Cadastro Suframa (https://www4.suframa.gov.br/cadsuf/#/menu-externo).
- Na seção “Outros Serviços”, clique em “Solicitar Comprovante”.
- Em “Tipo de Pessoa” escolha “Jurídica”.
- Ao lado, marque “CNPJ” e digite o número.
- Marque “Não sou um robô” e clique em “Consultar”.
Quais são os principais serviços da Suframa?
1. Sistema Eletrônico de Informação (SEI)
O Sistema Eletrônico de Informação (SEI) é um serviço da Suframa que permite o cadastro para pessoas físicas que participam de processos com a autarquia.
2. Sistema de Ingresso de Mercadoria Nacional (SIMNAC)
O Sistema de Ingresso de Mercadoria Nacional (SIMNAC) é um serviço da Suframa que permite a consulta de notas fiscais, protocolos de ingresso de mercadoria, controle de mercadorias e vistoria física.
3. Sistema de Cadastro Suframa (CADSUF)
O Sistema de Cadastro Suframa (CADSUF) traz o cadastro de pessoas físicas e jurídicas para solicitação, aprovação e acompanhamento de projetos relacionados à autarquia.
4. Sistemas de Mercadoria Estrangeira
Sistemas de Mercadoria Estrangeira é um serviço da Suframa que permite acompanhar as mercadorias online e o andamento de projetos, cadastrar representantes legais, entre outras funcionalidades.
Como fazer o cadastro na Suframa?
- Acesse o site da Suframa (https://www4.suframa.gov.br/cadsuf/#/menu-externo).
- Clique em “Primeiro Acesso”.
- Selecione o estado onde a pessoa física ou jurídica se encontra e clique em “Credenciamento”.
- Escolha entre pessoa física ou jurídica.
- Se escolher pessoa física, opte por “Prepostos” ou “Consultores” na página seguinte.
- Caso escolha fazer o credenciamento como pessoa jurídica, opte entre “Auditores” ou “Remetentes”.
- Preencha o formulário de dados que aparecerá conforme as opções que marcar.
- Anexe os documentos necessários e envie.
Quais os documentos necessários para se cadastrar na Suframa?
Documentos necessários para fazer o cadastro como pessoa física na Suframa:
- carteira de identidade ou documento equivalente;
- comprovante de residência;
- ato de aprovação do projeto técnico-econômico ou cronograma, quando exigível.
Documentos necessários para fazer o cadastro como pessoa jurídica na Suframa:
- ato constitutivo e alterações consolidadas;
- comprovante de constituição dos administradores, diretores ou responsáveis, não estando indicados nos atos constitutivos das sociedades;
- comprovante de residência;
- comprovante de inscrição e de situação cadastral ativa municipal;
- instrumento de mandato, público ou particular, nas hipóteses de representação e documento de identificação de outorgantes e outorgados.
Como acompanhar o processo de cadastro na Suframa?
- Acesse o site da Suframa.
- Clique em “Consultar Protocolo” na seção “Acompanhamento do Processo”.
- Insira os dados: número do protocolo, data, CPF ou CNPJ, Nome ou Razão Social do Titular e Nome Social do titular do serviço.
- Clique no campo “Sou humano” e em seguida em “Buscar”.
O que compõe a Zona Franca de Manaus?
A Zona Franca de Manaus (ZFM) é uma área de livre comércio de 10 mil km², que inclui a cidade de Manaus, além de Rio Preto da Eva e Presidente Figueiredo. A ZFM foi formalmente inaugurada em 1967 e é administrada por uma entidade governamental especial, a Suframa. O objetivo é atrair investimentos e empresas para a região.
O que são áreas de livre comércio?
As áreas de livre comércio são regiões onde há a eliminação de tarifas, impostos e outras cobranças sobre os bens de importação e exportação. O objetivo é promover o desenvolvimento de cidades com fronteiras internacionais.
Suframa é uma autarquia que administra a Zona Franca de Manaus
A Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) é uma entidade governamental autônoma, diretamente ligada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. Sua missão é gerir a Zona Franca de Manaus (ZFM), buscando estabelecer um modelo de crescimento regional que faça uso responsável dos recursos naturais.
Gostou do conteúdo? Se sim, aproveite e siga a Remessa Online em suas páginas nas redes sociais para acompanhar mais postagens como esta! Estamos no Instagram, X (antigo Twitter), Facebook, YouTube e LinkedIn.
Resumindo
A Zona Franca de Manaus (ZFM) é uma área de livre comércio de 10 mil km², que inclui a cidade de Manaus, além de Rio Preto da Eva e Presidente Figueiredo. A ZFM foi formalmente inaugurada em 1967 e é administrada por uma entidade governamental especial, a Suframa. O objetivo é atrair investimentos e empresas para a região.
A Suframa é uma autarquia vinculada ao Ministério da Economia que administra a Zona Franca de Manaus (ZFM), promovendo o desenvolvimento econômico sustentável e qualidade de vida à população local. Ela oferece incentivos fiscais, além de simplificar processos aduaneiros para empresas na ZFM.
1. Acesse o site da Suframa (https://www4.suframa.gov.br/cadsuf/#/menu-externo).
2. Clique em “Primeiro Acesso”.
3. Selecione o estado onde a pessoa física ou jurídica se encontra e clique em “Credenciamento”.
4. Escolha entre pessoa física ou jurídica.
5. Se escolher pessoa física, opte por “Prepostos” ou “Consultores” na página seguinte.
6. Caso escolha fazer o credenciamento como pessoa jurídica, opte entre “Auditores” ou “Remetentes”.
7. Preencha o formulário de dados que aparecerá conforme as opções que marcar.
8. Anexe os documentos necessários e envie.