A cultura espanhola é rica em tradições, sendo a culinária uma de suas manifestações mais vibrantes. Entre os diversos sabores que compõem sua gastronomia, as tapas espanholas se destacam como um tipo de comida muito apreciada.
Neste post, saiba mais sobre o que são as famosas tapas espanholas, como surgiram e quais são os tipos mais conhecidos!
O que são as tapas espanholas?
As tapas espanholas são um tipo de comida típica da Espanha servidas em bares e restaurantes do país como aperitivos, petiscos ou pequenas porções. Elas podem ser frias ou quentes, simples ou elaboradas, e costumam ser servidas com bebidas alcoólicas, como vinho ou cerveja.
A tradição de servir tapas tem raízes profundas na cultura espanhola e está associada à socialização. Em muitas regiões do país, as tapas espanholas são uma maneira de compartilhar pratos entre amigos e familiares, promovendo interação e conversa.
Qual a diferença entre tapas e bruschettas?
As tapas têm origem na Espanha, enquanto as bruschettas são italianas. Além disso, as bruschettas são feitas principalmente de pão grelhado com cobertura feita de tomate, alho e azeite de oliva, enquanto as tapas incluem uma ampla variedade de alimentos, como frutos do mar, carnes, vegetais, e muito mais.
Quais os tipos de tapas espanholas?
Croquetas
As croquetas são tapas espanholas deliciosas que parecem bolinhos empanados e fritos com diferentes recheios, como carne ou presunto cru.
Batatas bravas
As batatas bravas são um tipo de tapas espanholas, que são batatas fritas ou cozidas, servidas com um molho picante de tomate ou molho Aïoli, à base de alho. Por isso, recebem o nome de “bravas”.
Pão com tomate
Pão com tomate é um tipo de tapas espanholas lembra muito a bruschetta italiana. Trata-se de uma fatia de pão torrado bem crocante, com um toque de alho, servida com uma camada de polpa de tomate e finalizada com azeite de oliva.
Tortilla
As tortillas são tapas espanholas que parecem uma omelete ou uma torta. A receita base é feita com uma preparação de batatas e ovos fritos no azeite, mas muitas versões levam outros complementos como cebola e legumes.
Calamares a la Romana
Calamares a la Romana são uma tradicional tapa espanhola que lembram a receita popularmente conhecida no Brasil como lula à dorê. Trata-se de lulas temperadas com limão que são empanadas e fritas, virando um petisco apetitoso.
Pintxos
Os Pintxos são tradicionais tapas espanholas do norte da Espanha. Eles são espetinhos que podem ser preparados com uma variedade de ingredientes como presunto, pão, azeitonas, anchova, pimenta, pimentões, queijos e mais.
Jamón Ibérico
O Jamón Ibérico é um presunto curado de alta qualidade tradicional da Espanha, um orgulho nacional! Nos bares e restaurantes, ele é servido como tapa espanhola, sozinho ou acompanhado de pão e azeitonas.
Qual a bebida que acompanha tapas?
Os vinhos espanhóis são uma excelente escolha para acompanhar tapas espanholas, especialmente os vinhos tintos como Tempranillo e Garnacha, que harmonizam bem com a variedade de sabores presentes nesses petiscos. Vinhos brancos refrescantes, como Albariño e Verdejo, são ideais para tapas que incluem frutos do mar e peixes. Além disso, outras bebidas populares para acompanhar tapas incluem cerveja, sangria e vermute, uma bebida aromatizada com ervas.
Qual a origem das tapas espanholas?
A origem das tapas espanholas é incerta, mas uma das principais teorias é de que o rei Alfonso X gostava de consumir pequenas porções de comida com vinho para amenizar os efeitos do álcool. Outra história muito conhecida é que, na antiguidade, era costume servir a taça “tapada” com pão e presunto em restaurantes e bares para que não entrassem insetos.
Além dessas, existem várias outras lendas e teorias que falam sobre a origem das tapas espanholas. Em comum, todas ressaltam o mesmo aspecto: a cultura de socialização e convivialidade na Espanha.
Como são feitas as tapas espanholas?
Para preparar tapas espanholas, corte uma baguete em fatias grossas e leve-as ao forno até dourar. Refogue cebola e alho em azeite até a cebola ficar transparente. Adicione tomate picado e rodelas de azeitona, depois retire do fogo e misture com manjericão picado. Espalhe essa mistura sobre as fatias de pão, polvilhe com queijo ralado e leve novamente ao forno até o queijo derreter.
Em geral, as receitas são simples, destacando a qualidade dos ingredientes e os sabores autênticos. Sua diversidade, adaptabilidade e ênfase no convívio social são elementos que tornam essa tradição uma parte vital da cultura culinária espanhola.
Onde comer tapas na Espanha?
Bairro de La Latina, em Madri
A capital da Espanha é, certamente, um dos melhores locais para apreciar as tapas espanholas. O bairro La Latina ganha destaque, pois é lá onde ficam os bares e restaurantes mais tradicionais e históricos da cidade.
O site oficial de turismo em Madri tem uma página sobre tapas e recomenda vários locais emblemáticos como La Casa del Abuelo, Casa Labra e Taberna de la Dolores.
Poble Sec, Sant Antoni e Passeig de Sant Joan, em Barcelona
A cidade de Barcelona é repleta de locais para saborear tapas espanholas. A cena gastronômica é aquecida em ruas como Poble Sec, Sant Antoni e Passeig de Sant Joan, onde ficam os restaurantes que são tendência no momento. No site oficial de turismo em Barcelona, você consegue navegar por sugestões em toda a cidade.
Centro histórico antigo de Donostia-San Sebastián
Localizada no País Basco, Donostia-San Sebastián é famosa por seus restaurantes com tapas espanholas, sobretudo os que ficam no centro histórico antigo da cidade. A cidade se orgulha de ter seus “pintxos” como tesouro gastronômico e tem um site dedicado a isso.
Região de Andaluzia, em Sevilha
As tapas espanholas também são um símbolo da identidade da região de Andaluzia, cuja capital é Sevilha. Em toda a cidade, você vai achar receitas únicas e um pouco diferentes das de Madri, por exemplo, refletindo a rica cultura local.
Alguns destaques são o gazpacho, uma sopa fria, os ovos “a la flamenca” e a cola de touro, um ensopado típico de lá. Como as tapas espanholas são um orgulho nacional, a cidade também tem um site oficial para mostrar cada uma de suas receitas tradicionais.
Plaza Mayor, em Salamanca
Salamanca é uma cidade universitária e vibrante onde há uma infinidade de bares que servem deliciosas tapas espanholas com bebida, especialmente em Plaza Mayor e arredores.
Faça uma viagem gastronômica pela Espanha com as tapas espanholas
As tapas espanholas são o tipo de comida perfeito para socialização e partilha. Por serem servidas em porções pequenas, elas incentivam pessoas a desfrutar da riqueza e variedade da gastronomia local e experimentar novas receitas.
Para os amantes da culinária, explorar esse prato é uma jornada deliciosa pelo coração e pela alma da Espanha, celebrando a diversidade e a paixão pela boa comida.
Planejando sua viagem para a Espanha? Conte com a Remessa Online, agora com conta e cartão global, para fazer transferências internacionais pelo melhor preço e sem burocracia! Conheça nossos serviços!
Resumindo
As tapas espanholas são um tipo de comidas típicas da Espanha servidas em bares e restaurantes do país como aperitivos, petiscos ou pequenas porções. Elas podem ser frias ou quentes, simples ou elaboradas, e costumam ser servidas com bebidas alcoólicas, como vinho ou cerveja.
A origem das tapas espanholas é incerta, mas uma das principais teorias é de que o rei Alfonso X gostava de consumir pequenas porções de comida com vinho para amenizar os efeitos do álcool. Outra história muito conhecida é que, na antiguidade, era costume servir a taça “tapada” com pão e presunto em restaurantes e bares para que não entrassem insetos.