Pelo segundo dia seguido, usuários relatam que o Telegram está fora do ar. Desde quinta-feira, 27 de abril de 2023, em todo o país, há relatos de pessoas que não conseguem acessar o aplicativo de mensagens.
O Telegram teve seu funcionamento suspenso por decisão judicial da 1ª Vara Federal de Linhares, do Espírito Santo. A ação é um pedido da Polícia Federal, que investiga recentes ataques violentos envolvendo escolas. A PF apura a ligação de grupos extremistas e autores de ataques violentos com grupos no Telegram.
Quer entender melhor por que o Telegram está fora do ar? Continue lendo!
Por que o Telegram está fora do ar?
O Telegram está fora do ar porque não entregou, até o dia 28 de abril de 2023, todos os dados que a Justiça solicitou sobre grupos extremistas atuantes na plataforma. A Polícia Federal investiga ataques recentes em escolas no Espírito Santo e trabalha com a tese de que os crimes foram motivados por mensagens trocadas no aplicativo.
O Telegram chegou a entregar dados de usuários na sexta-feira, 21 de abril de 2023, mas essas informações estavam incompletas. Afinal, a plataforma não forneceu os números de telefone dos participantes dos grupos. A princípio, a justiça determinou multa de R$ 100 mil. Com a recusa do Telegram em enviar dados completos, o valor foi aumentado para R$ 1 milhão para cada dia que o aplicativo não colaborar plenamente com a investigação.
A ordem judicial foi enviada para as operadoras de celular Oi, Tim, Claro e Vivo, e também para as empresas Google e Apple, com suas plataformas de apps.
Entretanto, o CEO Pavel Durov pensa diferente e lembra de casos em que a plataforma deixou mercados, como a Rússia e a China, por leis locais. A legislação desses países contrariava os princípios de privacidade do Telegram.
Em mensagem publicada no Telegram, Durov se posicionou contra a suspensão. Segundo ele, a missão do Telegram é “preservar a privacidade e a liberdade de expressão”. Ele considera que os dados pedidos pela justiça brasileira são impossíveis de serem obtidos. Durov ainda diz que “defenderemos nossos usuários do Brasil e seu direito à comunicação privada”.
O que está acontecendo com o Telegram?
O Telegram está fora do ar no Brasil por não colaborar com o pedido da Polícia Federal para entregar dados de usuários em grupos extremistas. Na quinta-feira, 27 de abril de 2023, usuários começaram a relatar que o Telegram estava indisponível, após ordem judicial de suspensão da plataforma em território brasileiro.
Por que não consigo entrar no Telegram?
Não é possível entrar no Telegram porque a plataforma está com seus serviços suspensos em todo território nacional por ordem judicial. Na quarta-feira, 26 de abril, a justiça determinou que o Telegram fosse bloqueado, e, desde então, a plataforma passa por instabilidades. O Telegram ficou fora do ar gradativamente, até parar totalmente em 27 de abril de 2023.
Alguns clientes relatam que conseguiram trocar mensagens, mesmo após a decisão judicial. Porém, até a criação de contas no app está suspensa. Para conseguir usar o Telegram, usuários recorrem ao VPN ou a outros aplicativos de troca de mensagens.
Alternativas para mandar mensagens com o Telegram fora do ar:
1. WhatsApp
O WhatsApp tem um grande número de usuários, facilitando na hora de buscar por um contato conhecido. Apresenta criptografia de ponta a ponta ativada por padrão e uma versão que pode ser usada diretamente no navegador. Também permite a realização de ligações gratuitas.
O WhatsApp tem investido para proteger os dados do seu público. Há a previsão de implementação de ferramentas de verificação de aparelho, senhas de segurança e proteção de conta nos próximos meses.
O WhatsApp está disponível para Android, iOS e PC.
2. Signal
O Signal é um aplicativo de troca de mensagens com criptografia de ponta a ponta e livre de anúncios. Seu sistema oferece um nível alto de privacidade por não armazenar dados e históricos de mensagens dos usuários. Essas informações ficam salvas apenas no aparelho de quem usa o aplicativo. A desvantagem é que os dados podem ser perdidos em casos de perda ou roubo do celular, por exemplo.
Você pode baixar o Signal na Apple Store e na Google Play.
3. Viber
Com o Viber, você consegue trocar mensagens de texto, voz e vídeo, além de compartilhar arquivos de vários formatos com seus contatos. O download do aplicativo é gratuito para os sistemas Android, BlackBerry, iOS e Windows Phone.
4. Google Chat
O Google Chat, antigo Hangouts, pode ser baixado e utilizado por qualquer pessoa que tenha uma conta no Google. Com ele, é possível criar grupos de até 100 usuários e realizar videochamadas com até 10 participantes.
O Google Chat tem versões disponíveis para iOS, Android e computadores.
5. Skype
O Skype oferece recursos para chamadas de vídeo, mensagens de texto e ligações de voz. Apresenta opções de planos pagos para chamadas para telefones fixos e celulares em diversos países do mundo.
Possui versão para navegadores web e pode ser baixado gratuitamente na App Store e na Google Play.
6. Discord
O Discord é uma opção flexível e semelhante ao Telegram para controle de conteúdo. Permite criar servidores para reunir várias pessoas em diferentes canais de conversa. É amplamente usado por jogadores e oferece recursos como compartilhamento de tela e bots de música.
Está disponível para Android, iOS, computadores e videogames.
7. Messenger
O Messenger é uma opção para quem possui perfil no Facebook ou Instagram. Permite a comunicação por texto, áudio ou vídeo, além de oferecer recursos como efeitos de realidade aumentada, bate-papo com empresas e jogos. Possui versões para Android, iOS e desktop.
A decisão judicial de suspensão do Telegram afeta milhares de brasileiros que são usuários da plataforma. Com o Telegram fora do ar pelo segundo dia seguido, utilizadores do app buscam alternativas para trocar mensagens.
Gostou do conteúdo? Assine a newsletter da Remessa Online e receba atualizações sobre o Telegram no seu e-mail.
Resumindo
O Telegram não tem previsão de retorno definitivo, pois precisa colaborar com órgãos federais para que a ordem que desfaz a suspensão de atuação seja emitida.
O Telegram está fora do ar no Brasil por não colaborar com o pedido da Polícia Federal para entregar dados de usuários em grupos extremistas. Na quinta-feira, 27 de abril de 2023, usuários começaram a relatar que o Telegram não estava disponível, após ordem judicial de suspensão da plataforma em território brasileiro.
O Telegram está fora do ar porque não entregou todos os dados que a Justiça solicitou sobre grupos extremistas atuantes na plataforma. A Polícia Federal investiga ataques recentes em escolas no Espírito Santo e trabalha com a tese de que os crimes foram motivados por mensagens trocadas no aplicativo.