Entenda como funciona a thumbnail YouTube e por que ela faz tanta diferença para o seu alcance na plataforma!
Quem usa o YouTube como forma de trabalho está sempre pesquisando sobre como alavancar o próprio canal, não é mesmo? É um interesse que se estende sobre alternativas para definir cronogramas de vídeos, pautas para as gravações, melhores horários de publicação, assuntos virais, como fazer thumbnail YouTube etc.
Isso sem mencionar o alinhamento com as diretrizes dessa rede social que está em constante atualização. Afinal de contas, há um objetivo claro a ser alcançado por todo criador de conteúdo. Isto é, aumentar as visualizações no YouTube e, como consequência, melhorar o faturamento com o AdSense.
Para lhe ajudar nessa missão, trouxemos um artigo que explica detalhadamente a relevância da thumbnail YouTube e como você pode produzi-la com excelência. Acompanhe as dicas!
Como a thumbnail do YouTube impacta suas visualizações?
É muito simples: a thumbnail funciona como a vitrine do seu conteúdo. Não importa se o usuário já é um seguidor do canal que você mantém ou se:
- encontra o seu vídeo ao fazer pesquisas sobre algum assunto;
- acha na aba “explorar”;
- descobre na lista de recomendados pela própria plataforma.
É por ela que as pessoas serão — ou não — atraídas para conferir a prévia do material e instigadas a assisti-lo na íntegra. Portanto, é indispensável investir na thumbnail YouTube para disputar a atenção do usuário em meio a tantas outras opções de vídeos.
E não só isso: se mostrar mais relevante e capaz de atender às necessidades de lazer, informação, entretenimento e afins desse indivíduo.
O que é thumbnail e por que ela é tão importante?
Há pouco, mencionamos como a thumbnail influencia diretamente o alcance das suas produções e por que é preciso estar atento a ela. Mas, afinal, o que é essa thumbnail?
De forma resumida, a miniatura — como é chamada popularmente — é a imagem de apresentação dos vídeos, indicando o que os seguidores — ou os usuários da plataforma que ainda não conhecem o seu canal — vão encontrar neles. Por exemplo:
- cenários;
- pessoas;
- objetos;
- simulações;
- situações do dia a dia;
- apresentações;
- eventos;
- cenas de alguma outra produção audiovisual;
- equipamentos tecnológicos;
- elementos decorativos.
Além disso, é comum que a thumbnail YouTube traga algumas frases bem curtas que têm duas funções importantes. A primeira é resumir o conteúdo de cada vídeo, evitando que o público precise, toda vez, ir atrás da descrição dos vídeos para saber mais a respeito deles.
A segunda é que esse texto funciona como uma estratégia de Call to Action (chamadas para ação, em português) — uma tática marcante no Inbound Marketing. Ou seja, gatilhos que instigam a curiosidade em assistir ao material.
Daí, uma vez que as pessoas gostem, fica mais fácil curtir e compartilhar a publicação com conhecidos, deixar comentários e, em especial, seguir o seu canal.
Quais os elementos de uma thumbnail?
Devido à diversidade de elementos que uma thumbnail pode ter, é fundamental conhecer os aspectos relacionados a ela. Isso ajuda na qualidade e no teor profissional da imagem de apresentação dos vídeos.
Por exemplo, o YouTube recomenda que as fotografias/montagens usadas tenham resolução HD (1280 pixels por 720 pixels) e não ultrapassem 2 MB. Do contrário, o carregamento delas não é completado.
Quanto à paleta de cores utilizada na miniatura, principalmente no caso de montagens com fundos ou efeitos, fica a critério do criador de conteúdo. Uma boa sugestão é manter uma unidade visual entre todas as thumbnails. Algo que ajude o público a associar com mais facilidade o conteúdo ao seu canal.
O mesmo vale para o texto e as fontes usadas para ele — eles também são de livre escolha do dono do canal. No entanto, não use frases longas que sobrecarreguem a miniatura e o pior, impossibilitem ler o que está escrito. Foque em manter o texto em até 20% da imagem/montagem.
Outro ponto de atenção é o uso de fontes cursivas, medievais, rabiscadas ou decorativas. Evite-as, pois elas também podem dificultar a legibilidade e ainda poluir visualmente a thumbnail. No lugar, opte sempre por fontes sem serifa, como Helvética, Retroica, Bebas e Eastman.
Quais as principais dicas para criar uma boa thumbnail para YouTube?
Até aqui, explicamos o que é a thumbnail para YouTube, quais os seus elementos e por que ela é tão relevante para os criadores de conteúdo. Agora, vamos pontuar quais são as dicas-chave para ter uma excelente capa para os seus vídeos, que estimule tanto o alcance quanto o engajamento deles. Tome nota!
1. Crie conexão entre o título do vídeo e a peça
A peça da thumbnail não pode ser desconexa do título do vídeo. Ao contrário, é preciso que eles estejam em sintonia, complementando um ao outro. Isto é, servindo juntos para despertar o interesse do usuário. Por esse motivo, fique de olho para evitar repetir trechos do título na miniatura e vice-versa.
2. Aproveite espaços em branco na thumbnail YouTube
O chamado espaço em branco é aquela área da thumbnail que não tem texto nem elementos da fotografia — ou seja, está “vazio”. Se isso acontecer com a sua miniatura, trate de aproveitar esse canto. Por exemplo, inserindo algum elemento interativo e visualmente chamativo. É o caso de emojis, ilustrações ou símbolos referentes ao conteúdo.
3. Tenha uma identidade visual forte
Lembra o que comentamos sobre as thumbnails terem a mesma unidade visual? Pois é, aqui a gente complementa: tenha uma só identidade para tudo o que é relacionado ao seu perfil no YouTube. Isso envolve foto de perfil, capa do canal e, é claro, as miniaturas.
Um mesmo padrão de fontes, paleta de cores, imagens e até mesmo estilo de edição. Tudo isso cria uma marca própria para você e lhe ajuda a se diferenciar da concorrência. Essa dica, inclusive, também pode ser estendida para outras plataformas, como Instagram, Facebook, Twitter etc.
4. Use aplicativos de edição para montagens
Se você não está habituado a utilizar softwares de edição de imagem como o Photoshop, não se preocupe. Há alternativas tão eficientes quanto essas para você produzir thumbnail YouTube. Um bom exemplo é a plataforma Canva, disponível, inclusive, para iOS e Android.
Além de ser todo em português e contar com um formato de uso intuitivo, ele traz diversos templates prontos para diferentes publicações nas redes sociais. Portanto, caso queira, você pode criar a sua miniatura do zero ou aproveitar os modelos já existentes.
Aliás, saiba que é possível alterar livremente esses arquivos, justamente para que você possa personalizar a imagem/montagem conforme o conteúdo do vídeo.
Como colocar thumbnail no YouTube?
O processo é bem simples: ao clicar em “enviar vídeo” e subir o arquivo desejado, você vai rolar a página para baixo até chegar à sessão “miniatura”. Nela, estará a opção de “fazer upload de miniatura”.
Se ela já está produzida, basta enviar o arquivo e a thumbnail será anexada ao seu conteúdo. Lembrando que você terá a opção da visualização prévia de como ela vai ficar. Assim, dá para saber se será preciso fazer correções no texto ou ajustes na fotografia/montagem.
Como você leu, criar thumbnail YouTube envolve passos que, na verdade, são simples. O segredo está em combinar atenção, edição, personalização e conexão com o conteúdo na produção dela.
A partir daí, você consegue se comunicar melhor com a sua audiência e impulsionar os vídeos que publica para ter uma melhor monetização do YouTube. E o melhor: sem recorrer a artifícios, como o clickbait, que acabam prejudicando a imagem e a credibilidade do seu trabalho.
Animou-se com o post para produzir ótimas thumbnails? Então aproveite para assinar nossa newsletter para saber de mais dicas que vão impulsionar o seu trabalho nas redes sociais!
Resumindo
A thumbnail YouTube é a forma como você apresenta o conteúdo do vídeo e quem ou o que estará presente nele. É uma forma de criar expectativa no usuário, estimular a curiosidade dele sobre as suas produções e levá-lo a acompanhar o seu trabalho.
Há algumas estratégias que você pode adotar, como:
– usar apps de edição para montagens com maior qualidade;
– criar uma identidade única e contínua para todo o canal;
– utilizar os títulos e thumbnails dos vídeos em conjunto;
– explorar elementos visuais chamativos nas miniaturas.