Antes de viajar para outro país, é necessário se atentar a alguns detalhes que podem se tornar um empecilho sem o conhecimento prévio. Esse é o caso do padrão de tomada na Europa, que não é o mesmo do Brasil e pode variar entre países.
A maioria das nações europeias utiliza tomadas dos tipos C e F, com dois pinos redondos, mas outros tipos, como E, K e L, também são encontrados.
No artigo, você confere listas de países para cada tipo de tomada e mais! Acompanhe a leitura.
Qual é o tipo de tomada na Europa?
O tipo de tomada mais comum na Europa é o C e F, ambos com dois pinos redondos, embora também sejam utilizados os tipos E, K e L em alguns países. Além disso, a voltagem costuma ser de 230V, com uma frequência de 50Hz.
Países que têm o tipo F de tomada na Europa
- Alemanha;
- Áustria;
- Bulgária;
- Croácia;
- Espanha;
- Estônia;
- Finlândia;
- Grécia;
- Holanda;
- Hungria;
- Islândia;
- Portugal;
- Noruega;
- Rússia;
- Suécia.
Países que têm o tipo E de tomada na Europa
Países que têm o tipo C de tomada na Europa
- Espanha;
- Portugal.
Países que têm o tipo K de tomada na Europa Itália
- Dinamarca;
- Groenlândia
Países que têm o tipo L de tomada na Europa
A tomada na Europa é diferente das do Brasil?
Sim, a tomada na Europa é diferente das do Brasil, com a maioria dos países utilizando os tipos C e F, que possuem dois pinos redondos.
Legenda: Plug tipo C é uma das opções de tomada na Europa
Qual a tomada da França?
A França possui o tipo E de tomada na Europa, com pinos redondos e pino de aterramento. A voltagem é de 220V com 50 Hz.
Qual a tomada da Espanha?
A Espanha, considerando a variedade de tomada na Europa, é do tipo F, com pinos redondos. A voltagem é de 220V com 50 Hz.
Qual a tomada do Reino Unido?
A tomada na Europa, especificamente no Reino Unido, é do tipo G, com três pinos chatos e retangulares em formato de triângulo. A voltagem é de 240V com 50 Hz.
Precisa levar adaptador de tomada para a Europa?
Sim, é recomendável levar adaptador de tomada para a Europa, pois os padrões de tomadas variam entre os países do continente. A maioria dos países europeus utiliza tomadas dos tipos C e F, com dois pinos redondos, embora também sejam encontrados outros tipos, como E, K e L.
Qual adaptador de tomada devo levar para a Europa?
Para a Europa, é recomendável levar um adaptador do tipo C/F, que é versátil e compatível com a maioria dos padrões de tomadas no continente.
Qual a voltagem da tomada na Europa?
A voltagem nas tomadas na Europa é geralmente de 230V, com frequência de 50Hz.
Como é o plug para tomada na Europa?
O plug para tomada na Europa é normalmente do tipo C ou F, com dois pinos redondos.
Qual a diferença do plug europeu e americano?
A principal diferença entre o plug europeu e o americano é que o plug para a tomada na Europa geralmente é do tipo C, com dois pinos redondos, enquanto o plug americano é do tipo A, com dois pinos chatos.
Como é o carregador padrão europeu?
O carregador padrão europeu usa plugues do tipo C (Europlug) com dois pinos redondos e do tipo F (Schuko), que também possui dois pinos redondos, mas com aterramento. Esses padrões são comuns em várias tomadas na Europa, seguindo a norma IEC 60906-1.
Ficou interessado nesse tema e não quer perder mais atualizações? Então, siga a Remessa Online no Instagram, LinkedIn, X (antigo Twitter), Facebook e YouTube.
Resumindo
O tipo de tomada mais comum na Europa é o C e F, ambos com dois pinos redondos, embora também sejam utilizados os tipos E, K e L em alguns países.
Sim, é recomendável levar adaptador de tomada para a Europa, pois os padrões de tomadas variam entre os países do continente.
Para a Europa, é recomendável levar um adaptador do tipo C/F, que é versátil e compatível com a maioria dos padrões de tomadas no continente.
Crédito das imagens: Envato Elements