Trabalhar fora do Brasil é o sonho de muitos brasileiros, afinal, é uma forma de conhecer uma nova cultura, dar um up no currículo e criar memórias únicas e inesquecíveis.
Seja emigrando para um novo país ou indo como enviado de uma multinacional com sede no Brasil para uma temporada, trabalhar fora do Brasil é uma ótima oportunidade para ganhar mais dinheiro, uma vez que esses trabalhos pagam em moedas que valem mais do que o Real.
Assim como o trabalho freelancer para empresas do exterior, receber em uma moeda como o euro, que vale 6 vezes mais do que o real, é algo muito interessante.
Confira a seguir as principais vantagens, dicas e os melhores países para trabalhar fora do Brasil.
Vantagens em trabalhar fora do Brasil
Existem diversas vantagens em se trabalhar fora do Brasil. Além de conhecer uma cultura diferente e ter uma experiência única, essa experiência pode te abrir muitas portas para conhecer outros lugares e aperfeiçoar uma segunda língua.
Além disso, não podemos deixar de fora o aspecto de autoconhecimento que trabalhar fora do Brasil pode trazer. Ao viver em outra cultura, num país que você não conhece e que fala uma língua que não é a sua nativa, você pode aprender importantes lições sobre si mesmo.
Você pode aprender a se tornar mais independente, uma vez que, conforme você vai vivenciando a cultura, se sente mais confortável para experienciar situações do dia a dia que são completamente novas para você.
Mesmo não levando em conta o punhado de histórias que você vai ganhar ao ter uma experiência trabalhando no exterior, é uma chance de ganhar uns trocados a mais e até mesmo em uma moeda estrangeira, que pode valer mais do que o Real.
Trabalhar no exterior em 2021: como está o mercado fora do Brasil?
Especialmente por estarem adiantados com a vacinação, se comparados ao Brasil, o Mercado fora do país está passando por um momento de reaquecimento.
O trauma da COVID-19 foi grande, mas os países estão se recuperando e investindo no próprio desenvolvimento para tentar contornar os efeitos da pandemia sobre a economia.
Portanto, é possível dizer que o cenário fora do Brasil hoje é o da criação de empregos nas mais diversas áreas.
O que é preciso para trabalhar fora do país?
Existem duas formas de trabalhar fora do Brasil. A primeira é sendo contratado por uma empresa brasileira que te mande para uma temporada em algum país do exterior, ou sendo contratado por uma empresa do exterior ou multinacional.
Tudo vai depender da área em que você atua, das línguas que você fala, do seu histórico profissional, suas qualificações, etc.
Como conseguir emprego em outro país estando no Brasil? 4 formas
Se você já é falante fluente ou avançado da língua do país em que você quer trabalhar, então as chances de você ser contratado para trabalhar em outro país são maiores.
Isso vale tanto se você quiser ser contratado de uma empresa estrangeira, como se for para trabalhar para uma empresa brasileira. Confira a seguir 4 formas de conseguir emprego em outro país estando no Brasil.
Procure trabalhar em empresas que mandam seus funcionários para fora
Diversas empresas brasileiras oferecem serviços e fazem negociações com outras empresas do mundo o tempo todo.
Dependendo da sua área de atuação, você pode ser escalado para trabalhar fora do Brasil por uma temporada como representante ou para fazer cursos e especializações que irá usar para implementar na cadeia produtiva brasileira posteriormente.
Procure em sites de emprego fora do Brasil
Assim como no Brasil existem sites de emprego famosos, no exterior a mesma coisa acontece. Se você deseja ser contratado por uma empresa estrangeira, então uma das principais coisas a fazer é ficar ligado nos classificados de lá.
Só para te dar uma ideia, aqui seguem alguns sites famosos e seus respectivos países:
- Trovo Lavoro – Itália;
- CV Library – Inglaterra;
- Infoempleos – Espanha;
- Keljob – França;
- Recruit Ireland – Irlanda;
- Indeed – Todos os países;
- Monster – Países europeus e da América do Norte.
Além dessas formas, você também pode mandar currículo através das páginas oficiais das empresas em que deseja trabalhar.
Participe de processos seletivos
No tópico anterior falamos que é preciso ficar atento aos sites de emprego do exterior, não é mesmo? Isso para que você possa mandar currículos e participar de processos seletivos.
Hoje em dia, empresas do mundo todo estão contratando profissionais do mundo todo. Portanto, você deve enviar tantos currículos quanto puder, bem como participar do máximo de processos seletivos possível.
Além de ser uma maneira de fazer contatos, é uma maneira de aperfeiçoar ainda mais a sua segunda língua. Ou seja, a cada entrevista, a cada processo seletivo você estará mais confiante.
Conseguir emprego durante a viagem
Trata-se da alternativa mais arriscada para conseguir emprego em outro país. Basicamente, ela consiste em viajar ao exterior a turismo e conquistar uma vaga de emprego durante esse período. Caso você consiga, pode dar entrada em um visto de trabalho.
Entretanto, tenha cuidado: dificilmente as empresas no exterior contratam alguém que não esteja legalizado no país. Portanto, o melhor a se fazer é buscar uma forma de conseguir um emprego ainda no Brasil.
Melhores países para trabalhar fora do Brasil
Agora que você já sabe algumas das formas de trabalhar fora do Brasil, está na hora de dar uma olhada nos melhores países para se trabalhar.
A lista a seguir foi elaborada com base em um ranking da agência internacional InterNations, que levou em conta a opinião de expatriados e suas opiniões sobre os países em que estavam residindo. Confira:
Taiwan
Localizado na parte oriental da Ásia, Taiwan tem cerca de 23 milhões de habitantes e um dos IDHs mais elevados do mundo.
Taiwan se destaca de outros países por conta da sua ótima qualidade de vida, acesso a assistência médica, segurança e facilidade para se estabelecer.
O país também é um dos 10 principais destinos em termos de finanças pessoais de expatriados e trabalho no exterior.
Portugal
Apesar de ser geograficamente pequeno quando comparado ao Brasil, Portugal tem ostentado um IDH alto quando comparado ao IDH brasileiro.
No ranking elaborado pela InterNations, Portugal conseguiu ficar em primeiro lugar no quesito qualidade de vida, sendo que o lazer e a socialização são fatores altamente elogiados por quem reside hoje em Portugal.
O lado ruim é que, por ser um país pequeno, as perspectivas de carreira não são muito boas uma vez que muitas áreas têm mais profissionais do que vagas disponíveis.
Espanha
A Espanha se destaca por ser um país com uma ótima qualidade de vida – a segunda melhor do ranking -, pelo clima e pela diversidade de opções de lazer.
Trata-se de um país que oferece um bom ambiente para morar com a família, sendo que o acesso à saúde é um dos pontos mais elogiados desse país por expatriados.
Contudo, assim como Portugal, as perspectivas quanto a economia e quanto a carreira são pontos mal avaliados, fazendo o país figurar nas últimas posições do ranking nessas questões.
República Tcheca
O grande destaque da República Tcheca se dá por conta da sua posição privilegiada quando o assunto são perspectivas e satisfação na carreira, economia, segurança e trabalho.
Outros pontos positivos citados pelos expatriados são a estabilidade da economia, a variedade de opções de lazer disponíveis e a facilidade para estabelecer família.
O maior problema, por outro lado, é a dificuldade de se adaptar e se inserir na sociedade local, uma vez que a pesquisa revelou que grande parte dos expatriados avaliou os moradores locais como hostis e pouco amigáveis com estrangeiros.
Gostou desses exemplos? Então veja a lista completa com os melhores países para se trabalhar no exterior no nosso outro texto:
Como é o processo seletivo para quem quer trabalhar para o exterior?
Depende do país e da empresa. Assim como cada país tem uma peculiaridade com sua comida, o mesmo acontece com a forma de se mandar currículos e aplicar para uma vaga.
Enquanto alguns países costumam mandar uma carta de apresentação, em outros a análise de um currículo mais padronizado pode ser necessária.
Por isso, antes de encontrar um emprego fora do Brasil, é preciso que você já tenha um certo conhecimento básico sobre a cultura local e as boas práticas.
Você também pode contratar uma empresa de recrutamento internacional para te ajudar a preparar um currículo bem feito para ser avaliado por empresas no país de destino.
3 Dicas para quem quer trabalhar fora do Brasil
Agora que você tem uma noção de quais os melhores países para trabalhar fora do Brasil, vamos às dicas para conseguir um emprego no exterior:
1. LinkedIn em duas línguas
Não tem jeito: se você quer uma vaga no exterior, o seu LinkedIn vai ter que estar ou já na língua do país para onde você quer emigrar ou em duas línguas.
Tudo vai depender da sua área de atuação. Se você trabalha no ramo das traduções, por exemplo, um perfil que mostre um domínio de vários idiomas pode ser melhor.
Agora, se você quer um trabalho muito específico em um setor muito específico e em um país específico, um perfil em uma língua só, a do país para onde deseja ir, pode ser mais eficaz, já que uma única língua permite dar destaque a habilidades mais específicas.
2. Estude e pratique o idioma
Se você quer ir para os Estados Unidos, por exemplo, você deve praticar o inglês americano todos os dias. Tente consumir produtos do país para onde você quer ir, conhecer mais sobre a sua cultura e até mesmo frequentando fóruns online para se manter em contato com a língua.
Mas não se esqueça de estudar. Sobretudo no mundo profissional, é importante que você esteja atento às regras gramaticais de cada língua em que for escrever.
3. Estude a vaga, local e cidade
Essa dica é uma dica de ouro especialmente para empresas que pedem uma carta de apresentação, chamada de cover letter.
Vai ser uma forma de articular boas conversas durante o processo seletivo, pois vai abrir porta para temas como ambiente de trabalho, fluxo, rotina do trabalho, rotina da cidade, infraestrutura, plano de carreira, questões culturais locais, etc.
Como a Remessa Online pode ajudar quem quer trabalhar fora do Brasil?
A Remessa Online é um serviço de transferências internacionais e de câmbio de moedas com as menores taxas do mercado. É a melhor opção tanto para empresas que estejam mandando seus funcionários para fora quanto para pessoas que trabalham para empresas do exterior.
Utilizamos a taxa de câmbio comercial para proteger o valor do seu dinheiro e a transferência leva apenas 1 dia útil para acontecer.
Se você trabalha no exterior e deseja mandar dinheiro para uma conta no Brasil ou é um profissional que mora no Brasil e deseja receber o salário em outra moeda, a Remessa Online é a solução perfeita para você.
Saiba como receber dinheiro do exterior com melhores taxas e prazos!
Conclusão sobre trabalhar fora do Brasil
Trabalhar fora do Brasil é um sonho para muitas pessoas. A possibilidade de conhecer uma nova cultura, aprofundar seus conhecimentos em outra língua, a oportunidade de ganhar mais dinheiro e viver uma vida mais segura são os principais objetivos desse tipo de experiência.
Seja emigrando ou passando uma temporada trabalhando para uma multinacional com sede no Brasil, trabalhar fora do Brasil é uma ótima forma de enriquecer seu currículo e se tornar um profissional diferenciado no seu ramo de atuação.
Entretanto, para isso, é importante estar em dia com a língua e com a cultura do país para o qual você quer trabalhar, para não cometer gafes na hora de mandar um currículo, por exemplo – e essa é uma dica que vale para profissionais que trabalham no Brasil para empresas do exterior, inclusive.
Gostou do texto? Ele foi útil? Conte para gente nos comentários!
E na hora de fazer transferências internacionais, lembre-se: a Remessa Online tem as melhores taxas do mercado!