6 tradições de ano novo mais diferentes ao redor do mundo

O ano novo é uma época cheia de superstições e rituais para o ano que está por vir. Em alguns países, devido as tradições de ano novo, as pessoas jogam móveis e eletrodomésticos pela janela, em outros, elas visitam os cemitérios na noite do último dia do ano. Conheça mais tradições de ano novo curiosas ao redor do mundo.

As tradições e ritos para conquistar sorte no ano que está por vir vão muito além dos costumes brasileiros: comer lentilha, vestir-se de branco e pular sete ondas.  Cada país preserva suas superstições e costumes para a passagem e normalmente elas estão relacionadas com a cultura e a origem dos povos daquele país.

Neste post, você vai conhecer as tradições de ano novo mais diferentes do mundo. Confira!

1. África do Sul

A África do Sul está localizada no extremo sul da África e se caracteriza por ser o país mais bem organizado do continente, sendo uma excelente opção de viagem para quem deseja curtir belezas naturais, praias e safáris.

Além disso, parte do país fala Inglês, o que está colocando a África do Sul na rota dos estudantes que querem fazer intercâmbio e aperfeiçoar a língua.

A cultura local é bem diferente do Brasil quando o assunto é celebração do ano novo. Na África do Sul, as pessoas dão boas-vinda ao ano novo arremessando móveis e eletrodomésticos nas ruas. O ritual é um símbolo de renovação e os sul-africanos acreditam que a prática contribui para que as energias da casa sejam renovadas.

Na noite de ano novo, o policiamento no país é reforçado para garantir que a tradição não cause grandes transtornos e nem machuque ninguém.

Uma das maiores tradições de ano novo no Canadá é mergulhar num lago quase congelado para receber o ano que está chegando.

2. Canadá

O Canadá é um país localizado na América do Norte e ocupa o rol de segundo maior país do mundo em extensão territorial. É um destino muito procurado para turismo, estudos e para quem quer trabalhar no exterior.

O ano novo no Canadá acontece no inverno, e você deve imaginar que o inverno canadense é rigoroso. No entanto, isso não impede que as pessoas mergulhem nas águas congelantes dos lagos e rios em troca de promessas e pedidos para o próximo ano.

Os canadenses aproveitam a chegada do novo ano para definir metas para serem cumpridas no próximo ano. Como ritual de “promessa”, mergulham em rios e lagos congelados em uma prática chamada de “mergulho do urso polar”. Congelante!

3. Chile

Localizado na América do Sul, o Chile é um destino muito conhecido dos brasileiros. A cultura do país sofre uma influência muito forte dos seus colonizadores espanhóis e dos indígenas que viviam na região.

Uma das principais tradições de ano novo é que os chilenos costumam comer doze grãos de uva, uma para cada badalada do relógio à meia noite. De acordo com a crença popular, o sabor de cada grão (amargo ou doce), será um reflexo de como será cada mês do novo ano.

Por que uva? Trata-se de uma das frutas mais abundantes da região. O Chile é famoso por suas vinícolas visitadas por turistas do mundo inteiro e pela intensa produção de vinhos.

Outra curiosidade interessante no país está escondida na cidade de Talca, onde os moradores celebram a virada do ano no cemitério da cidade. Trata-se de uma comemoração oficial, com a presença do prefeito e a realização de um ato religioso.

O ano novo chinês é regido por diferentes animais. Um deles é o dragão (foto).

4. China

A China faz parte do rol de civilizações mais antigas do mundo. Com uma história milenar, o país tem fortes influências artísticas, culinárias, religiosas e astrológicas. O país também se destaca na literatura, artes marciais e medicina.

No país, o ano novo é comemorado em um calendário próprio e a data varia de ano a ano. Geralmente, a comemoração acontece no final de janeiro ou fevereiro, o período é determinado pelo calendário lunar.

A celebração dura quinze dias, durante os quais as pessoas usam roupas vermelhas e douradas, fazem queima de fogos e trocam entre si envelopes vermelhos com dinheiro.

Cada ano novo na China é regido por um animal símbolo. Esse animal estará presente na decoração e nas comemorações do início de mais um ano novo chinês. Além disso, cada animal símbolo carrega suas próprias características que ajudam a tentar definir como será o ano que está se iniciando.

Os doze animais do horóscopo chinês e que correspondem aos anos chineses são: rato, búfalo, tigre, coelho, dragão, serpente, cavalo, carneiro/cabra, macaco, galo, cachorro e o javali.

5. Grécia

A Grécia é dona de uma das festas de ano novo mais famosas do mundo. Uma das civilizações mais antigas, o país é rico em cultura, história, belezas naturais e gastronomia. Culturalmente, os gregos consideram o ano novo mais importante do que o próprio Natal. 

Uma das principais tradições de ano novo entre as famílias é jogar cartas para esperar a chegada do novo ano e também após os fogos de artifício. Essa prática é comum tanto nas residências gregas quanto nos cassinos espalhados pelo país.

6. Inglaterra

A tradição de ano novo das família inglesas é bastante simbólica: abrir a porta dos fundos da casa para que o antigo ano saia por ela, dando espaço para um recomeço.

Depois disso, as famílias mais tradicionais pedem ao primeiro homem de cabelos pretos que ao passar pela rua, entre pela porta da frente da sua casa com pão, sal e carvão. A crença é que este ato trará garantia de comida, dinheiro e aquecimento durante o novo ano que está começando.

Como você pode ver, há diferentes hábitos e prática de ano novo ao redor do mundo. Se você pretende viajar neste período é bacana pesquisar quais são os hábitos e costumes do país em que você vai estar hospedado. Assim você conhece mais sobre a cultura local e pode aproveitar para participar das tradições.

Você gostou de conhecer as tradições de ano novo mais diferentes ao redor do mundo? Então siga a Remessa Online nas redes sociais  — Facebook, LinkedIn e Twitter  — e fique por dentro de outros conteúdos sobre turismo, viagem e cultura.

Se precisar enviar dinheiro ao exterior para pagar sua hospedagem de fim de ano, por exemplo, conte com a Remessa Online. A plataforma é fácil de usar e segura, além de praticar a menor tarifa do mercado para envio e recebimento de valores do exterior. Cadastre-se e comece a operar.

Related posts

David Lynch, criador de “Cidade dos Sonhos” e “Twin Peaks”, morre aos 78 anos

Campeonato Paulista 2025: onde assistir aos jogos do seu time? Confira a lista completa de transmissão

Worldcoin: como funciona projeto de venda de íris do World ID