Trazer dinheiro do exterior paga imposto? Conheça regras e como declarar

Há cobrança de alguns tributos em valores com origem do exterior.

Quem quer comercializar produtos no exterior, investir ou prestar serviço para outras empresas já deve ter se perguntado se trazer dinheiro do exterior paga imposto. A dúvida é genuína em qualquer caso, mas a resposta pode mudar de acordo com o tipo de negociação que cada cliente tem com o país.

Se você está procurando a resposta para essa pergunta, chegou ao lugar certo. Continue com a leitura e confira a resposta.

Trazer dinheiro do exterior paga imposto?

Sim, trazer dinheiro do exterior paga imposto. Os principais custos são o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) e o IRRF (Imposto de Renda Retido na Fonte), mas podem ser aplicados outros tributos, dependendo da situação.

Quanto se paga de imposto para receber dinheiro do exterior?

O IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) para trazer dinheiro do exterior é de 0,38% para transferências entre contas de titularidades diferentes ou 1,1% para transações entre contas da mesma titularidade. Já o valor cobrado referente ao Imposto de Renda pode variar de zero a 33.33%, dependendo do motivo da transferência.

A alíquota do IOF varia conforme o método de transferência do dinheiro.

Algumas plataformas, como o PayPal, fazem essa transferência por meio de cartão de crédito. Nesse caso, o valor é tratado como uma compra internacional e, portanto, a alíquota do IOF é de 4,38%.

Quanto dinheiro posso trazer do exterior sem pagar imposto?

Trazer dinheiro do exterior sempre paga imposto. O que pode mudar é o valor da alíquota dependendo do motivo da operação. Por exemplo, se o dinheiro for para pagar serviços no exterior ou despesas turísticas, há o Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF), cobrado no momento da operação, que varia entre 0 e 33,33%. 

Além disso, ao retornar de uma viagem internacional, você pode trazer até US$ 10 mil (ou equivalente em outra moeda) em espécie sem pagar imposto ao entrar no Brasil. Mas deve ter atenção porque esse valor deve ser declarado em seu Imposto de Renda e ao vender essa moeda estrangeira por reais no Brasil, poderá haver imposto sobre a venda de IOF de 1,1%.

Como trazer dinheiro do exterior usando a Remessa Online?

Você pode trazer dinheiro do exterior pagando pouco imposto se optar por usar plataformas com a Remessa Online. Para isso, você cria uma conta na plataforma e informar os dados da conta de envio do dinheiro para o remetente.

Assim que os valores forem transferidos para sua conta, você receberá uma notificação por e-mail avisando. Os documentos exigidos para comprovação dos valores que citamos acima podem ser anexados na própria plataforma. 

Se estiver tudo certo com os comprovantes você recebe o seu dinheiro em até um dia útil. 

Impostos para trazer dinheiro do exterior usando a Remessa Online

  • IOF de 0,38% para transferências entre contas de titularidades diferentes;
  • IOF de 1,1% para a mesma titularidade;
  • Imposto de renda de 0% a 33,33%, dependendo do motivo do envio. 

Como trazer dinheiro do exterior para o Brasil legalmente?

  • Plataformas digitais;
  • Bancos tradicionais;
  • Sobras de valores usados em viagem internacional. 

Existem diversas formas de trazer dinheiro do exterior para o Brasil, mas todas pagam impostos. Em plataformas digitais, como a Remessa Online, o processo geralmente é rápido e econômico. Já com os bancos tradicionais, o recebimento pode ser feito por ordem de pagamento, apesar de o imposto ser o mesmo, há taxas de câmbio e tarifas de serviço que podem ser mais altas. 

Também é possível trazer dinheiro do exterior para o Brasil legalmente após uma viagem, o limite é de US$ 10 mil em espécie (ou equivalente em outra moeda) sem precisar declarar ao chegar no país. Acima desse valor, é obrigatório preencher uma declaração (e-DBV) para informar às autoridades.

Como declarar dinheiro do exterior no Imposto de Renda

  1. Baixe e a instale o programa da Receita Federal;
  2. Abra o sistema e clique em “Rendimentos Tributáveis Recebidos de Pessoa Física e do Exterior”;
  3. Em seguida, clique em ir em “Outras Informações”;
  4. Faça a conversão do valor recebido de dólares americanos para reais;
  5. Preencha os campos referentes a cada mês, com o valor recebido;
  6. Confira os dados e envie a declaração.

Todo valor recebido do exterior deve ser declarado no Imposto de Renda. Veja como deve ser feita a declaração:

Qual é o limite de valor para declarar dinheiro trazido do exterior?

Todo dinheiro trazido ou recebido do exterior deve ser informado em sua Declaração de Imposto de Renda, porque independente do valor, a declaração é obrigatória. 

Perguntas frequentes

Trazer dinheiro do exterior paga imposto?

Sim, trazer dinheiro do exterior está sujeito a impostos, como o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) e IRRF (Imposto de Renda Retido na Fonte).

Quanto se paga de imposto para receber dinheiro do exterior?

IOF de 0,38% para transferências entre contas de titularidades diferentes;
IOF de 1,1% para a mesma titularidade;
IOF de 4,38% quando a operação é por meio do cartão de crédito;
Imposto de renda de 0% a 33,33%, dependendo do motivo do envio.

Como trazer dinheiro do exterior usando a Remessa Online? 

Para usar a Remessa Online a pagar menos impostos e taxas, basta criar uma conta, inserir os dados bancários e fazer a transferência. As alíquotas de IOF variam entre 0,38% e 1,1% conforme a titularidade da conta, e o IR varia de 0% a 33,33%.

Related posts

Receita Federal amplia controle sobre PIX e transações com cartões de crédito

HMPV: o que é, sintomas e prevenção da doença que está aumentando na China

ADP deve reforçar resiliência do mercado de trabalho americano