Relevantes para marcas, influenciadores e negócios, profissionais têm buscado entender como usar os Trending Topics de maneira estratégica.
Os populares trending topics são, em suma, os assuntos mais comentados da internet no Twitter, ou X — o novo nome da plataforma dado pelo seu então CEO, Elon Musk.
Você provavelmente já ouviu falar no termo e, com certeza, já esteve por dentro de vários assuntos presentes nos trending topics e nem sabia. Esse é um dos poderes dessa funcionalidade: a conexão entre o que está acontecendo no mundo físico e digital.
Para muitos empreendedores, colocar sua marca junto a este recurso é sinônimo de influência e poder. Afinal, mais de 16 milhões de brasileiros utilizam o Twitter, ficando apenas atrás dos Estados Unidos e Japão, é o que afirma o Datareportal.
Se você tem interesse em entender mais como os trending topics funcionam e como eles podem ser aplicados na estratégia de marketing da sua empresa, você está, definitivamente, no lugar certo.
Continue a leitura e aprenda conosco!
O que são os Trending Topics do X, antigo Twitter?
Os “trending topics” (TTs) são uma lista dos 20 tópicos mais populares no X, antigo Twitter, em um período, permitindo aos usuários saber sobre os assuntos mais discutidos na rede social, tanto nacional quanto internacionalmente. São as palavras-chave ou hashtags mais usadas nas postagens do X.
Como funcionam os Trending Topics no Twitter?
Os trending topics (TTs), ou Assuntos do Momento, são selecionados por um algoritmo que os personaliza conforme as pessoas que você segue, seus interesses e localização. O algoritmo prioriza os assuntos em alta no momento, em vez de temas que já tiveram destaque por algum tempo ou que são recorrentes diariamente.
No entanto, caso você deseje não ter acesso aos TTs personalizados, você pode, a seu modo, selecionar uma localização específica na plataforma (tanto pelo site quanto pelo sistema iOS ou Android). Logo, você terá acesso aos temas populares no momento relacionados à região geográfica selecionada.
História do Trending Topics no Twitter
Nascidos em 2008, os trending topics eram apenas um ranking das palavras-chave mais tuitadas. Inclusive, acreditava-se que, caso cerca de 500 a 900 usuários diferentes tuitassem cerca de 1500 mensagens, a depender do horário, o termo entrava na lista.
Conforme os anos foram passando e a tecnologia ganhando ainda mais espaço, o Twitter tem inovado: a partir de 2010, por exemplo, os termos que tinham aumentos súbitos eram os que entravam nos trending topics, não aqueles com maior número de tweets.
Por isso, é importante salientar que o agora chamado X utiliza, de fato, diferentes algoritmos na hora de classificar e determinar os trending topics. O fator relacionado ao número de termos citados é um dos mais conhecidos.
Além disso, a equipe da plataforma pode, caso julgue necessário, censurar temas impróprios e que violem as diretrizes da rede social ou fazer inserções publicitárias.
Por que os Trending Topics são importantes?
Os trending topics são importantes para manter-se atualizado sobre tendências, política, música, arte e mais. Além disso, empreendedores podem usar os TTs para promover produtos e serviços, descobrir as tendências de inovação, compreender o comportamento dos usuários e consumidores, aumentar a visibilidade da marca e viralizar conteúdos, aumentando a audiência e melhorando a captação de leads.
Adicionalmente, os trending topics são uma arma poderosa, visto que refletem as conversas populares. Ou seja, o Twitter possui algoritmos complexos conhecidos por detectarem tendências — para isso, hashtags, tópicos, termos, palavras-chave e até mesmo emojis são analisados.
Assim, é possível compreender que o que lemos nos TTs são, de fato, um reflexo do que as pessoas estão comentando.
Ademais, por ser uma união de opiniões públicas, conteúdos virais, discussões populares, notícias e eventos, os trending topics são um ótimo recurso para a descoberta de conteúdos.
Qual o impacto dos Trending Topics nas estratégias de marketing?
Os trending topics ajudam empresas nas suas estratégias de marketing, por meio da criação de conteúdo importante, do envolvimento com o seu público e da capitalização de oportunidades em tempo real. Esse trabalho gera aumento de visibilidade e alcance de marca.
Os TTs refletem os desejos e o que chamou a atenção das massas. Logo, se você quer impactar essas pessoas, você precisa, primeiro, conhecê-las. Só assim, as marcas serão capazes de continuarem em relevância em um mercado em evolução constante.
Imagine o seguinte cenário: você tem uma startup e, um dia, lendo um TT, você descobre uma ferramenta de inteligência artificial que pode te ajudar muito a analisar os dados do seu negócio.
Sendo proativo, você pode incorporar essa ferramenta na sua empresa e, de fato, colher bons frutos.
Percebe o poder que os trending topics podem te trazer? Ter a rotina de analisá-los te permite ficar atualizado constantemente sobre novidades e tendências.
Como encontrar Trending Topics no X, antigo Twitter?
É possível encontrar os Trending Topics no X, antigo Twitter, na seção “O que está acontecendo” pelo computador ou na guia “Explorar”, representada por uma lupa.
A seção “O que está acontecendo” é a seção do X, presente na página inicial da versão web, em que momentos relevantes ocorridos recentemente são listados e envolvem mídia, cultura pop, política, viagem e muito mais. Já a guia “Explorar” é feita para auxiliar na exploração da plataforma.
Como encontrar Trending Topics no X, antigo Twitter, pelo celular?
- Abra o aplicativo do X (antigo Twitter) no seu celular;
- clique na lupa que se localiza na parte inferior do app;
- visualize os trending topics personalizados com base em seus interesses;
- clique em um tópico específico para explorá-lo;
- acesse os tweets mais recentes e mais relevantes relacionados ao termo tendência.
Como encontrar Trending Topics no X, antigo Twitter, pelo computador?
- Acesse o X (antigo Twitter) no seu computador;
- faça o login na sua conta;
- clique na seção “O que está acontecendo” no lado direito ou no “Explorar” no menu à esquerda;
- acesse os termos e eventos relevantes baseados nos seus interesses e área geográfica;
- clique em um dos termos e tenha acesso a uma infinidade de informações acerca do tema.
Como fazer para aparecer nos Trending Topics do X, antigo Twitter?
Não existe uma fórmula específica para entrar nos trending topics do X, antigo Twitter. Porém, criar conteúdo de qualidade, utilizar as hashtags de forma estratégica, manter-se atualizado sobre os debates e eventos atuais, ser consistente e criar uma comunidade podem ser algumas das estratégias utilizadas para facilitar a aparição no trending topics do Twitter.
1. Crie um conteúdo útil para seu público-alvo
Ao produzir conteúdo, tenha certeza de que está criando algo que seja valioso, relevante e que irá acrescentar em algo na vida do seu público-alvo. Assim, as chances de compartilhamento do seu conteúdo aumentam, visto que a comunidade o verá como algo digno de ser repassado.
2. Use as hashtags que fazem sentido para a sua publicação e o seu público
Use as hashtags, mas de maneira inteligente — não é porque elas ajudam no engajamento que você as colocará à toa no seu conteúdo. Incluir temas e termos que não conversam com o seu público, no seu conteúdo, apenas porque estão em alta não é ser estratégico. Faça uma análise: se a hashtag está em alta e faz parte do que você quer comunicar, siga em frente. Do contrário, espere outra oportunidade.
3. Explore os assuntos em alta e dê opiniões sobre o tema
Estar de olho no que acontece ao nosso redor é essencial para chegar aos trending topics. Portanto, observe quais tópicos são populares no momento e dê sua opinião acerca do tema — respondendo perguntas e compartilhando insights, por exemplo.
Além disso, busque entender a sazonalidade na qual você está inserido: datas comemorativas, como natal, ano novo e dia das mães; assim como eventos do seu setor. Criar conteúdo pensando nessas tendências é uma ótima estratégia para cair na boca das massas.
4. Continue a fazer publicações, mesmo quando o resultado não for o esperado
Os seus primeiros tweets podem flopar — e está tudo bem com isso! Você precisa permanecer com postagens frequentes no X, antigo Twitter, mesmo quando os resultados não saiam como esperado. Assim, você manterá o seu público envolvido durante uma maior janela de tempo e terá maiores chances de alcançar os trending topics.
5. Entregue conteúdo autêntico e incentive seus seguidores a compartilharem
Envolva as pessoas com o conteúdo da sua marca e engaje-as no universo do seu negócio! Peça para que elas compartilhem seus insights, mantenha um relacionamento com o seu público e entregue conteúdo autêntico, de valor e estratégico consistentemente. Dessa forma, a probabilidade dos seus tweets se tornarem populares, ganharem visibilidade e alcançarem aos trending topics é maior.
6. Evite o uso de hashtags desnecessárias ou práticas contra diretrizes da plataforma
A tecnologia do X, antigo Twitter, é altamente inteligente e percebe quando usuários estão tentando burlar o sistema e manipular os trending topics. Portanto, não use hashtags desnecessárias, automações ou utilize práticas contra as diretrizes da plataforma.
Sendo assim, crie conteúdos que reflitam quem você e sua marca são — foque em um tom de voz específico, inove na maneira de se comunicar e evite plágio.
É possível anunciar nos Trending Topics do Twitter?
Sim, anunciar nos trending topics é uma possibilidade conhecida, inclusive, por Trend Takeover e Trend Takeover Spotlight. Esse recurso de publicidade possibilita que marcas insiram suas mensagens bem no topo da lista de trending topics por cerca de 24h. No Trend Takeover Spotlight, a empresa ainda pode, caso deseje, incluir uma imagem junto do tweet criado.
Quais as vantagens de anunciar nos Trending Topics do Twitter?
1. Alcançar mais pessoas e aumentar a visibilidade da marca e do produto
Os trending topics estão visíveis para um público imenso, ou seja, anunciando nessa lista, sua mensagem será vista por um alto número de usuários no Twitter, possibilitando um aumento na visibilidade da sua marca, produto ou serviço.
2. Aumentar o engajamento por meio do alinhamento do seu anúncio com os temas populares do momento
Para garantir os melhores resultados do seu anúncio nos trending topics, você deve ser estratégico. Alinhe o seu conteúdo com os termos populares do momento e, assim, você terá capitalizado o interesse e atenção dos usuários. Logo, seu engajamento irá aumentar em decorrência das interações das pessoas no seu anúncio.
3. Aumento do Tráfego no seu Site
Ao vincular o seu site ou landing page no anúncio feito nos trending topics, você direciona todas as pessoas que engajarem com o seu tweet para essas páginas — aumentando o seu tráfego.
Quais as desvantagens de anunciar nos Trending Topics do Twitter?
- Custo: o Twitter usa uma espécie de leilão para estabelecer o valor dos anúncios;
- interesse e valor: se os seus anúncios não forem relevantes para o trending topic anunciado, o público pode não receber bem;
- autenticidade: caso o conteúdo do anúncio seja plagiado, os usuários vão notar e criticar;
- alta concorrência: diversas marcas competem, constantemente, por um lugar neste espaço, dificultando o destaque da sua marca.
Neste sentido, é possível elencar que investir nos trending topics pode ser uma ótima oportunidade de crescer a visibilidade da sua marca. No entanto, para que isso seja alcançado, é preciso criar conteúdo autêntico, estratégico e propício para o engajamento.
Quais são as estratégias para aproveitar os Trending Topics?
- Estimular o engajamento nos seus tweets por meio de CTAs;
- tuitar nos horários onde a sua comunidade está mais ativa;
- usar fotos, vídeos e GIFs para se diferenciar da concorrência;
- desenvolver uma hashtag única para o seu negócio;
- incentivar a sua comunidade a fazer tweets com a sua hashtag.
Siga essas estratégias e, quem sabe, sua marca chegará aos trending topics rapidinho!
Quais outras ferramentas utilizar para monitorar assuntos em alta?
- Twitter e TweetDeck;
- Google Trends;
- BuzzSumo;
- Hootsuite;
- Brandwatch;
- Social Mention;
- LinkedIn B2B Trends.
1. Twitter e TweetDeck
Para entender mais sobre os trending topics do Twitter, não existe melhor lugar para se estar e observar do que o próprio Twitter. Além disso, a plataforma tem uma ferramenta oficial, chamada TweetDeck, que possibilita que o usuário organize conteúdos e crie colunas distintivas para o rastreamento de termos e palavras-chave ao vivo.
2. Google Trends
O Google Trends oferece informações sobre a evolução da popularidade de uma palavra-chave. Além disso, o Google Trends não é focado no Twitter — na realidade, as informações nele contidas são derivadas de análises acerca das consultas feitas no Google.
3. BuzzSumo
O BuzzSumo é um recurso que possibilita ter conhecimento de quais conteúdos são mais compartilhados em cada tipo de rede social. Nele, você pode monitorar tendências ao vivo, analisar estratégias de conteúdo e identificar quais são os principais influenciadores do seu nicho, para que você possa colaborar com eles.
4. Hootsuite
O Hootsuite é uma plataforma que gerencia as mídias sociais. Ou seja, com ele você pode fazer o monitoramento e a programação de postagens nas mais diversas redes sociais. Essa ferramenta também oferece um recurso que possibilita a pesquisa de palavras-chave e rastreamento de hashtags que te permitirão fazer o acompanhamento dos trending topics, por exemplo.
5. Brandwatch
Focada em análises para mídias sociais, o Brandwatch é conhecido por ter recursos altamente avançados referente à ação de monitorar tendências. Encontrar o rastro de conversas em alta, compreender os sentimentos de uma comunidade e identificar influenciadores relevantes para o seu nicho são alguns dos recursos presentes nesta ferramenta.
6. Social Mention
A Social Mention é uma ferramenta gratuita que fornece análises básicas de tendências e sentimentos de um determinado público nas redes sociais.
7. LinkedIn B2B Trends
Para você que quer conhecer mais sobre tendências nos negócios, o LinkedIn B2B Trends é o ideal, visto que a ferramenta rastreia conversas emergentes no LinkedIn.
E aí, entendeu o que são os Trending Topics e como encontrá-los?
Os trending topics são altamente relevantes porque expressam o que uma comunidade ou grande número de pessoas, seja mundialmente ou em uma área geográfica específica, estão comentando.
Além disso, os trending topics são importantes para os negócios, já que, com eles, profissionais conseguem atingir novos públicos, elevar o engajamento de páginas, aumentar o tráfego de um site e até mesmo expandir a visibilidade de uma marca.
Já que falamos tanto sobre redes sociais e o seu alto poder de relevância e impacto nos negócios, que tal conhecer mais sobre a Remessa Online? Nos siga no Instagram, Facebook, LinkedIn, X (antigo Twitter) e YouTube para acompanhar nossas postagens e atualizações!
Resumindo
Os “trending topics” (TTs) são uma lista dos 20 tópicos mais populares no X, antigo Twitter, em um período, permitindo aos usuários saber sobre os assuntos mais discutidos na rede social, tanto nacional quanto internacionalmente. São as palavras-chave ou hashtags mais usadas nas postagens do X.
Os trending topics são importantes para manter-se atualizado sobre tendências, política, música, arte e mais. Além disso, empreendedores podem usar os TTs para promover produtos e serviços, descobrir as tendências de inovação, compreender o comportamento dos usuários e consumidores, aumentar a visibilidade da marca e viralizar conteúdos, aumentando a audiência e melhorando a captação de leads.
1. Abra o aplicativo do X (antigo Twitter) no seu celular;
2. clique na lupa que se localiza na parte inferior do app;
3. visualize os trending topics personalizados com base em seus interesses;
4. clique em um tópico específico para explorá-lo;
5. acesse os tweets mais recentes e mais relevantes relacionados ao termo tendência.
1. Acesse o X (antigo Twitter) no seu computador;
2. faça o login na sua conta;
3. clique na seção “O que está acontecendo” no lado direito ou no “Explorar” no menu à esquerda;
4. acesse os termos e eventos relevantes baseados nos seus interesses e área geográfica;
5. clique em um dos termos e tenha acesso a uma infinidade de informações acerca do tema.