A UnionPay é uma bandeira de cartão internacional.
A UnionPay é uma bandeira de cartão que vem ganhando destaque no mercado internacional. Aceita em mais de 180 países, oferece serviços de cartão de crédito, débito, pré-pago e corporativo, além de outros benefícios. A especialista chinesa de cartão de débito e crédito, apesar de ainda pouco conhecida no Ocidente, já está entre as líderes do mercado internacional.
Acompanhe o artigo abaixo para conhecer sobre como a UnionPay funciona.
A Union Pay Internacional é uma empresa chinesa especialista em cartões de crédito. Criada em 2002, é o esquema nacional de pagamentos chinês, operando sob o controle do Banco Central da China.
A empresa atua de forma semelhante às bandeiras Visa e Mastercard, bem conhecidas no Brasil e no exterior. Oferecendo uma série de produtos e serviços para seus clientes, como:
O cartão de crédito da UnionPay é internacional e aceito em 41 milhões de estabelecimentos em 181 países.
A empresa é importante por estar em um mercado estratégico, a China, o país mais populoso do mundo. Com mais de 7,5 bilhões de cartões emitidos, dos quais 2 bilhões foram fora da China Continental, espalhados em 77 países.
Segundo uma análise da consultoria americana Nilson Report em 2022, a UnionPay conquistou 33% do mercado de cartões de crédito, débito e pré-pago, ficando em segundo lugar, atrás apenas da Visa que detém 40% desse mercado. Em terceiro lugar ficou a Mastercard, com 24%.
Aliás, quando considerado apenas transações em cartão de débito, a UnionPay ficou em primeiro lugar com 40% das transações do mercado.
No Brasil, a UnionPay mantém uma parceria com o Banco Itaú, sendo assim, os clientes da bandeira podem usar os caixas eletrônicos do Itaú para saques e consulta de saldo.
Ademais, segundo o site da empresa, mais de 60% dos estabelecimentos brasileiros aceitam a bandeira. Ela é aceita em locais com a sinalização do logotipo da empresa ou com o terminal da maquininha da REDE e da Stone.
Apesar de ser aceito no Brasil e o pagamento ser feito em reais, no momento da transação, a moeda será convertida para RMB (Renminbi, a moeda chinesa), com base no câmbio do dia.
O cartão de crédito internacional funciona como qualquer outro cartão, como um Visa ou Mastercard, por exemplo. Ele é aceito em 181 países, incluindo o Brasil. Para fazer saques, compras e pagamentos com o cartão, basta inseri-lo na máquina ou por aproximação, e informar a senha.
Para solicitar a emissão de um Cartão UnionPay, é preciso contatar um dos fornecedores parceiros da empresa. A lista completa está disponível no site da empresa.
Para isso, é preciso fornecer alguns documentos que confirmem seus dados pessoais, como carteira de identidade ou passaporte e um comprovante de residência. Vale lembrar que a UnionPay não solicita nenhuma informação sobre a situação financeira do futuro cliente.
No Brasil, você pode entrar em contato com os seguintes canais de atendimento, que prestam serviços para toda a América Latina:
Para sacar com o UnionPay no Brasil, basta acessar qualquer terminal de caixa eletrônico do Banco Itaú. São mais de 45 mil em todo país.
Além disso, o saque pode ser feito em mais de 1,7 milhões de caixas eletrônicos com o logotipo da marca em todo o mundo, isso sem contar os que estão na China. No entanto, em alguns países como os EUA, o logotipo da empresa pode não estar presente nos caixas eletrônicos devido às práticas locais, mesmo que os cartões UnionPay sejam aceitos.
Normalmente, para fazer o saque é necessário inserir uma senha PIN antes de a operação começar. Quando não há essa opção, basta seguir o passo a passo comum do caixa eletrônico. Você pode encontrar o caixa eletrônico mais perto de você neste link.
É possível sacar até RMB 10 mil (renminbi) ou o equivalente em outra moeda (cerca de R$ 6.640).
Para pagar com o cartão UnionPay, basta ir até um local que aceite a bandeira:
Ao fazer compras no exterior, ela é efetuada na moeda local e a conversão em RMB (Renminbi) é feita com base na taxa de câmbio do dia. Além disso, o cliente pode usar a opção de débito normalmente, quando a conta RMB tiver saldo suficiente.
Entre os benefícios do cartão UnionPay podemos citar:
O UnionPay International ganhou destaque especial em 2022 após o início da guerra entre Rússia e Ucrânia. Isso porque, entre as sanções aplicadas ao país estava a suspensão dos serviços das bandeiras de cartão Visa e Mastercard.
Com isso, os bancos russos anunciaram que estavam trabalhando na emissão de cartões bancários da rede chinesa UnionPay. Com o cartão, os russos podem fazer pagamentos em 180 países ao redor do mundo, sem sofrer as consequências das sanções.
Veja também outras opções de cartão de crédito aceitas no exterior, mas são mais comuns no ocidente.
O UnionPay é o sistema de pagamentos da China e atua no mundo todo. Está entre as primeiras empresas de cartão em volume de transações, junto às bandeiras Visa e Mastercard, devido ao tamanho considerável do mercado chinês.
Sim. É possível utilizar o UnionPay Internacional no Brasil. Segundo dados da empresa, 60% dos estabelecimentos brasileiros aceitam a bandeira, porque ela é aceita nas máquinas da REDE e Stone e saques em caixas eletrônicos do Banco Itaú.
O UnionPay funciona como qualquer outra bandeira de cartão de crédito e débito internacional. Aceito em 181 países, também permite saques em caixas eletrônicos do mundo todo.
O golpe do Pix tem se tornado cada vez mais frequente, atingindo milhares de pessoas…
A Receita Federal é o órgão do governo brasileiro responsável pela administração dos tributos federais,…
Donatella Versace deixa a direção criativa da Versace após quase 30 anos. Dario Vitale assume…
A declaração pré-preenchida IRPF 2025 agiliza o preenchimento do Imposto de Renda com dados importados…
O dólar hoje abriu esta quinta-feira (13) em R$5,7978, após ter atingido a mínima de…
Fluminense e Flamengo se enfrentam nesta quarta-feira, às 21h30, no Maracanã, pelo primeiro jogo da…