Se você está começando a investir no mercado financeiro, pode ter dúvidas sobre esses diferentes tipos de ações, como as Units, que incluem ações ordinárias e preferenciais e servem para quem quer diversificar os investimentos.
Confira no artigo abaixo o que são Units, as diferenças entre os tipos de ativos, como escolher entre cada uma delas e aprenda a identificar uma ação Unit. Acompanhe!
O que é Units?
Units refere-se a um tipo específico de ativo. Geralmente é uma combinação de diferentes valores mobiliários, como ações e títulos, agrupados em uma única unidade de negociação. Esse agrupamento é frequentemente usado em fundos de investimento ou em alguns veículos de investimento coletivo.
Assim, é possível investir em vários ativos ao mesmo tempo, diversificando a carteira e proporcionando um portfólio mais equilibrado.
Cada unit representa uma participação proporcional em cada ativo que compõe a cesta. Portanto, quando você compra units, está investindo em diferentes ativos financeiros ao mesmo tempo, em vez de apenas um.
Qual a diferença entre ações e Units?
A principal diferença entre ações e Units é a forma como são estruturados. Enquanto as ações representam a propriedade direta de partes de uma empresa, as Units combinam diferentes ativos financeiros
Primeiramente, as ações representam a propriedade de uma parte da empresa e são negociadas individualmente no mercado. Dessa forma, cada ação dá ao acionista direitos como votar em assembleias e receber dividendos.
Já as Units são pacotes que agrupam diferentes ativos financeiros, como ações e títulos, em uma única unidade de negociação. Elas permitem a diversificação da carteira e são comuns em fundos de investimento e em alguns veículos de investimento coletivo.
Para que servem as Units?
As Units servem para oferecer aos investidores uma maneira diversificada de investir em diferentes ativos financeiros com uma única transação.
Ao fazer isso, eles conseguem diversificar seus investimentos, o que significa ter diferentes tipos de ativos, como ações e títulos, de uma vez só. Isso ajuda a reduzir o risco e construir um portfólio mais equilibrado.
O que são units B3?
As Units B3 são os ativos negociados na B3, a bolsa de valores brasileira. Os ativos são compostos por diferentes valores mobiliários, geralmente ações ordinárias e preferenciais de uma mesma empresa, além de outros instrumentos financeiros, como bônus de subscrição. Esses ativos são agrupados em uma única unidade de negociação.
Um exemplo comum de Units na B3 é a combinação de ações ordinárias e preferenciais de uma empresa em uma única unidade, oferecendo aos investidores uma diversificação instantânea dentro da mesma companhia.
O que são ações Units
Ações Units são pacotes em que existe a oferta conjunta de ordinárias e preferenciais. Com isso, tenta-se dar mais liquidez a ativos, que, se fossem negociados separadamente, poderiam não ter um volume de compras e vendas satisfatório para a estratégia da empresa na bolsa de valores.
Ações ordinárias (ON)
Ações ordinárias (ON) são ações que dão direito a voto em assembleias da empresa. Os acionistas dessa classe também podem vender suas ações quando a empresa muda de dono, recebendo pelo menos 80% do valor de mercado das ações. Esse direito é chamado de “tag along” (ir junto).
Para ilustrar, considere que um grupo adquira a maioria das ações ordinárias da empresa “X” por R$ 5 o papel. Os acionistas ordinários teriam o direito de venda para o novo controlador por, no mínimo, R$ 4 por ações.
Ações preferenciais (PN)
As preferenciais não trazem o benefício de votar nas assembleias, mas algumas compensações. A Lei de Sociedade Anônimas, por exemplo, indica três opções:
- prioridade na distribuição de dividendos, fixo ou mínimo;
- prioridade no reembolso do capital, com prêmio ou sem ele;
- acumulação das duas vantagens anteriores.
Contudo, esses benefícios nem sempre resultam em diferenças práticas. Por exemplo, se a ação preferencial tem direito a um valor mínimo, mas há recursos para remunerar ambas as classes de ações, o rendimento com dividendos pode ser igual para ambas as categorias.
Pesquise como as empresas que estão no seu radar vem distribuindo seus lucros para os acionistas, a fim de chegar aos benefícios reais da ação preferencial.
Vantagens de adquirir ações Units
A principal vantagem de adquirir ações Units é contar com mais liquidez nas negociações. Assim, no momento de realizar a venda do ativo, a tendência é concluir a negociação sem abrir mão de uma fatia alta do preço de mercado.
Outra característica é o acionista assumir os direitos das ações que compõem o pacote. Considere uma Unit formada por uma ação ON e uma ação PN. Nesse caso, metade do pacote oferece direito de voto e tag along e a outra metade pode trazer algum tipo de privilégio no recebimento de valores.
Como escolher entre ações Units, ON e PN
Para escolher entre ações Units, ações ordinárias (ON) e ações preferenciais (PN), é preciso considerar alguns pontos. Escolha com base em seu objetivo específico de investimento, considerando fatores como dividendos, liquidez, e a análise individual de cada ação. A decisão entre Units, ON e PN dependerá da estratégia e necessidades do investidor:
Objetivo de investimento
Se o objetivo é receber dividendos a longo prazo, avalie o dividend yield (percentual de retorno para o acionista) e escolha com base nisso.
Quem busca dividendos, frequentemente, está preocupado em pagar um valor mais baixo para entrar e manter a ação no longo prazo. Portanto, o retorno oferecido pode ser mais interessante que o volume de negociações em si. Logo, não interessa tanto o tipo de ação, mas o preço e a perspectiva de dividendos.
Negociação a curto prazo (Trade)
Se a intenção é realizar trades, concentre-se na oscilação entre os preços de compra e venda. Em operações de curto prazo, o retorno com dividendos pode não ser o fator decisivo.
Liquidez
Em casos de compra para venda, tende a ser problemático comprar um ativo com baixa liquidez, se o propósito é a venda. Por isso, as Units podem ser uma alternativa se as ONs e PNs não tiverem um bom volume de negociações.
Análise individual
Analise cada ação individualmente e compreenda como ela se alinha à sua estratégia de investimentos. As Units trazem mais liquidez, além de combinarem as vantagens de ações ON e PN, como prioridades em recebimentos e direito a voto.
Pequenos investidores
No caso do pequeno investidor, é muito comum dar mais atenção às ações preferenciais. Isso porque, não será possível reunir ordinárias suficientes para ter uma participação significativa na empresa.
O cuidado é verificar se, na prática, existe um retorno superior das preferenciais sobre as demais classes, bem como a liquidez. Se liquidez e o dividend yield são similares, a tendência é escolher o papel mais barato, independentemente de ser Unit, ON ou PN.
Como identificar uma ação Unit
As ações são diferenciadas pelo código de negociação na bolsa de valores. As letras, nesse sentido, referem-se à empresa a qual pertence à ação, enquanto o número caracteriza a classe. Os códigos são os seguintes:
- final 03 — ações ordinárias;
- final 04 — ações preferenciais;
- final 11 — ações Units.
Para ilustrar, veja o exemplo da ação do Santander Brasil:
- SANB11 — ações Units;
- SANB03 — ações ordinárias;
- SANB04 — ações preferenciais.
Os códigos permitem identificar as ações nas plataformas de investimento disponibilizadas por corretoras e bancos.
Principais ações Units do mercado
Para conhecer as ações Units disponibilizadas na bolsa de valores brasileira, basta acessar o site da B3. Veja alguns exemplos:
- Santander Brasil (SANB11) — 1 ação ON + 1 ação PN;
- Energisa (ENGI11) — 1 ação ON + 4 ações PN;
- Sanepar (SAPR11) — 1 ação ON + 4 ações PN;
- Banco BTG (BPAC11) — 1 ação ON + 2 ações PN;
- Taesa (TAEE11) — 1 ação ON + 2 ações PN.
Antes de investir, procure sempre reunir o máximo de informações sobre as empresas, bem como considerar seu perfil de investidor. As ações Units são apenas mais uma opção no mercado financeiro. Assim como em outras escolhas, analise os riscos e possíveis ganhos com cuidado.
Gostou do conteúdo? Se você quer ampliar sua carteira de investimentos, veja também como investir em ações no exterior em 3 passos.
Perguntas frequentes
As ações Units representam pacotes de ações em que estão incluídos papéis das classes ordinária e preferencial.
As Units são criadas para aumentar a liquidez de ativos que, separadamente, não teriam o mesmo volume de negociações.
O acionista que adquire ações Units tem os direitos referentes às ações que estão incluídas no pacote vendido, podendo haver diferentes quantidades de ordinárias e preferenciais.