Universidade de Oxford: saiba como estudar na 4ª melhor do mundo

A Universidade de Oxford é uma instituição de ensino superior pública, conhecida por ser uma das mais antigas do mundo, com ampla tradição e formação de grandes nomes do mercado. Além disso, ela foi considerada a 4ª melhor do mundo pelo QS World University Rankings 2023.

Ao pensar em estratégias para se desenvolver na carreira, é comum considerar estudar no exterior. Como resultado, é natural que a instituição atraia o interesse de estudantes de todo o mundo.

Se esse é o seu caso, continue a leitura deste conteúdo. Nele, você aprenderá mais sobre a Universidade de Oxford e saberá como estudar na instituição. Acompanhe!

Quando a Universidade de Oxford foi fundada?

A Universidade de Oxford, no Reino Unido, foi fundada em 1096. Com o rei Henrique II, ela começou a se desenvolver a partir de 1167 como uma das melhores universidades do mundo.

O Rei proibiu que os estudantes ingleses frequentassem a Universidade de Paris após uma briga com Thomas Becket — arcebispo de Canterbury. Logo, as pessoas precisaram se manter nas instituições da região, o que impulsionou o desenvolvimento da Universidade de Oxford.

Já em 1190, a instituição recebeu o primeiro aluno estrangeiro, conhecido como Emo da Frísia. Assim começou a tradição de estudantes de outros países procurarem Oxford.

O desenvolvimento da instituição se manteve e, atualmente, ela conta com 37 faculdades e 4 permanent private hall (PPH), que são instituições educacionais dentro da universidade.

Além de ter sido reconhecida como a 4ª melhor universidade do mundo, a instituição destaca-se por ter as taxas de abandono mais baixas do Reino Unido. Em 2019/2020, apenas 0,9% dos estudantes desistiram. Isso se deve a diversos fatores, como a estrutura fornecida, a qualidade do ensino e os programas internos.

Qual a melhor universidade: Oxford ou Harvard?

De acordo com o QS World University Rankings 2023, Oxford está mais bem colocada que Harvard, a universidade mais prestigiada dos Estados Unidos. Porém, a diferença é apenas de uma posição: Harvard está na quinta posição, com nota 97,6 — apenas 0,8 ponto abaixo de Oxford.

Assim, a qualidade é próxima e Harvard também ficou conhecida pelos grandes nomes que estudaram na instituição. Isso inclui 8 presidentes dos EUA e mais de 70 ganhadores do prêmio Nobel, um dos reconhecimentos mais prestigiados pela Universidade.

A instituição também apresenta programas para aceitar estudantes estrangeiros, o que pode ser uma oportunidade para brasileiros que desejam se desenvolver profissionalmente no exterior. Porém, vale mencionar que a Universidade de Harvard é bastante concorrida: apenas cerca de 6% dos candidatos conquistam a tão sonhada vaga.

Quanto custa estudar em Oxford?

O custo para estudar em Oxford varia bastante, conforme o curso. Em 2022, os valores ficaram entre £ 24 mil e £ 34 mil ao ano, em média, para estudantes estrangeiros. Os custos diferem dos cobrados para cidadãos do Reino Unido.

A cobrança anual inclui todas as questões acadêmicas, como aulas, supervisão, instalações utilizadas pelo estudante nas aulas e outros serviços relacionados.

Porém, é preciso ter em mente que as taxas não incluem gastos com acomodação, transporte, alimentação e outras despesas comuns no dia a dia. Com os custos com aluguel (com opções acessíveis para estudantes), você pode se manter no país com valores entre £ 600 e £ 900 ao mês. 

Nesse caso, o montante gasto mensalmente varia conforme localização, padrão de vida, número de pessoas no grupo familiar etc. Para auxiliar no seu planejamento, vale a pena pesquisar o custo de vida na Inglaterra

É possível estudar em Oxford de graça?

A Universidade de Oxford trabalha com programas de bolsa de estudos para estudantes do Reino Unido e estrangeiros. Assim, é preciso pesquisar as possibilidades para entender quais alternativas podem se adequar ao seu perfil e necessidades.

Por exemplo, programas como o Crankstart Scholarships e Oxford Bursaries são disponibilizados para estudantes do país. Também existem programas criados por meio de parcerias entre diferentes nações. Como a Hill Foundation Scholarship, para estudantes da Rússia, ou a Bright Oceans Corporation Scholarship, para quem reside na China.

Embora não exista um programa específico com o Brasil, os estudantes brasileiros podem se encaixar na Reach Oxford Scholarship, antes chamadas de Oxford Student Scholarships. Ela é voltada para estudantes de países de baixa renda que não puderam estudar para obter um diploma em seu país de origem por razões políticas ou financeiras.

A bolsa também pode ser concedida caso o país não tenha instalações educacionais adequadas. Saiba mais!

Requisitos do programa Reach Oxford Scholarship

Entenda as principais regras dessa bolsa de estudos da Universidade de Oxford:

  • é preciso ser um novo estudante em Oxford em grau universitário;
  • a bolsa é ofertada por iniciativa da universidade, o que exige aprovação prévia no processo seletivo;
  • é possível se inscrever em qualquer curso, exceto medicina.

Benefícios incluídos na bolsa de estudos de Oxford

A bolsa de estudos cobre de 3 a 4 anos de curso, conforme a duração específica da graduação escolhida. Nesse caso, estão incluídas as seguintes despesas do estudante:

  • taxas do curso;
  • bolsa para custos de vida;
  • uma passagem de ida e volta para o país de origem ao ano.

Se você se interessou em conquistar uma bolsa de estudos em Oxford, precisa observar alguns passos importantes. O primeiro é se preparar corretamente para o processo seletivo, que pode ser bastante complexo.

O que preciso para tentar uma bolsa na Universidade de Oxford

As bolsas são concedidas apenas para os candidatos que comprovam a mais alta capacidade acadêmica. Ademais, é preciso ter atenção a outros critérios analisados pelos responsáveis na hora de definir quem receberá o benefício. 

Pré-requisitos aplicar a uma bolsa em Oxford

  1. alta capacidade e reconhecimento acadêmico;
  2. ser aprovado em um dos programas de graduação da universidade;
  3. perfil socioeconômico compatível com a necessidade da bolsa;
  4. ter proficiência em inglês, conforme o nível exigido pelo curso de interesse;
  5. a comprovação de que há o interesse em retornar ao país de origem após concluir os estudos.

Ainda, são priorizados os candidatos que ainda não concluíram uma graduação. Tenha atenção ao fato de que nem todas as faculdades da Universidade de Oxford terão bolsas disponíveis todos os anos. Porém, caso você seja aprovado em uma unidade que não contará com o benefício, eles fazem um procedimento de transferência.

Outro ponto relevante sobre o assunto é que também existem bolsas de estudos de iniciativa externa. Ou seja, quando outros entes e organizações assumem os custos dos estudantes, concedendo o benefício. Como os programas variam, a dica é fazer pesquisas constantes na internet para encontrar as oportunidades. Todas as alternativas também são divulgadas no site oficial da Universidade de Oxford.

Quanto precisa tirar no Enem para entrar em Oxford?

A universidade não aceita a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) no processo seletivo. 

Assim, você precisará recorrer ao processo seletivo tradicional para entrar em Oxford e, se já estiver cursando uma graduação, precisará reiniciar o curso.

Abaixo, explicamos como funciona o processo seletivo para ser admitido na universidade.

Como é o processo seletivo para entrar em Oxford?

O processo seletivo para entrar em Oxford não é igual para todos os candidatos, já que cada curso tem pré-requisitos específicos. Assim, o interessado em estudar na instituição deve pesquisar os critérios específicos de sua área de interesse para melhor se preparar. 

A Universidade possui uma página com todos os cursos disponíveis em Oxford, para ajudar a direcionar melhor seu planejamento.

Procedimentos gerais do processo seletivo para entrar em Oxford

  1. atente-se as datas marcadas para os testes de admissão;
  2. preencha o formulário UCAS, do Serviço de Admissão de Universidades e Faculdades;
  3. envie o eventual trabalho escrito;
  4. prepare-se para a entrevista online;
  5. aguarde a divulgação dos resultados.

É difícil entrar em Oxford?

Sim. Segundo os dados levantados em 2021, mais de 24 mil estudantes se inscreveram para tentar conquistar uma das 3.300 vagas. Ou seja, a concorrência é, em média, de 7 para 1.

No teste de admissão, são avaliados os conhecimentos específicos, que consideram a aptidão do candidato com as temáticas básicas relacionadas ao curso de interesse. Também é preciso ter proficiência em língua inglesa, como em testes TOEFL, IELTS Acadêmico, entre outros.

Outro ponto bastante relevante é que não basta ter um bom desempenho em todas as etapas: a fase de entrevista é bastante tradicional. Professores do curso utilizam essa etapa para compreender mais sobre as habilidades e diferenciais do estudante. Além disso, buscam entender se ele se adequará ao sistema de Oxford.

Para se preparar melhor, vale a pena estudar todos os critérios do seu curso de interesse e organizar uma rotina para aprimorar os seus conhecimentos. Veja 13 dicas para aprimorar o inglês.

Quais cursos têm na Oxford?

Veja a lista com os cursos disponíveis na Universidade de Oxford:

  • Arqueologia Clássica e História Antiga;
  • Arqueologia e Antropologia;
  • Belas artes;
  • Biologia;
  • Bioquímica (Molecular e Celular);
  • Ciência da Computação;
  • Ciência da Computação e Filosofia;
  • Ciência da engenharia;
  • Ciência de materiais;
  • Ciências Biomédicas;
  • Ciências da Terra (Geologia);
  • Ciências Humanas;
  • Clássicos (Literatura);
  • Clássicos e Estudos Orientais (Literatura e linguagem);
  • Clássicos e inglês (Literatura);
  • Direito (Jurisprudência);
  • Economia e Gestão;
  • Estudos orientais;
  • Filosofia e Línguas Modernas;
  • Filosofia e Teologia;
  • Filosofia, Política e Economia (PPE);
  • Física;
  • Física e Filosofia;
  • Geografia;
  • História;
  • História (antiga e moderna);
  • História da arte;
  • História e Economia;
  • História e inglês;
  • História e Línguas Modernas;
  • História e política;
  • Inglês e Línguas Modernas;
  • Linguagens modernas;
  • Línguas Clássicas e Modernas;
  • Línguas da Europa e do Oriente Médio;
  • Línguas Modernas e Linguística;
  • Literatura e Língua Inglesa;
  • Matemática;
  • Matemática e Ciência da Computação;
  • Matemática e Estatística;
  • Matemática e filosofia;
  • Medicamento;
  • Medicina (entrada de pós-graduação);
  • Música;
  • Psicologia (Experimental);
  • Psicologia, Filosofia e Linguística;
  • Química;
  • Religião e Estudos Orientais;
  • Teologia e Religião.

Foundation years de Oxford

Ainda há os foundations years para os interessados em estudar na Universidade. Essa é uma opção gratuita para aprender mais sobre uma área, ajudando no preparo e na decisão para cursar a graduação. Nesse caso, a instituição apresenta oportunidades com foco em 4 temáticas distintas:

  • Química, Engenharia e Ciência dos Materiais;
  • Humanas;
  • Direito;
  • Filosofia, Política e Economia (PPE).

Como organizar as finanças para estudar em Oxford?

Para estudar em Oxford, é necessário estar atento à cotação da moeda local, a libra esterlina, para poder estabelecer seu planejamento financeiro. Custos como tarifas aéreas, deslocamento, moradia, alimentação e materiais escolares devem ser inseridos na sua planilha de previsão de gastos.

Trabalhe com uma margem de segurança e separe valores extras para emergências. A estadia em outro país pode ser tranquila desde que bem planejada e pesquisada. Vale a pena entender melhor a cultura que influenciará suas finanças como estudante de Oxford.

Por fim, busque as melhores alternativas para enviar dinheiro para o exterior e realizar os pagamentos. Com uma plataforma de transferências internacionais, como a Remessa Online, você garante transações rápidas, seguras e com um ótimo custo-benefício.

Estudar na Universidade de Oxford é desafiador, mas é um sonho possível. Se esse é o seu objetivo, comece a se organizar financeiramente e mantenha uma boa rotina de estudos. Assim, vai ampliar suas chances de conquistar uma vaga e, até mesmo, uma bolsa.

Está planejando uma viagem para o exterior com foco nos estudos? Conheça as soluções da Remessa Online para enviar e receber dinheiro do exterior!

Resumindo

Quanto custa a Faculdade Oxford?

A anuidade fica entre e £ 24 mil e £ 34 mil, conforme valores em 2022. Esse valor não inclui as despesas com moradia, alimentação e outros gastos básicos.

É difícil ser aprovado para estudar em Oxford?

Sim. A concorrência média é de 7×1 e o processo seletivo é bastante criterioso, com diversas etapas técnicas, além da entrevista com o estudante.

É possível estudar em Oxford de graça?

Para realizar sua inscrição no programa da instituição de ensino para outubro de 2023, é necessário enviar sua candidatura até 8 de fevereiro de 2023. Em janeiro novas informações serão divulgadas e você pode conferir no site da Universidade de Oxford. A Universidade tem programas que concedem bolsa de estudo, como o Reach Oxford Scholarship, além de oportunidades externas, concedidas por empresas e outros órgãos.

Related posts

Receita Federal amplia controle sobre PIX e transações com cartões de crédito

HMPV: o que é, sintomas e prevenção da doença que está aumentando na China

ADP deve reforçar resiliência do mercado de trabalho americano