O valuation ajuda a entender o valor da empresa e verificar se os montantes pagos por investidores são adequados ao mercado. Esse indicador demonstra a situação do negócio e pode servir como base para várias tomadas de decisão.
Diante disso, preparamos este conteúdo completo para explicar o conceito de valuation, a sua importância e como calcular esse indicador. Acompanhe!
Valuation é o processo de descobrir quanto vale um negócio. O objetivo é entender o valor real e o preço justo de uma empresa. O cálculo do valuation envolve fatores como posição da companhia no mercado e o potencial de retorno de investimento de suas ações. Devido a essas previsões, o valuation de um negócio pode mudar bastante ao longo do tempo, especialmente em empresas mais novas. Empresas já consolidadas têm mais informações disponíveis, o que geralmente resulta em análises de valor mais estáveis e confiáveis.
Empresas devem calcular o valuation porque, com essa métrica, podem estimar o valor do seu negócio e se planejar melhor para o futuro. Com base no resultado, os gestores podem identificar oportunidades para melhorar a empresa e aumentar seu valor no mercado, atraindo mais investidores.
O cálculo de valuation por renda considera a soma dos caixas futuros da empresa, e exclui o fluxo presente. Esse método é conhecido como Fluxo de Caixa Descontado (FCD) e é o mais usado para calcular o valuation de uma empresa.
Passo a passo para calcular valuation por renda ou fluxo de caixa:
A taxa de desconto para o cálculo do valuation de startups e empresas novas costuma ser elevada porque há maior incerteza, então ela serve para aumentar a segurança dos investimentos.
O cálculo de valuation por comparativo com empresas do mercado se baseia na comparação do negócio com outras companhias similares, cujo valuation já é conhecido. É fácil encontrar informações sobre empresas com capital aberto para fazer a análise, mas em outros casos o cálculo depende da disponibilidade de dados da companhia.
Passo a passo para calcular valuation por comparativo com empresas do mercado:
Para o cálculo de valuation por patrimônios e ativos da empresa, basta somar todos os bens tangíveis da empresa (imóveis, dinheiro, equipamentos, etc.) e subtrair pelos gastos e dívidas. Essa fórmula é um pouco limitada porque desconsidera ativos intangíveis, como valor da marca, que podem influenciar no valor da empresa. Por isso, esse cálculo de valuation é mais indicado para situações de crise e dificuldades porque indica a liquidação do negócio.
Passo a passo para calcular valuation por patrimônios e ativos da empresa:
O Fluxo de Caixa Descontado (FDC) ou Discounted Cash Flow (DCF) calcula o valuation da empresa com base na projeção de fluxos de caixa futuros, aplicada uma taxa de desconto que reflete o custo de oportunidade do capital de acordo com o risco do negócio. Também conhecido como valuation pela renda, ele é muito usado por empresas porque permite uma análise aprofundada do potencial de geração de valor.
Valuation Contábil ou por ativos considera os ativos líquidos de uma empresa, subtraindo seus passivos. Esse tipo de valuation é útil para informar claramente o valor de companhias com ativos físicos em grande quantidade, mas não reflete bem empresas que se baseiam em ativos intangíveis, como patentes e capital humano. Além disso, a análise do Valuation Contábil pode ser um pouco superficial, já que considera apenas o patrimônio líquido da empresa, excluindo itens imateriais que geram valor para o negócio.
Múltiplos de Mercado, também conhecido como valuation por cotação ou pelo mercado, avalia uma empresa com base em indicadores financeiros de outros negócios comparáveis. Uma das limitações desse tipo de valuation é que ele não considera particularidades das empresas analisadas, mas ainda assim é um método rápido para descobrir o valor de um negócio.
Indicadores financeiros mais comuns para valuation por cotação:
O cálculo do valuation fornece uma visão abrangente da empresa, o que permite explorar os pontos fortes e descobrir pontos fracos. Assim, é possível ter uma gestão mais estratégica e concentrar esforços nas áreas que precisam de melhoria, além de desenvolver projetos e outras iniciativas que visam a aumentar a competitividade do negócio.
Um bom valuation, a partir de uma análise bem fundamentada e transparente, pode atrair investidores porque eles procuram segurança e retornos potenciais claros. Ter um valuation consistente também dá margem para a empresa negociar mais eficazmente com os investidores.
A abertura de capital é o processo utilizado quando a empresa decide negociar as ações na bolsa de valores. Calcular o valuation e entender o valor da companhia permitirá aos gestores realizar a negociação com maior segurança, já que existe uma compreensão maior sobre o seu preço justo e a perspectiva do mercado.
Para obter o valuation de uma startup utilizando o cálculo do total de ativos somados ao lucro líquido, é necessário avaliar todos os ativos tangíveis e intangíveis da empresa e adicionar o lucro líquido. É um método bastante simples e considerado conservador, então é mais indicado para companhias menores e novas no mercado.
O cálculo Base Zero, também conhecido como abordagem de custo de replicação, calcula o valuation de uma startup com base em quanto custaria para replicar o negócio do zero. Este método envolve calcular todos os custos associados ao desenvolvimento da tecnologia, construção da infraestrutura, contratação da equipe e estabelecimento da base de clientes.
O valuation por meio do Venture Capital identifica o potencial de lucro de uma startup em médio e longo prazo. O cálculo engloba múltiplos de mercado, comparações com startups semelhantes e a avaliação de métricas-chave, como o custo de aquisição de clientes, valor do tempo de vida do cliente e taxa de crescimento anual.
O valuation é uma metodologia importante para entender o preço justo do negócio e auxiliar na tomada de decisões. Ele permite acompanhar os resultados da sua companhia para adotar estratégias que melhorem o posicionamento do seu negócio no mercado.
Gostou do artigo? Se sim, aproveite e siga a Remessa Online nas suas redes sociais para acompanhar mais conteúdos relevantes como este. Estamos no Instagram, X, Facebook, LinkedIn e YouTube.
Valuation consiste na estimativa do valor de um negócio, e tem o objetivo de entender o valor intrínseco e o preço justo por uma empresa.
Empresas devem calcular o valuation porque por meio dessa métrica é possível estimar o valor do seu negócio e se planejar estrategicamente para o futuro. Com bases no resultado desse indicador, gestores podem identificar oportunidades para potencializar seu empreendimento e aumentar seu valor no mercado, atraindo mais investidores.
– Fluxo de Caixa Descontado (FDC) ou Discounted Cash Flow (DCF), ou valuation pela renda;
– Valuation Contábil ou por ativos;
– Múltiplos de Mercado ou cotação, ou valuation pelo mercado.
Crédito das imagens: Envato Elements
O dólar hoje abriu esta sexta-feira (21) em R$5,7029, após ter atingido a mínima de…
Se você ama a energia dos blocos de Carnaval de São Paulo, prepare-se porque a…
Entenda o novo recurso da Uber que permite aos motoristas bloquear passageiros indesejados, lançado estrategicamente…
Descubra como identificar rapidamente os sintomas da dengue e saiba como agir para prevenir complicações…
Precisa de uma mensagem de reflexão para vida? Veja nossa lista de frases e escolha…
O dólar hoje abriu esta quinta-feira (20) em R$5,7214, após ter atingido a mínima de…