Negócios inovadores que participam de rodadas de investimento precisam apresentar o valuation startups. Entenda o que isso significa e por que é importante.
Existem várias formas de identificar e defender a capacidade de geração de lucro de um negócio. O valuation startups é um dos principais métodos para isso. Ele deve ser usado sempre que for necessário um novo aporte de capital.
Afinal, nesses casos, você precisa convencer o investidor de que vale a pena aplicar seu dinheiro nesse negócio, que tende a ser inovador e disruptivo. Além disso, o valuation é válido para todas as fases de financiamento da sua startup.
Portanto, é fundamental entender esse conceito, saber calculá-lo e compreender melhor esse mundo das startups. É o que vamos explicar neste post. Então, que tal saber mais?
O que é valuation startups?
O valuation startups é o termo utilizado para definir o cálculo do valor de mercado desse tipo de empresa. Esse dado é importante para fornecer informações valiosas sobre o negócio e comprovar sua capacidade de gerar lucro.
Além disso, a fórmula utilizada permite avaliar outros quesitos. Por exemplo:
- o potencial de crescimento da empresa;
- a importância de investimentos para sua startup;
- o aporte de capital necessário para o crescimento do negócio;
- a forma que os produtos ou serviços inovam e solucionam problemas reais da sociedade.
Qualquer empresa deve utilizar a metodologia valuation para conquistar um investidor-anjo. No entanto, esse cálculo é ainda mais importante para as startups. Isso porque esse tipo de negócio é disruptivo e precisa crescer de maneira sustentável.
Para isso, precisa de um investidor internacional — ou mais de um — para realizar aportes financeiros. A questão é que a comprovação do seu potencial nem sempre é fácil. Com o valuation das startups, é possível responder a alguns questionamentos relevantes feitos por esses especialistas. Dentre eles, estão:
- quanto vale a startup;
- é válido investir nesse negócio;
- qual o potencial de lucro da empresa;
- quanto deve ser oferecido em percentual da startup para a aplicação de recursos financeiros.
Qual o valor das startups?
Cada negócio desse tipo tem um valor de mercado específico. Ele depende de vários fatores. Por exemplo:
- caixa gerado;
- performance no mercado;
- ativos e patrimônio.
No entanto, o ecossistema de startups vem se fortalecendo no Brasil. No total, as empresas caracterizadas dessa forma alcançaram 436,8 milhões de dólares em investimentos somente em abril de 2022. Esse valor foi superior ao verificado no mesmo mês em 2021, que foi de 416,3 milhões de dólares.
Esse montante foi gerado a partir de 50 rodadas de investimentos. Com essa quantia de aportes, o volume investido no acumulado de 2022 é de 2,3 bilhões de dólares, em um total de 238 negociações.
Como se faz o valuation de uma startup? Como calcular?
O manual de como criar uma startup exige conhecer os métodos de valuation das startups. De modo geral, eles são semelhantes aos do cálculo de avaliação de outros tipos de empresas. É o caso do fluxo de caixa descontado, múltiplos de transações comparadas.
Porém, outros fatores precisam ser considerados nesse processo, já que a análise é de startups. O principal aspecto a analisar, nesse caso, é o risco. Como esse negócio é inovador, as ideias e as propostas de produtos e serviços são diferenciados e apresentam alto potencial de perdas.
Nesse sentido, alguns fatores qualitativos importantes são:
- tamanho de mercado disponível no nicho de atuação;
- barreiras para a empresa entrar no mercado;
- processo de inovação das operações;
- possibilidade de os produtos e serviços se tornarem obsoletos no futuro;
- possibilidade de ter êxito, sendo uma startup unicórnio no Brasil;
- objetividade do plano de negócios para startups;
- visão do empreendedor;
- equipe que compõe a empresa;
- estratégia definida;
- produto desenvolvido.
Todos esses aspectos precisam ser analisados em combinação com fatores quantitativos. Além disso, é importante considerar a necessidade de capital e a demanda do investidor. A partir disso, é possível entender como calcular o valuation.
Existem alguns principais métodos para essa finalidade. Veja quais são eles.
Método base zero
É o mais simples e serve para entender o capital necessário para começar uma empresa semelhante a partir do zero. Para isso, é preciso considerar todos os ativos da empresa. Por exemplo:
- contas a receber;
- dinheiro em caixa ou no banco;
- matéria-prima;
- maquinário;
- mercadorias;
- aplicações financeiras de curto prazo;
- imóveis.
Então, some os valores de todos esses itens — e de outros, se existirem. Esse será o valuation da startup.
Método total de ativos + lucro líquido
É outra metodologia simples. Por isso, recomenda-se utilizá-la para companhias de pequeno porte, lean startups e aquelas com pouco tempo de mercado. Nesse caso, você deve fazer o seguinte:
- somar os ativos;
- utilizar o resultado do último balanço fiscal.
Por exemplo, se a soma dos ativos chegar a R$ 150 mil e o lucro líquido for de R$ 75 mil no balanço fiscal mais recente, o valuation será de R$ 225 mil.
Método venture capital
O venture capital é o capital de risco. Esse método foi desenvolvido na Universidade de Harvard e vale para startups com e sem faturamento. No entanto, a tendência é que os fundos invistam em companhias mais maduras.
Por isso, é necessário fazer uma projeção de ganhos a partir do cálculo do valor de saída do investimento. Essa é uma forma de mostrar a viabilidade financeira e mostrar para os investidores se a empresa é capaz de gerar retorno.
O cálculo pelo método venture capital deve ser feito a partir dos seguintes aspectos:
- necessidade de aporte de capital;
- receita projetada para o ano de saída da operação;
- margem líquida projetada para o mesmo período.
Além disso, é preciso analisar o preço sobre lucro (P/L) e a taxa de desconto esperada pelo investidor.
Método de avaliação por scorecard
É uma abordagem mais analítica. Por isso, depende da visão do avaliador e considera aspectos mais qualitativos.
Para começar esse cálculo, é preciso utilizar um valor inicial a partir da média dos valores de mercado das startups semelhantes. Ou seja, de companhias que estão na mesma fase de desenvolvimento e em um local próximo.
A partir disso, alguns fatores relevantes são determinados pelo avaliador. Por exemplo:
- mercado consumidor do negócio;
- empreendedor e o time da startup;
- grau de inovação da empresa perante a concorrência;
- risco de mercado.
Cada um dos fatores predeterminados também recebe um peso. A partir disso, é feita uma média para cada aspecto e somadas todas as pontuações. Isso é feito pela multiplicação do peso pelo valor médio indicado no início, considerando a média das startups semelhantes.
Para ficar mais claro, veja como fica a fórmula:
- Valuation startups = média do valor de mercado das startups semelhantes × nota obtida pela soma dos fatores relevantes para o avaliador
Como calcular o valuation pre-money?
Ainda é importante destacar que o valuation das startups pode ser pre-money ou post-money. O primeiro termo se refere ao valor de mercado da empresa antes de ela receber qualquer tipo de investimento. Por sua vez, o segundo representa o mesmo parâmetro depois da aquisição do capital.
A vantagem do pre-money valuation startup é o fato de ser um parâmetro de identificação de oportunidades. Isso porque o valor estimado permite ao investidor saber se a empresa está sendo analisada de maneira abaixo do real, mais caro ou de forma justa.
Então, como calcular o valuation pre-money? Ele é definido pela diminuição do capital a ser investido do valor presente. Ou seja:
- Valuation pre-money = valor presente – capital a ser investido
Como avaliar o valor de uma startup?
Existem diferentes tipos de investimento em startup. Porém, o valuation é um indicador importante para todos eles. Isso porque demonstra se a empresa é viável e se ela:
- tem flexibilidade gerencial;
- está em um bom estágio de desenvolvimento;
- fez acordos e alianças;
- tem contratos fechados;
- tem canais de distribuição;
- oferece tração, ou seja, se tem capacidade de aplicar dicas para atrair investidores.
Apesar de todos esses fatores serem importantes, esse tipo de negócio sempre se caracteriza pela incerteza. Portanto, é necessário considerar 3 cenários na sua projeção:
- o pior;
- o provável;
- o melhor.
O avaliador vai calcular o valor de mercado da empresa a partir de cada uma dessas possibilidades. Em seguida, aplicará um percentual de concretização que varia de 0% a 100%. O resultado dependerá da média ponderada desses valores.
Outra opção é a via de análise da comparação. Nesse caso, avalia-se a startup com base em outras empresas desse tipo que sejam referência de mercado. Esse processo é embasado em dois indicadores:
- volume de investimento de investidores-anjo nas empresas semelhantes;
- valor de venda de outras startups em etapa inicial ou na mesma fase de avaliação.
Como o Shark Tank calcula o valuation?
No programa Shark Tank, os tubarões — ou seja, os investidores — verificam os dados apresentados pelos participantes. Eles utilizam os métodos já citados. Porém, fazem a comparação do capital a ser investido com o valuation da empresa e a participação societária oferecida.
Por isso, é comum eles fazerem uma contraproposta. Nesse caso, oferecem uma linha de crédito ou até algum valor a investir, mas com uma porcentagem de participação maior. Isso porque o objetivo é investir em um negócio com alto potencial de retorno e usufruir dos benefícios e lucros gerados.
Por que fazer o valuation startup?
A grande vantagem de avaliar o valor de mercado de uma startup é comprovar que suas operações são viáveis e podem trazer retorno. Contudo, esse cálculo também pode ser utilizado como ferramenta de gestão.
Por quê? A resposta é simples. A partir do acompanhamento do valor da empresa, é possível ver qual é seu estágio de desenvolvimento.
Além disso, os indicadores apresentados ajudam a melhorar a evolução do negócio. Ou seja, permitem acertar as decisões para que o valor de mercado aumente no futuro. Portanto, existem 3 principais motivos que justificam a adoção do valuation startup. Eles são:
- determinar o valor de mercado real da empresa;
- identificar o valor a ser cobrado por um percentual da startup;
- ter argumentos sólidos em apresentações da startup, especialmente, nas rodadas de investimento.
Quando fazer esse processo?
O valuation startup deve ser feito sempre que você busca investidores para o seu negócio. No entanto, não existe um período obrigatório ou ideal para sua realização.
A vantagem de realizar esse procedimento antes de uma rodada de investimentos é ter dados mais precisos e atualizados. Por isso, o cálculo precisa ser refeito sempre que necessário. Afinal, os fatores qualitativos e quantitativos mudam com o tempo.
Quais são os principais métodos para aumentar o valuation das startups?
Uma startup melhora o seu valor de mercado conforme aumenta seu fluxo de caixa e gera mais lucros. No entanto, vários fatores interferem nesse processo, como já vimos. Por isso, é importante considerar métodos que ajudem a elevar o valuation.
Nesse sentido, existem 3 principais fatores que geram esse resultado. Eles são:
Patente
Pode gerar fluxo de caixa e se tornar relevante para o valuation. De modo geral, uma patente não agrega valor. Porém, é interessante em alguns casos, justamente porque se refere a um produto exclusivo e original.
Experiência de mercado
Representa o histórico dos empreendedores no mercado. A partir das experiências anteriores, fica mais fácil alcançar os objetivos esperados. Isso porque erros já foram cometidos e geraram lições importantes.
Equipe de vendas de alta performance
Um time único e com alta performance consegue fechar negócios com mais rapidez. Isso gera mais fluxo de caixa e aumenta o valuation.
Perceba que, de toda forma, o propósito é atentar aos elementos que diminuem o risco e aumentam a chance de ter um fluxo de caixa consistente. Dessa forma, o crescimento da empresa se torna sustentável e é possível conseguir mais investimentos.
Assim, o valuation startups é um indicador importante, que permite saber como a empresa está perante a concorrência. Mais do que isso, é fundamental para a conquista de aportes de capital. Inclusive, quando o foco é conseguir investimento no exterior.
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Resumindo
O valuation startups é feito a partir da análise de fatores qualitativos e quantitativos. Vários métodos podem ser usados. O mais simples consiste em somar todos os ativos ao resultado do último balanço fiscal para chegar ao valor de mercado.
Cada startup tem o seu valuation. No entanto, o ecossistema completo, no acumulado de 2022 até abril, é de 2,3 bilhões de dólares, conseguidos em 238 negociações. Somente em abril deste ano, os aportes somaram 436,8 milhões de dólares.
O valuation é calculado a partir de diferentes fatores qualitativos e quantitativos. No programa, os tubarões usam os valores apresentados pelos participantes e comparam ao capital a ser investido e à participação societária oferecida. Assim, decidem se vale a pena entrar no negócio.
O valuation startups pre-money é aquele analisado antes do aporte de capital. Ele é calculado pelo valor presente menos o capital a ser investido.