Vender no iFood sem estoque é uma ótima ideia de negócio.
O iFood recebe mais de 60 milhões de pedidos mensalmente, gerando uma ótima oportunidade de negócios para quem quer lucrar no ramo de alimentos. Se você quer aproveitar esse potencial, mas não quer investir em uma loja própria, é possível vender no iFood sem estoque por meio do dropshipping.
Acompanhe o artigo abaixo e entenda como fazer dropshipping no iFood, principais custos, vantagens e desvantagens. Vamos lá?
Sim, é possível vender no iFood sem ter estoque, utilizando um modelo chamado dropshipping de comida. Dessa forma, você cria uma loja no iFood, mas não precisa ter os produtos em estoque. Quando um cliente faz um pedido, você compra o produto de um fornecedor e o entrega ao cliente.
Para isso, você precisa de um fornecedor confiável, um veículo para entregas e uma estratégia de preços que garanta sua margem de lucro. Assim, você atua como intermediário, vendendo produtos que não possui fisicamente.
Basicamente, você atua como intermediário entre o cliente e o fornecedor, sem precisar armazenar os produtos. Isso permite que você venda alimentos sem precisar investir em estoque, se tiver um fornecedor confiável e um meio de transporte para as entregas.
Vale lembrar que o iFood não possui recursos especializados ou mesmo suporte dedicado para o dropshipping. Sendo assim, você deve ter bastante atenção ao criar uma loja, precificar e se atentar a qualidade dos produtos oferecidos.
Ao fazer dropshipping pelo iFood e vender sem estoque, há três opções de entrega: você pode buscar o produto com o fornecedor e entregar ao cliente, o fornecedor pode entregar diretamente ao cliente, ou você pode utilizar a entrega parceira do iFood, onde a própria plataforma se encarrega de toda a logística de entrega.
O dropshipping é o principal exemplo de modelo de negócios no iFood sem estoque. Vale lembrar que há duas opções de loja no iFood: os restaurantes, que oferecem refeições prontas, e o iFood Marketplace, que permite a venda de produtos de mercados, farmácias, pet shops e lojas de shopping.
Para escolher fornecedores para o iFood, você pode pesquisar online ou mesmo em sua cidade, empresas que ofereçam produtos de alta qualidade e sejam confiáveis em termos de entrega. Pode ser, por exemplo, pizzarias, pastelarias, lanchonetes, ou outros dependendo do nicho escolhido.
Escolha fornecedores que tenham uma boa variedade de produtos e que garantam a disponibilidade dos itens. Isso porque, se um cliente fizer um pedido em sua loja, você precisa atendê-lo da melhor forma possível. O ideal é optar por fornecedores localizados próximos à área de entrega, para reduzir o tempo de entrega e custos de transporte.
Ainda, você deve sempre buscar fornecedores dispostos a trabalhar de forma flexível e sejam bem avaliados por outros clientes.
Não é necessário ter uma licença especial para fazer dropshipping no iFood e vender sem estoque. No entanto, ao escolher um fornecedor, garanta que ele possui todos os alvarás de funcionamento e licenças sanitárias, como as da vigilância sanitária, para assegurar a qualidade e a conformidade dos produtos vendidos.
Lembre-se que você está vendendo alimentos para o cliente final e precisa garantir que eles sejam de alta qualidade e seguros.
Sim, para abrir uma loja no iFood é preciso ter um CNPJ ativo. Em algumas cidades, você pode abrir a loja como pessoa física, apenas com um CPF por até 12 meses para adaptação, após este período, o CNPJ será exigido.
Além disso, é possível vender no iFood sendo MEI (Microempreendedor Individual) para facilitar a abertura de sua loja.
As taxas para vender no iFood são a partir de 12% para pedidos no delivery e 6% para pedidos no marketplace. Elas variam conforme o plano escolhido e se a entrega será própria ou feita por parceiros do iFood. Além disso, em alguns casos, a plataforma cobra uma mensalidade a partir de R$ 110,00, que varia conforme o faturamento e plano escolhido.
Tipo de loja | Plano básico | Plano entrega |
Delivery Restaurantes | 12% + 3.2%para pedidos pagos via iFood | 23% + 3.2%para pedidos pagos via iFood |
Marketplace (Mercado, Pet e Farmácia) | 6% + 3.5% para pagamentos via iFood | 12% |
Marketplace (Shopping) | 12% + 3.5% para pagamentos via iFood | 14% |
É importante considerar esses custos ao precificar seus produtos no iFood.
Está procurando um modelo de negócios e se interessou pelo dropshipping? Você sabia que é possível fazer em diversos nichos de mercado? Confira também como fazer dropshipping com Alibaba e veja como vender produtos chineses sem precisar de estoque.
Sim, ao fazer o dropshipping de alimentos, você vende produtos que não possui fisicamente em estoque. Quando um cliente faz um pedido, você adquire o item de um fornecedor e o entrega ao cliente.
Você cria uma loja na plataforma sem precisar ter os produtos em estoque. Ao receber um pedido, compra o item de um fornecedor. A entrega pode ser feita por você, pelo fornecedor ou por meio do plano Entrega do iFood.
Escolha fornecedores confiáveis, que ofereçam produtos de qualidade e que estejam próximos à área de entrega para reduzir custos e tempo de entrega. Verifique também se eles possuem licenças sanitárias.
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