O que é preciso saber para viajar pela América do Sul?

Ao planejar uma viagem é comum colocarmos no topo da lista nossos destinos dos sonhos. países da Europa, ilhas paradisíacas na Ásia e até mesmo paraísos de compras como os Estados Unidos são alguns exemplos de destinos muito procurados pelos turistas. 

O que pouca gente sabe é que fazer uma viagem para países da América do Sul é uma ótima oportunidade de conhecer um lugar novo, gastar menos e ainda assim viver uma experiência inesquecível. 

A América do Sul tem paisagens incríveis e uma cultura riquíssima. A diversidade é outro ponto alto. Você pode escolher visitar praias com águas cristalinas, montanhas geladas e até cidades cosmopolitas.

Mas, antes de viajar pela América do Sul é fundamental fazer uma boa pesquisa prévia. Confira as dicas que elencamos a seguir e faça uma ótima viagem! 

Escolha do destino: para onde ir

O primeiro passo do seu planejamento de viagem consiste na escolha do destino. Na América do Sul, a principal característica é a diversidade. Confira alguns dos destinos favoritos dos viajantes de carteirinha. 

Machu Picchu – Peru

Machu Picchu, no Peru, é a cidade perdida dos Incas. Principal atração turística do país, ela é considerada Patrimônio Mundial pela Unesco e está repleta de paisagens incríveis e muita história.

Baños de Agua Santa – Equador

Baños de Água Santa está localizada na província de Tungurahua, e é um destino imperdível para quem deseja viver aventuras na natureza. Localizado às margens do rio Pastaza, na bacia do rio Amazonas, ele está cercado por três vulcões. Ela é um destino famoso pela La Casa del Arbol, uma bela casa na árvore onde fica “balanço do fim do mundo”.

Las Lajas – Colômbia

O santuário de Las Lajas era um local de culto e peregrinação e acabou virando um destino muito procurado por turistas. A basílica de pedra de 50 metros de altura fica localizada no cânion do rio Guaitara, e reúne a obra do homem com uma natureza rica em detalhes.

Ilhas Uros – Peru/Bolívia

As Ilhas Uros são ilhas artificiais sobre as águas do lago Titiaca. As Uros, erguidas à base de totoras, flutuam e transformam o lugar em um destino incrível para quem gosta de natureza. É um destino muito barato e uma excelente opção para quem deseja viver uma experiência nova em viagens pela América do Sul.

Magalhães – Chile

O Parque das Torres del Paine, localizado na região de Magalhães, ao sul da Patagônia chilena, reúne 242.000 hectares de área selvagem e muita natureza. Com geleiras, montanhas, lagos e belos campos é um destino de aventura imperdível.

Salar de Uyuni – Bolívia

O Salar de Uyuni, na Bolívia, tem uma área gigantesca e a planície fica junto ao cume das montanhas dos Andes, que está a 3.656 metros acima do nível do mar. No período entre dezembro e abril em que ocorrem as chuvas, ele forma um dos maiores espelhos do mundo, criando uma ilusão de ótica. Vale muito a pena conhecer!

Ushuaia – Argentina

A Patagônia Argentina é um destino conhecido de quem viaja pela América do Sul. Ushuaia está localizada em meio às últimas montanhas da Cordilheira dos Andes e é outra alternativa para quem curte frio, natureza e esportes de gelo.

Cabo Polonio – Uruguai

O balneário de Cabo Polonio é um destino para quem quer relaxar e se desligar do mundo. O acesso ao local é restrito, mas a paisagem compensa. 

El Calafate – Argentina

O vilarejo de El Calafate tem paisagens naturais inesquecíveis. Lá você pode conhecer o glaciar Perito Moreno, que é a maior geleira em extensão horizontal do mundo. 

Ilha de Páscoa – Chile

A Ilha de Páscoa, no Chile, é uma das ilhas mais visitadas do mundo. Considerada a mais remota ilha habitada de todo o planeta, ela guarda paisagens de tirar o fôlego, além de quase 900 estátuas gigantes de 30 metros de altura. 

Ilhas Galápagos – Equador

Se você gosta de natureza e aventura tem que conhecer as Ilhas Galápagos. Um lugar tranquilo, que conta com aproximadamente 100 habitantes e oferece belezas únicas da fauna e flora. Viaje e se surpreenda com os tubarões, tartarugas marinhas, pássaros e outras espécies que você não vai encontrar em nenhum outro lugar do mundo.

Cuidados com a saúde

Vacinação

Como você pode ver, há muitos destinos interessantes para conhecer na América do Sul, muitos deles de aventura. Por isso, depois de definir o local da sua viagem é hora de conferir as orientações para acesso ao destino. 

Em muitas regiões na América do Sul há grandes riscos de contaminação por doenças como a febre amarela. Neste caso, regiões como o Peru, Bolívia, Equador e Paraguai exigem a vacina. Confira na lista da Organização Mundial da Saúde quais destinos demandam a vacinação prévia.

Lembre-se que depois da vacina (que deve ser tomada pelo menos 10 dias antes da viagem) você deve providenciar o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia Contra Febre Amarela, que é emitido pela ANVISA.

Mal da altitude

O mal da altitude é um problema que atinge muitas pessoas. Ele pode estar acompanhado de sintomas como enjoo, dor de cabeça, sangramento nasal, dificuldade para dormir e, até mesmo, danos pulmonares que podem levar à óbito.

A dica é observar os sintomas e sempre fazer uma adaptação antes de começar a realizar atividades físicas que vão demandar muito esforço. Além disso, evite ingerir bebidas alcoólicas, tome bastante água e coma alimentos de fácil digestão. Em caso de muito desconforto, busque auxílio médico.

Atenção com a alimentação: contaminação e higiene

Alguns países não têm um padrão de higiene muito elevado, isso significa que você deve ter um cuidado extra na ingestão de alimentos e bebidas. Inclusive, até a água mineral, deve ser objeto de atenção, em alguns lugares é vendida água de torneira dentro de garrafas de água mineral. Você não quer passar por uma intoxicação durante a sua viagem, certo? Então tenha cuidado e previna-se.

Planejamento financeiro: viajar com dinheiro e cartão

Em alguns países da América do Sul, você pode se deparar com locais que não aceitam cartão de débito ou crédito. Por isso, é interessante pesquisar como funciona no destino escolhido, quais são os relatos de outros viajantes e quanto dinheiro em papel você precisa levar.

Vale destacar que alguns vilarejos sequer contam com bancos e caixas eletrônicos, por isso, planeje seus gastos e lembre de sempre ter dinheiro em mãos pois você pode precisar dele.

Documentos: o que você precisa saber

Além do certificado internacional de vacinação contra febre amarela, você deve levar um documento de identificação (passaporte ou RG). A identidade é aceita como documento de identificação em países como a Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai.

Fique atento à validade e ao estado de conservação do seu documento e sempre que possível, viaje com o seu passaporte. Também lembre de contratar um seguro de viagem. É importante pesquisar quais são os documentos exigidos no país de destino. Confira alguns deles:

Argentina e Chile

  • documento de identidade com expedição de até 10 anos ou passaporte.

Bolívia, Colômbia, Paraguai, Peru e Uruguai:

  • Documento de identidade com expedição de até 10 anos ou passaporte; e,
  • Certificado Internacional de Vacina Contra Febre Amarela emitido pela ANVISA;

Equador:

  • Passaporte original válido;
  • Certificado Internacional de Vacina Contra Febre Amarela emitido pela ANVISA; e,
  • Seguro Viagem obrigatório.

Guiana e Suriname:

  • Passaporte original válido;
  • Certificado Internacional de Vacina Contra Febre Amarela emitido pela ANVISA.

Como você pode ver, é possível viver muitas aventuras na América do Sul. Aproveite para começar a organizar a sua viagem e depois acesse nossas redes sociais para contar como foi a sua experiência.

Você gostou deste artigo e quer viajar pela América do Sul? Então, aproveite para conferir este artigo com dicas de viagem pela América do Sul no ano novo.

Resumindo

Como organizar uma viagem pela América do Sul?

Escolha o destino, pesquise a documentação necessária, verifique as particularidades do destino escolhido e fique atento ao planejamento financeiro.

Documentos: o que você precisa saber

Além do certificado internacional de vacinação contra febre amarela, você deve levar um documento de identificação (passaporte ou RG). A identidade é aceita como documento de identificação em países como a Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai.

Related posts

Calendário Bolsa Família 2024: confira as datas dos pagamentos de novembro

12 dicas para comprar passagem aérea barata

Dicas para fazer pós-graduação no exterior