Visto canadense para brasileiros: passo a passo para tirar o seu

O visto é obrigatório para brasileiros que planejam visitar ou morar no Canadá

O visto canadense para brasileiros é um requisito indispensável para quem planeja viajar para o Canadá, seja para visitar ou morar no país de maneira permanente. Por isso, reunimos aqui as principais informações sobre como solicitar esse visto, incluindo os requisitos, custos e documentos exigidos. Confira.

O que é o visto canadense para brasileiros?

O visto canadense para brasileiros é uma permissão concedida pelo governo do Canadá para que você possa viajar e permanecer legalmente no país de forma temporária ou permanente.

Essa autorização também é um comprovante de que o Consulado ou Embaixada do Canadá no Brasil considera que você é elegível e preenche os requisitos de entrada no país. Mas claro, os oficiais da alfândega ainda podem reavaliar a concessão do visto.

Ao responder às perguntas do Canadian Border Services Officer (BSO) honestamente, a sua entrada no país será liberada sem problemas. Caso contrário, se forem identificadas irregularidades, as autoridades podem pedir para que você volte ao país de origem, mesmo que tenha um visto do Canadá.

Por conta disso, é importante que você preste atenção de todas as informações apresentadas nos próximos tópicos para obter o seu visto e morar no Canadá legalmente.

Como tirar visto canadense para brasileiros?

O processo de solicitação de visto canadense para brasileiros é feito online no site do governo do Canadá e varia conforme o tipo de autorização que você precisa solicitar.

Listamos abaixo todas as etapas que você precisa seguir para conseguir a permissão para entrar legalmente no país:

1. Identifique seu tipo de visto

O primeiro passo para conseguir o visto canadense para brasileiros é identificar qual tipo de visto é ideal para o seu perfil e objetivos. Para isso, preencha o formulário de elegibilidade no site do governo do Canadá.

As suas respostas serão analisadas pelo próprio sistema, que indicará qual o melhor programa de imigração para você. Entre as informações solicitadas no formulário, destacam-se:

  • Nacionalidade;
  • Idade;
  • Domínio do idioma;
  • Membros da família;
  • Educação;
  • Experiência de trabalho;
  • Renda e/ou patrimônio;
  • Detalhes sobre oferta de emprego.

É importante lembrar que cada programa de imigração tem seus próprios requisitos de inscrição de elegibilidade. Caso você seja elegível, o sistema fornecerá uma lista detalhada de instruções que você deverá seguir para conseguir o visto canadense para brasileiros.

2. Receba os resultados

Após preencher e enviar o formulário de elegibilidade, o sistema pode emitir três diferentes resultados, são eles:

  • Você é elegível para o visto que solicitou;
  • Você é elegível para um tipo diferente de visto com o qual o sistema irá combiná-lo;
  • Você não é elegível para o visto.

Se você for elegível para o visto que solicitou ou para um tipo diferente de visto, o sistema solicitará que você insira um e-mail válido para enviar a lista de documentos necessários. Além disso, será enviado um código de referência.

Esse código informa ao sistema os dados que você forneceu no questionário e terá o tipo de visto que está sendo solicitado. 

3. Inicie o pedido do visto

Inicie o pedido do seu visto canadense para brasileiros online criando uma conta no site do governo do Canadá. Nessa etapa, você pode utilizar o seu código de referência para começar a solicitação para o visto para o qual foi considerado elegível.

Após inserir o código de referência, o próprio site exibirá a lista de documentos necessários para o seu pedido de visto canadense. Essa documentação deverá ser enviada na íntegra e corretamente para que você possa seguir para a próxima etapa.

4. Realize o agendamento

Assim que solicitar seu visto canadense para brasileiros, realize o agendamento para coletar sua biometria e tirar a foto no Centro de Solicitação de Visto. Ao fazer isso, você receberá um e-mail de confirmação e uma Carta de Requisição de Biometria (BIL).

Nessa carta, você encontra o número de referência da solicitação do visto e detalhes como data, horário e local onde a coleta será realizada. Caso não precise se submeter a biometria, basta aguardar a decisão do pedido do visto.

5. Efetue o pagamento das taxas

Ao completar sua solicitação de visto, você terá que efetuar o pagamento da taxa correspondente. Esse trâmite pode ser realizado online por meio do cartão de crédito ou débito válido.

Para saber o valor exato das taxas, basta fornecer as informações do seu pedido de visto no site do IRCC. Nele, você encontra todas as instruções para o pagamento das taxas, incluindo o valor.

6. Envie o seu passaporte

Caso o seu pedido de visto canadense para brasileiros seja aprovado, você receberá uma Carta de Requisição do Passaporte. Nela, você encontra todas as informações para submeter seu passaporte original ao Centro de Solicitação de Vistos.

Pronto! Após obter o visto canadense para brasileiros, você pode viajar para o Canadá legalmente. Lembrando que tanto o visto quanto outros documentos de identificação podem ser solicitados durante a sua viagem para o exterior.

Além de verificar o visto, as autoridades competentes podem fazer algumas perguntas sobre o motivo da sua ida para o Canadá. A autorização para a entrada no país será decidida com base nas suas respostas e na documentação apresentada.

Qual é a renda mínima para solicitar visto canadense?

A renda mínima para solicitar visto canadense é a partir de CAD 13.310. O valor, no entanto, varia com base no tipo de autorização requerida pelo estrangeiro, composição familiar, número de dependentes, entre outros critérios.

Na solicitação do visto, é preciso comprovar que você possui renda suficiente para morar no Canadá.

A seguir você encontra as comprovações de fundos exigidas para os principais tipos de visto canadense para brasileiros:

Visto de visitante

A quantidade de dinheiro que você precisará para pedir vistos de visitantes depende de quanto tempo você ficará. Também pode variar se você permanecerá em um hotel, na casa de amigos ou familiares.

Visto de estudo

Para obter o visto de estudo, também conhecido como Study Permit, você terá que provar que tem dinheiro suficiente para arcar com as seguintes despesas:

  • Mensalidades;
  • Despesas de subsistência para você e membros da sua família;
  • Transporte de retorno para você e membros da sua família.

Visto de trabalho

Esse visto canadense para brasileiros é concedido para quem consegue provar que tem dinheiro suficiente para cuidar de si e de seus familiares durante a sua estadia no Canadá. Aqui também devem ser incluídos os custos com transporte de retorno para o país de origem.

Visto de negócios

Para se inscrever, você precisa comprovar que possui dinheiro para sustentar a si mesmo e a seus dependentes após chegar ao Canadá. Nesse caso, o governo utiliza a seguinte tabela de preços como base para o cálculo:

Número de membros da famíliaFundos necessários
1CAD 13.310
2CAD 16.570
3CAD 20.371
4CAD 24.733
5CAD 28.052
6CAD 31.638
7CAD 35.224
Para cada membro adicional da famíliaCAD 3.586

Qual o valor do visto canadense em 2023? 

A taxa do visto canadense pode custar entre CAD 100 a CAD 150 por pessoa em 2023. Esse valor varia conforme o tipo de autorização solicitada e até a composição familiar de cada requerente. Veja abaixo os valores de algumas taxas. 

VistoPreço
Super VisaCAD 100
Visitor Visa – per family  (1 fee per family of 5 or more people)CAD 500
Study PermitCAD 150
Work PermitCAD 155

Quanto custa fazer o visto canadense? 

O custo para fazer o visto canadense gira em torno de CAD 240 por pessoa, se considerarmos apenas as taxas do visto e da biometria. Esse valor pode aumentar devido a algumas despesas extras como a tradução juramentada de documentos, emissão de passaportes e deslocamentos até os centros de solicitação do visto. 

Quais os tipos de visto canadense?

Existem 5 tipos diferentes de visto canadense para brasileiros que você pode solicitar: visto de visitante, visto de estudos, visto de trabalho, visto de negócios e visto de trânsito. Apresentaremos cada um deles nos próximos tópicos.

Visto canadense de visitante

O visto canadense de visitante, também chamado de visto de residente temporário, permite que brasileiros permaneçam no Canadá por um período determinado pelo Consulado Canadense ou pelos Border Services Officers (BSO). Esse tempo geralmente é de 6 meses e a permissão pode ser de entrada única ou múltipla.

O governo canadense oferece vistos para quem planeja ficar até 6 meses no país.

O visto de entrada única permite que você entre no Canadá apenas uma vez, permaneça por 6 meses e depois retorne ao seu país de origem. Já o de entrada múltipla, autoriza que você ingresse várias vezes em território canadense até que o visto expire.

Alguns tipos de vistos temporários canadenses são:

Visto de estudos

O visto de estudos é, na verdade, uma permissão para que estrangeiros estudem em instituições de ensino designadas no Canadá. Como esse documento sozinho não autoriza a entrada e permanência de brasileiros no país, talvez você precise de um visto de visitante ou uma autorização eletrônica de viagem (eTA).

A permissão de estudo é válida pela duração do seu programa de estudos, mais 90 dias extras. Esse período adicional é concedido para que os estudantes estrangeiros se preparem para deixar o Canadá ou solicitar a prorrogação da sua estadia no país.

O prazo que você pode permanecer no Canadá após concluir os estudos é estabelecida com base nos seguintes critérios:

  • Se você está fazendo cursos de pré-requisito;
  • Se sua permissão de estudo expirar antes do término dos seus estudos;
  • Se você terminar seus estudos antes da permissão expirar.

Visto de trabalho

A maioria dos estrangeiros precisa de uma autorização de trabalho para trabalhar no Canadá legalmente. Nesse caso, você pode escolher entre permissão de trabalho específica do empregador e permissão de trabalho aberta.

A permissão de trabalho específica do empregador autoriza que você trabalhe no Canadá para uma empresa específica durante o período e no local indicado na solicitação de visto de trabalho.

Por outro lado, a permissão de trabalho aberta concede que você trabalhe para qualquer empregador no Canadá, desde que o contratante não esteja na lista de empregadores que não cumpriram as condições.

Nessa categoria de visto também podem ser incluídos:

Visto de negócios

Para obter o visto de negócios para o Canadá, você precisa se inscrever no programa Start-up. Ele é destinado aos empreendedores imigrantes com habilidades e potencial para construir seu próprio negócio no país.

No entanto, para obter esse visto de negócios você precisa comprovar que a sua Start-up é inovadora, tem potencial para geração de emprego para canadenses e pode competir em escala global.

Além disso, também há outras exigências que devem ser atendidas para participar do programa Start-up, são elas:

  • Ter um negócio qualificado;
  • Obter uma carta de apoio de uma organização designada;
  • Cumprir com os requisitos de idioma;
  • Atender ao critério de fundos.

Visto de trânsito

Solicite o visto canadense se planeja ficar no país por até 48 horas.

O visto de trânsito permite que você transite por até 48h em um aeroporto canadense. Essa autorização é válida para até 2 entradas no país, dependendo dos seus planos de viagem, e deve ser solicitada nos seguintes casos:

  • Voo internacional com escala em um aeroporto canadense a caminho de outro país;
  • Conexão entre 2 voos internacionais em um aeroporto canadense;
  • Se você transitará pelo Canadá em 48h ou menos;
  • Não tem visto de visitante válido.

Além disso, também existe a possibilidade de solicitar uma Autorização Eletrônica de Viagem  ou Electronic Travel Authorization (eTA), um requisito de entrada para estrangeiros isentos de visto que viajam para o Canadá por via aérea.

Essa autorização é vinculada eletronicamente ao seu passaporte e válida por até 5 anos ou até o vencimento do documento. Através dela, você pode viajar para o Canadá quantas vezes quiser e ficar durante um curto período, normalmente por até 6 meses em cada entrada.

Quais os documentos necessários para tirar o visto canadense?

Os documentos para tirar o visto canadense para brasileiros variam conforme o tipo de autorização. Confira abaixo quais são os mais comuns exigidos pelo governo canadense. 

  • Comprovante da taxa de pagamento do visto; 
  • Cópia do passaporte válido;
  • 2 fotografias com nome e data de nascimento no verso;
  • Cópia de comprovante financeiro;
  • Certificado de aceitação em instituição de ensino canadense, solicitado para visto de estudo; 
  • Contrato de trabalho, solicitado para visto de trabalho;
  • Declaração de autorização de viagem para menores de idade;
  • Carta convite de seu filho ou neto residente no Canadá como residente permanente ou cidadão canadense, solicitado para o visto Super Visa; 
  • Exames médicos. 

Agora você já sabe quais são os tipos e como solicitar os vistos para morar, estudar ou trabalhar no Canadá. Acesse o site do governo e descubra qual o visto canadense para brasileiros é o ideal para suas necessidades, veja os requisitos e dê entrada no processo.

Também conte com a Remessa Online para converter seus reais em dólares canadenses e enviar dinheiro para o exterior com facilidade. 

Perguntas frequentes

O que é o visto canadense para brasileiros?

É uma autorização concedida pelo governo do Canadá para que estrangeiros possam ficar legalmente no país. Essa permissão pode ser de caráter temporário ou permanente.

Como tirar visto canadense para brasileiros?

O processo para tirar visto canadense para brasileiros pode ser realizado online pelo site do governo do Canadá e varia conforme o tipo de autorização. Em geral, basta seguir o passo a passo abaixo para conseguir o visto:
Identifique o seu tipo de visto;
Receba o resultado;
Inicie o pedido do visto;
Realize o agendamento;
Efetue o pagamento das taxas;
Envie seu passaporte.

Qual a renda mínima para solicitar visto canadense?

A renda mínima para solicitar visto canadense para brasileiros é de CAD 13.310. Porém, esse valor pode mudar dependendo do tipo de visto que você for aplicar, assim como do número de dependentes e outros critérios.

Related posts

Lei do farol: saiba quais são as regras e o que mudou

Dólar hoje (10/01): moeda sobe com IPCA acima da meta e dados fortes de emprego nos EUA

Corinthians Copinha: onde assistir ao jogo contra o Santo André